Município de Reguengos lança Call for Artists

O Município de Reguengos de Monsaraz lançou uma Call for Artists para o concurso ARCHI’Nature 2021, que tem como objetivo a criação de uma instalação artística no Centro Náutico de Monsaraz, junto ao Lago Alqueva. Podem candidatar-se arquitetos, arquitetos paisagistas, artistas, profissionais das artes, associações artísticas e estudantes de arquitetura, belas artes, design, artes aplicadas, desenho urbano e paisagismo, sozinhos ou em equipa.

As candidaturas terão de ser efetuadas no site da autarquia (www.cm-reguengos-monsaraz.pt) até 30 de maio, segue-se a análise pelo júri do concurso e a divulgação do projeto vencedor no dia 7 de junho, que receberá um prémio de 1.500 euros. Os projetos vão ser avaliados pelo enquadramento no local, estética e materiais utilizados, estando prevista a inauguração da instalação artística vencedora entre os dias 18 e 22 de agosto.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este concurso faz parte da iniciativa ARCHI’Nature, integrada no projeto Erasmus +, da Comissão Europeia. Durante dois anos, de março de 2021 a fevereiro de 2023, vão ser criadas obras de arte sobre o Lago Alqueva, promovendo uma dinâmica cultural que vai envolver a comunidade escolar e os cidadãos.

Esta iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de trabalhos artísticos e instalações temporárias, através de uma aproximação participativa que inclua a valorização da riqueza ambiental. Para além do Lago Alqueva, integram este projeto os lagos Iseo (Itália), Annecy (França), Kerkini (Grécia) e Aiguebelette (França).

[/shc_shortcode]

Filme Nomadland estreia em Elvas

O filme “Nomadland” estreia esta sexta-feira, dia 14, pelas 20.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Linda May, Swankie e Bob Wells, verdadeiros nómadas, são os mentores e companheiros de Fern, na sua viagem pelas vastas paisagens do oeste americano.

Os bilhetes estão à venda uma hora antes da sessão na bilheteira do Auditório ou em ticketline.pt.

Movimento Independente por Estremoz lançou nova página na internet

O MiETZ – Movimento Independente por Estremoz lançou ontem, feriado municipal de Estremoz, a sua nova página na internet, em www.mietz.pt.

Nesta página pretende-se dar a conhecer o Movimento, os seus candidatos nas próximas eleições autárquicas, a obra realizada, durante os mandatos que preside à Câmara Municipal de Estremoz, e onde, todos os munícipes poderão interagir com o MiETZ, partilhando as suas opiniões e ideias ou fazer sugestões para a freguesia onde reside ou para o concelho, que poderão ser incluídas no nosso programa eleitoral.

No site também serão divulgadas, entre outras coisas, as notícias publicadas sobre o MiETZ nos diversos órgãos de comunicação social.

Elvas mantém-se com quatro casos ativos de Covid-19

Elvas não regista, esta sexta-feira, 14 de maio, novos casos de infeção por Covid-19, mantendo-se com quatro casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram reportados, no concelho, 1371 casos positivos, dos quais 1339 já recuperaram.

Da doença, em Elvas, morreram 28 pessoas.

Peixe do Rio dinamiza concelho de Alandroal

A Mostra Gastronómica do Peixe do Rio está de regresso ao concelho de Alandroal, entre os dias 14 e 30 deste mês.

A iniciativa vai decorrer “em moldes diferentes do habitual, não existindo a componente de feira”. De acordo com o presidente da câmara, João Grilo, o evento “volta ao modelo em que trabalhou durante muitos anos e que também teve sucesso que é funcionar, sobretudo, nos restaurantes”.

A Mostra do Peixe do Rio vai contar, além da vertente da restauração, com iniciativas a decorrer online: “destaque para o congresso das cozinhas do rio, onde vamos ter vários chefes convidados. Vamos convidar também os restaurantes locais a gravarem alguns apontamentos sobre a sua oferta gastronómica”.

João Grilo revela que a economia do concelho tem estado a reagir bem ao desconfinamento e já se nota o desenvolvimento do turismo: “ a expetativa era muito grande. Já podemos ver pessoas a circular e alguma procura turística. O mais importante agora é mantermos todos os cuidados e irmos desconfinando progressivamente”.

Divulgar um dos pontos fortes da gastronomia típica do concelho, o peixe do rio, é um dos objetivos da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio.

Nuno Mocinha: recandidatura surge para “terminar o projeto”

Tal como noticiámos anteriormente, Nuno Mocinha é candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Elvas.

O facto de ser “elvense e gostar do concelho e da cidade foi um dos fatores que me levaram a recandidatar. O projeto ainda não está terminado e, por isso, faz todo o sentido. Sendo que temos de ter consciência que me estou a recandidatar ao último mandato possível em termos legais”, garantiu esta sexta-feira, dia 14, em entrevista na Rádio ELVAS.

Quanto aos restantes elementos da lista, o candidato garante que, “em momento oportuno, serão conhecidos os candidatos. As listas ainda não estão terminadas e só o que foi confirmado pela Concelhia de Elvas foi o candidato à presidência da câmara”.

Nuno Mocinha em entrevista na Rádio ELVAS onde falou sobre a sua recandidatura e balanço do mandato. Veja o vídeo aqui:

Alentejo tem mais 29 casos de Covid

A região Alentejo regista, hoje, sexta-feira, dia 14, mais 29 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 29.952 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: nove casos na sexta-feira 7 de maio; 23 casos no sábado 8 de maio; quatro casos no domingo 9 de maio; nove casos na segunda-feira 10 de maio; 12 casos na terça 11 de maio; 24 casos na quarta-feira 12 de maio; 19 casos na quinta 13 de maio; e 29 casos na sexta-feira 14 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Don Kapa apresenta novos temas no Festival da Junventude

Don Kapa anima esta quarta e penúltima noite do Festival da Juventude e Académico de Elvas.

Carlos Castanho, de nome artístico Don Kapa afirma que nesta noite o seu espetáculo conta com dois artistas convidados e o reportório tem músicas mais antigas e outras mais recentes, assumindo que é bom voltar aos palcos, ainda que sem público e de forma online. “É sempre um prazer voltar a fazer aquilo que mais gosto que é cantar”, quanto aos artistas convidados revela que são “o DUI MC, da zona de Rio de Moinhos, e Gustavo da mesma zona, e irei apresentar alguns novos temas”, nomeadamente o tema “Liberdade”, lançado no 25 de abril, “e outros já conhecidos”.

O artista enaltece ainda o facto de este Festival ser composto por artistas locais, apelando à população para que assistam aos concertos de todos os artistas, a seu ver, “com grande potencial”. Don Kapa afirma que “é sempre bons termos trabalho, principalmente quando a nossa Câmara se lembra de nós, artistas locais, e até porque não só nós artistas, mas toda a cultura precisa de apoio”.

O início dos espetáculos está marcado para as 22 horas sendo transmitidos através das três plataformas digitais do Município de Elvas: YouTube, Facebook e Instagram.

Pagar por fases dívidas à Segurança Social na rubrica da DECO

Entrou em vigor, no passado dia 8 de abril, um regime excecional de pagamento faseado de dívidas à Segurança Social. Essas dívidas, contudo, não podem ter chegado ainda a tribunal.

“As entidades contribuintes que tenham dívidas de contribuições, cotizações ou juros de mora, relativos a contribuições ou cotizações à Segurança Social, podem requerer o respetivo pagamento em prestações, se a sua dívida por regularizar não se encontre em fase judicial e quando o acordo abranja a totalidade da contribuição ou das cotizações”, explica Maria Inês Alvarenga, jurista na delegação de Évora da Associação para a Defesa do Consumidor, na edição desta semana da rubrica da DECO.

A jurista revela ainda que, para poder solicitar este pagamento faseado, os interessados podem fazê-lo diretamente no site da Segurança Social Direta. “Tem lá o próprio link, que permite às pessoas acederem a este requerimento e dar início ao gozo deste benefício”, adianta.

O pagamento da dívida pode ser autorizado, no máximo, de seis prestações mensais, podendo ser alargado até 12 meses, quando o valor total da dívida abranja um valor superior a 3.060 euros.

Campo Maior sem novos casos Covid

O concelho de Campo Maior não regista esta sexta-feira, dia 14, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com sete casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados, em Campo Maior 649 casos de infeção, dos quais 631 recuperaram e onze pessoas perderam a vida, devido à infeção pelo novo coronavírus.

Feira da Família online com atividades para todos

O CLDS 4G de Elvas organiza, hoje e amanhã (sexta-feira e sábado), a edição online da Feira da Família. Este era um evento programado para decorrer de forma presencial mas que, devido à pandemia, teve de ser readaptado.

Sara Ferreira, coordenadora do CLDS 4G de Elvas, explica que “o evento iria contar com a representação de diversas entidades do concelho que intervêm nesta área, com o intuito de promovermos atividades que pudessem ser desenvolvidas entre pais e filhos. Tendo em conta o contexto de pandemia, decidimos fazer tudo mas online”.

Nos dois dias, vão decorrer não só palestras mas também algumas atividades relacionadas com os afetos e algumas problemáticas das crianças: “lançámos um desafio às famílias, que tem a ver com a importância dos afetos, devido sobretudo a esta questão da pandemia, em que os laços e o contacto físico está bastante limitado. Nesse sentido, queremos passar às famílias a mensagem que os laços podem na mesma ser estabelecidos, mesmo sem estarmos todos juntos”.

De acordo com Sara Ferreira, todos os interessados podem participar. No entanto, “é necessária uma inscrição, gratuita, apenas para uma melhor gestão da atividade”.

A Feira da Família online decorre hoje e sábado, dias 14 e 15, sendo que o Dia da Família assinala-se amanhã, dia 15 de maio.

Funerária Rente no “Retoma da Economia”

A Funerária Rente está localizada na Rua da Feira, em Elvas, desde 1977, altura em que o fundador, Mário Rente, instalou a empresa neste local.

Neste momento são os filhos de Mário Rente os sócios-gerentes da empresa, sendo que também uma terceira geração já trabalha no negócio.

Quanto ao nível de serviços prestados, Sérgio Rente, funcionário da empresa explica que são realizados funerais, trasladações, cremações, venda de artigos religiosos, de arte sacra, e é também fornecido ao cliente o contacto dos fornecedores de mármore e pedras.

Sérgio Rente considera que quem procura os serviços da Funerária Rente “não são nossos clientes, são nossos amigos, temos feito um bom trabalho, e há solidariedade nos momentos difíceis, que se vivem na situação lutuosa”.

“As pessoas procuram pelo apoio e amizade e nós tentamos que as pessoas tenham um luto mais amenizado, sintam que tem alguém com quem podem contar nestes momentos”, refere ainda Sérgio Rente.

A Funerária Rente está em destaque no programa de hoje “Retoma da Economia”, um programa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Pode ouvir a entrevista completa a Sérgio Rente aqui:

Piloto campomaiorense Domingos Santos no Baja TT em Beja

O piloto campomaiorense Domingos Santos vai participar, este fim-de-semana, dias 15 e 16, na Baja TT Montes Alentejanos, que decorre em Beja.

Apesar de afirmar que não teve muito tempo para se preparar para a prova, porque “ainda não sabia ao certo quais as datas da prova”, Domingos Santos diz que, “os treinos não foram muitos”, mas que, “como sempre, vai dar o melhor” de si, porque “a vontade que tem é a de competir”.

A prova vai ter quatro troços de 80 quilómetros, dois no sábado e outros dois no domingo, para além do prólogo que decorre hoje, para ver a ordem de partida, o que considera positivo, porque como não vai estar como gostaria, a nível físico, “há tempo para descansar, entre as etapas”.

Domingos Santos adianta que o regresso ao campeonato é, para si, “muito bom”, recordando que no ano passado só fez quatro provas. É com a mota da marca portuguesa AJP, do modelo SPR 510 R, que ainda não está no mercado, que Domingos Santos participa este fim de semana nesta competição. O piloto assume que vai “tentar fazer o melhor possível, e este regresso ao campeonato acaba por ser motivante”.

Nuno Mocinha em entrevista na Rádio ELVAS

Nuno Mocinha, que foi confirmado pelas estruturas concelhia e distrital como candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Elvas, está hoje, sexta-feira, dia 14, na Rádio ELVAS, para uma entrevista conduzida por António Ferreira Góis.

Os objetivos da sua candidatura e o balanço do trabalho desenvolvido serão alguns dos aspetos abordados com o atual autarca da cidade, que se candidata ao que, por lei, será o seu último mandato consecutivo.

A entrevista, em direto, está marcada para as 12.15 horas, na Rádio ELVAS.

Portugal a viver em “crédito ambiental” até final do ano

Os portugueses consumiram, até ao dia de ontem, 13 de maio, todos os recursos que permitiram viver de forma sustentável este ano, pelo que, de acordo com a associação ambientalista ZERO, Portugal está agora a viver a “crédito ambiental”.

“Se cada pessoa no Planeta vivesse como uma pessoa média portuguesa, a humanidade exigiria mais de 2 planetas para sustentar as suas necessidades de recursos. Tal implicaria que a área produtiva disponível para regenerar recursos e absorver resíduos a nível mundial esgotar-se-ia no dia 13 de maio, treze dias mais cedo do que em 2020, cuja data foi a 25 de maio”, revela a associação. “A partir daí seria necessário começar a usar recursos naturais que só deveriam ser utilizados a partir de 1 de janeiro de 2022”, lê-se ainda em comunicado no site da ZERO.

A associação esclarece que os cálculos realizados “não espelham de forma clara as implicações da pandemia” na pegada ecológica de Portugal, uma vez que têm em conta dados de vários anos. Ainda assim, alerta a ZERO, “na ausência de alterações estruturais, não é expectável que a pandemia venha a ter um reflexo duradouro na pegada ecológica do nosso país”.

Deficitário, há vários anos, na sua capacidade para fornecer os recursos naturais necessários às atividades desenvolvidas, Portugal tem vindo a aumentar a “dívida ambiental”. Como tal, a ZERO considera que o país tem uma oportunidade única de aproveitar o Programa de Recuperação e Resiliência, a par com fundos de apoio europeus, para implementar transformações que possam contribuir para que possamos viver com bem-estar, respeitando os limites do planeta”.

“Tranquiliza” lançam álbum e atuam no Festival da Juventude

Os Tranquiliza apresentam-se esta sexta-feira, dia 14 de maio, pela primeira vez ao público, no mesmo dia em que lançam o seu primeiro disco de originais.

Esta primeira aparição do grupo elvense acontece no Festival da Juventude e Académico de Elvas, que decorre, desde terça-feira, através das redes sociais da Câmara Municipal.

Os trabalhos para a gravação deste primeiro trabalho discográfico, intitulado “Não”, tiveram início em janeiro do ano passado, sendo que os temas são todos cantados em português. “O projeto é de originais e é muito à base de indie, indie rock e indie pop”, revela o vocalista da banda, Márcio Caranhola.

“Acho que vai ser bom apresentar uma coisa nova e inovadora”, diz ainda, sobre o facto de se apresentarem ao público, esta noite, com este projeto musical nascido, recentemente, em Elvas. “A fase que estamos a passar brevemente vai passar e, assim que possível, vamos estar nos palcos”, remata.

Integram a banda, para além de Márcio Caranhola, João Brinquete (baixo), João Carriço (bateria), Nuno Pires (guitarra e sopros) e Vlad (teclas).

Antes da atuação dos Tranquiliza, é Don Kapa quem anima esta quarta e penúltima noite do Festival da Juventude e Académico de Elvas. O início dos espetáculos está marcado para as 22 horas, sendo transmitidos através das três plataformas digitais do Município de Elvas: YouTube, Facebook e Instagram.