Rastreio de saúde visual infantil percorre centros de saúde

No âmbito da prevenção da Saúde Visual Infantil, o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central vai dar início a mais um rastreio de saúde visual infantil, este ano direcionado paras as crianças nascidas em 2019 e que estejam inscritas nos Centros de Saúde do referido agrupamento de centros de saúde.

“Este programa de rastreio baseia-se num exame simples aos olhos da criança, que permite detetar precocemente alterações da visão”, como nos referiu Maria Franco, enfermeira especialista em saúde infantil e pediatria e responsável pelo rastreio.

“O rastreio é realizado por um técnico e consiste num exame de foto-rastreio aos olhos da criança. O resultado segue para o hospital de Évora e se acusar algum problema é chamado para consulta de oftalmologia”.

“Este rastreio deveria realizar-se aos dois e quatro anos. No entanto, devido à falta de recursos do Agrupamento de Centros de Saúde, o mesmo aconteça apenas aos dois anos. Não temos capacidade nem resposta de consultas para que seja feito aos quatro anos. No entanto, é nossa intenção, não sabemos se ainda este ano, que o rastreio seja feito também nessa idade”, de acordo com a enfermeira Maria Franco

Este rastreio teve início no dia três deste mês. Esta segunda-feira, dia 10, realiza-se no Centro de Saúde de Vila Viçosa e amanhã em Borba.