AFP promove futsal e futebol junto dos militares da GNR

Por reconhecer o papel fundamental da Guarda Nacional Republicana (GNR) na sociedade portuguesa, bem como a importância do Centro de Formação para a Cidade de Portalegre e o Alto Alentejo, a Direcção da Associação de Futebol de Portalegre aproveitou as comemorações do 110º aniversário da GNR para entregar bolas de futebol e futsal no Centro de Formação de Portalegre.

Com esta entrega simbólica, que se realizou no Convento de São Bernardo, e contou com a presença do Comandante Interino do Centro de Formação, o Tenente-Coronel Pedro Ribeiro, e ainda de Daniel Pina e Álvaro Grilo, da Direcção da Associação de Futebol de Portalegre, procurou-se estreitar laços entre estas duas instituições seculares, bem como reforçar a promoção das modalidades junto dos militares da GNR.

Elvas sem novos casos Covid esta terça-feira

O concelho de Elvas não regista esta terça-feira, dia 4, novos casos de Covid-19, mantendo apenas dois casos ativos.

Elvas conta com 1369 casos confirmados desde o início da pandemia. Destes, 1339 já recuperaram, e 28 pessoas morreram devido à infeção pelo novo coronavírus.

Workshop online sobre direito do trabalho esta quarta-feira

A Fábrica do Empreendedor, em Elvas, promove este mês de maio, mais um ciclo de workshops online, gratuitos.

O primeiro workshop deste mês está relacionado com o direito do trabalho, e decorre esta quarta-feira, dia 5, entre as 18 e 19.30 horas. As inscrições podem ser feitas através do email seagency.org/inscrições.

O Desmarca-te é um ciclo formativo gratuito de workshops da Fábrica do Empreendedor, que  pretende  capacitar  os  participantes,  promover o desenvolvimento de competências pessoais e comportamentais que facilitem a inserção em mercado de trabalho, a aquisição de competências que tornem os participantes parte ativa na construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto de vida profissional.

O ciclo está estruturado em três eixos: emprego, empreendedorismo e competências transversais.

Alentejo regista seis novos casos de Covid-19

A região Alentejo regista, hoje, terça-feira, dia 4, mais seis casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 29.801 infetados e 970 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 28 casos na terça 27 de abril; dois casos na quarta-feira 28 de abril; nove casos na quinta 29 de abril; dez casos na sexta-feira 30 de abril; 15 casos no sábado 1 de maio; cinco casos no domingo 2 de maio; zero casos na segunda-feira 3 de maio; e seis casos na terça 4 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Covid-19: menos internados em hospitais mas mais quatro óbitos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 258 novos casos de infeção. De ontem para hoje, há quatro óbitos a registar e 777 pessoas recuperam da doença.

Os quatro óbitos foram verificados três em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e um no Norte. Dos 258 novos casos, salientam-se 128 no Norte, 65 em LVT, 24 no Centro e 17 nos Açores.

Esta terça-feira, dia 4 de maio, 296 doentes estão internados (menos 26 que ontem), dos quais 87 em unidades de cuidados intensivos (menos três de ontem para hoje). O número de csos ativos baixou: são 22.833, menos 523 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.981 mortes, 837.715 casos de infeção e 797.901doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 353 casos na terça 27 de abril; 572 casos na quarta-feira 28 de abril; 470 casos casos na quinta 29 de abril; 460 casos na sexta-feira 30 de abril; 454 no sábado 1 de maio; 330 casos no domingo 2 de maio; 180 casos na segunda-feira 3 de maio; e 258 casos na terça 4 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Monte Selvagem já recebe visitantes aos fins de semana à tarde

Foi no início do mês passado, na segunda fase do desconfinamento, que o Monte Selvagem, em Lavre, pôde reabrir ao público, depois de um período difícil e conturbado, devido à pandemia.

Ainda assim, algumas ajudas acabaram por surgir, como doações financeiras e de alimentos, incluindo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que quis apadrinhar uma nova espécie do parque.

“Manter o parque” e “cumprir com todas as obrigações, com fornecedores e funcionários”, contudo, não tem sido tarefa fácil, garante a diretora do parque, Ana Paula Santos, adiantando que, mesmo assim, ninguém foi despedido. “Tivemos a sorte que alguns funcionários, também com a pandemia, abraçaram outros projetos. A equipa ficou mais reduzida e diminuímos um bocadinho os custos”, explica. “Tivemos ainda alguma compra antecipada de bilhetes, por parte dos visitantes”, acrescenta.

Tratar bem dos animais e do parque, durante o período em que estiveram de portas fechadas, foi a principal preocupação da equipa, sendo que os clientes, por esta altura, já começam a procurar o Monte Selvagem, que conta com o selo Clean & Safe, atribuído pelo Turismo de Portugal. “As pessoas têm de usar máscara nos nossos equipamentos, na loja, nas casas de banhos, no bar, mas quando andam na natureza, nos seus núcleos familiares, podem tirar”, explica Ana Paula Santos.

No decorrer deste mês de maio, Ana Paula Santos espera que as “coisas se componham”, sendo que, desde o início de abril que, apesar dos visitantes já terem começado a aparecer, “as pessoas ainda estão tímidas”.

Até aqui, e devido às restrições, o Monte Selvagem, aos fins de semana, só podia funcionar até às 13 horas. A partir deste sábado, dia 8 de maio já irá estar aberto até às 17 horas. “Vamos funcionar das 10 às 17 horas. Somos uma equipa bastante pequena e não estamos a conseguir ter os turnos para abrir até mais tarde”, justifica a diretora do Monte Selvagem.

Ao todo, o Monte Selvagem alberga mais de 300 animais de 70 espécies.

Pré-Lançamento do Novo Nissan Qashqai em Elvas (c/fotos e vídeo)

O pré-Lançamento do Novo Nissan Qashqai decorre hoje e amanhã, na Nissan Boutigest em Elvas, o concessionário escolhido para este pré lançamento.

Patrícia Perdigão, secretária comercial na Nissan Boutigest em Elvas afirma que “o primeiro dia está a superar a expetativas”, está a correr bem, tentámos fazer algo mais dinâmico para os nossos clientes e novos clientes, a quem é dirigido o convite para conhecerem este novo modelo do Qashqai.

Tem havido muita curiosidade acerca deste novo modelo que “é a gasolina e mild híbrido, havendo já abertura por parte das pessoas a receber propostas, e com certeza que vai fazer parte do futuro, e o futuro está aqui”, diz Patrícia Perdigão.

Para além de toda a tecnologia que a Nissan tem vindo a implementar, neste novo Qashqai, uma das características é o facto de “o banco se ajustar automaticamente à altura da pessoa, sendo ainda uma versão première edition, mais personalizada e equipada”.

O novo Nissan Qashqai vai estar disponível para venda entre junho e julho na Nissan Boutigest. Entre hoje e amanhã, terça e quarta-feira quem quiser pode dirigir-se às instalações da Nissan Boutigest, em Elvas, e conhecer este novo modelo.

PSP detém suspeito de violência doméstica e apreende arsenal de armas

Após três dias consecutivos de buscas, a Divisão Policial de Elvas logrou finalmente intercetar e deter o homem que, na passada sexta, dia 30 de abril, ao final da tarde, numa das artérias daquela mesma cidade, terá atropelado e agredido a sua ex-companheira, colocando-se, de imediato, em fuga para parte incerta.

Após notícia, recebida por volta das 22:00 horas do citado dia 30 de abril, de que uma mulher havia sido alvo de atropelamento e agressões, quando caminhava com os seus dois filhos menores pela rua, os meios policiais foram imediatamente acionados para o local.

Aí chegados, apuraram que se tratava de mais um caso de violência doméstica, uma vez que o suspeito das agressões – um homem de 48 anos de idade, natural de e residente em Elvas, que se havia, entretanto, colocado em fuga e deixado a vítima prostrada no solo – era o seu ex-companheiro e pai das duas crianças menores que a acompanhavam.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Depois de acionados os meios de emergência médica e transportada a vítima e os seus dois filhos para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde recebeu tratamento, desenvolveram-se não só as necessárias ações de recolha de prova, como se montou, de imediato, um forte dispositivo de busca para tentar localizar e deter o suspeito, o que veio finalmente a acontecer no dia de ontem, 3 de maio, pelas 15 horas horas, numa das artérias da cidade.

Resultante de diligências efetuadas após a sua detenção, foi possível apreender ao suspeito diversas armas de fogo, e não só, que se encontravam na sua residência: um petardo; uma pistola semi-automática de calibre 6.35mm; duas pistolas de alarme de calibre 8mm, uma das quais transformada para uso de munição real de calibre 6.35mm; uma pistola de ar comprimido de calibre 4.5mm; duas armas longas de ar comprimido de calibre 4.5mm; 25 cartuchos de calibre 12ga; 66 munições de calibre 6.35mm; 21 munições de calibre .22lr; dois bastões, um dos quais extensível; 15 facas, cinco das quais de abertura automática; uma faca de remate; dois punhais; quatro espadas e quatro sabres.

O detido, que não possui qualquer licença para uso e porte de arma, pernoitou em cela de detenção e será presente a primeiro interrogatório judicial hoje, dia 4 de maio, para eventual aplicação de medidas de coação.

[/shc_shortcode]

GNR e Universidade de Évora assinam protocolo de colaboração

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Universidade de Évora (UÉ), assinaram hoje, dia 4 de maio, um protocolo que visa a associação daquela instituição de Ensino Superior ao projeto GUARD & GUIDE.

Estiveram presentes na cerimónia a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, a Diretora da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e o Comandante do Comando Territorial de Évora, Coronel Joaquim Vivas.

Campo Maior mantém situação epidemiológica

O concelho de Campo Maior não regista esta terça-feira, dia 4, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que a situação epidemiológica se mantém.

Assim, está apenas um caso ativo, dos 642 confirmados desde o início da pandemia.

GNR de Portalegre regista 130 infrações de trânsito

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 26 de abril a 2 de maio, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Neste período registaram-se oito detenções, sendo sete por condução sem habilitação legal e um por violência doméstica.

No que diz respeito à fiscalização rodoviária, foram detetadas 130 infrações, sendo 83 por excesso de velocidade; dez relativas a iluminação e sinalização e cinco por falta de inspeção periódica obrigatória.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Dos 14 acidentes rodoviários registados resultaram quatro feridos leves e um ferido grave.

A GNR efetuou cinco autos de contraordenação relativo à proteção da natureza e do ambiente; 161 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 222 idosos; 114 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 140 comerciantes e 90 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 537 pessoas da comunidade escolar.

[/shc_shortcode]

Escola Básica de Vila Boim assinalou Dia Mundial da Dança”

A Escola Básica de Vila Boim comemorou no dia 29 de abril de 2021 o “Dia Mundial da Dança”.

Com este evento, o objetivo foi proporcionar às crianças e jovens e a toda a comunidade escolar uma atividade de bem-estar.

A este evento associaram-se as comemorações do mês de Prevenção dos Maus-tratos Infantis, representado pela cor azul.

Lojas Novex no Retoma da Economia

A empresa Novex Lda. está em Elvas desde 1978. Criada por Abel Cortes, o seu irmão e a sua mulher, a Novex abriu inicialmente no nº 2 do Arco da Praça. Atualmente, tem já três lojas no Centro Histórico de Elvas.

Na edição de hoje do programa Retoma da Economia, Abel Cortes apresenta esta empresa que se destina à venda de toda a gama de têxteis para o lar, desde jogos de cama a jogos de banho, passando por toalhas de mesa e pijamas.

A Novex emprega atualmente nove pessoas, divididas pelas três lojas situadas entre a Rua de Olivença e a Rua da Carreira.

As três lojas passaram por um período de encerramento de quase três meses, devido à pandemia. “As coleções tiveram que ser alteradas e o stock acaba por ficar acumulado nas lojas. Até a receção da coleção de verão fica condicionada porque vai acabar por chegar mais tarde”, referiu-nos Abel Cortes que se mostra bastante receoso quanto aos “próximos tempos”.

O programa “Retoma da Economia” conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e pode ser ouvido na íntegra, aqui:

“Trabalhadores na linha da frente” em exposição em Campo Maior

O Europe Direct do Alto Alentejo tem patente no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, a exposição de fotografias “Trabalhadores de toda a Europa na linha da frente da pandemia”.

Esta é uma exposição de homenagem a todos aqueles que, em tempos de pandemia, têm assegurado as suas funções, para impedir que nada falte à população, em toda a Europa. “Muitos trabalhadores continuaram a fazer o seu serviço, para assegurar que nós continuássemos a ter o mínimo de qualidade de vida, que não nos faltassem em casa mercearias, que os nossos cuidados de saúde se mantivessem, e nesta fase, então, com uma intensidade ainda maior, mas também as farmácias, várias outras instituições que tiveram de continuar abertas, para que nós continuássemos a ter uma vida minimamente normal”, lembra Ana Pereira, do Centro Europe Direct do Alto Alentejo.

Nesta exposição, avança a técnica do centro de informação do Politécnico de Portalegre, estão retratados trabalhadores, das mais diversas áreas, de toda a Europa. “São fotografias de motoristas de autocarros, polícias, bombeiros, as próprias trabalhadoras das limpeza, de toda a Europa, onde se incluem alguns trabalhadores de Portugal”, adianta Ana Pereira.

Com a mostra, procura-se sensibilizar os jovens de Campo Maior “para o trabalho que estas pessoas tiveram e continuam a ter, e ao mesmo tempo dar-lhes alguma consciência de que o trabalho destas pessoas deve ser respeitando, fazendo também nós a nossa parte, cumprindo as regras que nos são transmitidas diariamente”.

A mostra está patente no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, sendo que ainda não há previsões de quando a mesma poderá chegar a outras localidades. “Neste momento, ainda não estamos a arriscar nem datas, nem locais”, remata Ana Pereira.