Excelente vitória do Santa Teresa sobre o Eibar (2-0)

O Civitas Santa Teresa Badajoz conseguiu uma excelente vitória sobre o SD Eibar neste domingo no IDM El Vivero, em jogo da 27ª jornada do campeonato na Primeira Divisão Espanhola de Futebol Feminino.

As jogadoras da equipa de Badajoz saltaram para o relvado com a camisola de apoio a Raquel Ayuso, que teve o joelho esquerdo operado na semana passada.

Ambas as equipas entraram fortes nos primeiros instantes do encontro, mas foi o Santa Teresa quem abriu o marcador aos 12 minutos com um golo de María Neira, que rematou para a baliza após um cabeceamento de Amanda Visco para a trave.

Neira marcou o primeiro golo do jogo e o segundo por sua conta até agora nesta temporada, esteve muito ativa ao longo da partida tanto no campo defensivo quanto no ofensivo.

O jogo continuou seu curso e as pacenses estavam confortáveis ​​em campo. Aos 20 minutos, surgiu a primeira chance das visitantes, com um remate de Thembi à trave. A seis minutos do final do primeiro tempo, Belén chutou e a guarda-redes defendeu em duas partes.

Aos 41 minutos Belén quase conseguiu ampliar o marcador com um remate que saiu aolado, chegando ao intervalo com 1-0 no placar.

Assim que o jogo foi reiniciado, a atacante oliventina quase voltou a marcar num cruzamento da esquerda de Estefa, em que Belén não acertou na bola.

A equipa estava à sua procura do golo da tranquilidade e aos 57 minutos Mireya García encontrou-o com um remate perfeito por cima da guarda-redes, ultrapassando-o com um remate de primeira para fazer o 2-0 no marcador e alargar a diferença.

Com este resultado o Civitas Santa Teresa Badajoz conseguiu somar três novos pontos a faltar apenas sete jogos para finalizar a temporada, e na próxima semana visitará a Real Sociedad em San Sebastián.

Civitas Santa Teresa Badajoz: Yoli, Rovirola, Nayadet, Estefa (83’), Belén, Mireya, Nerea Pérez (Verdaguer 87’), Neira, Mellado (Lordemann 75’), Visco e Zafra.

SD Eibar: Mieres, Aizpurua, Esteve, Rodríguez, Morera (Adule 64’), Yonei (Ruth 64’), Kgatlana, Aparicio, Cardozo (Matlou 46’), Elorza (Altonga 46’) e López.

Golos: Neira 1-0 (12’) y Mireya 2-0 (57’)

Árbitra: Elena Contreras Patiño (Comité Madrileño). Mostrou amarelo às visitantes Jujuba (12’), Elorza (14’), Jimena (34’), Morera (47’), Kgatlana (70’) e Altonga (93’); e às locais Estefa (33’), Nerea (68’), Neira (73’), Nayadet (77’) e Mireya (88’).

Rappers alentejanos lançam tema “Liberdade” neste 25 de abril

Os rappers alentejanos Dui MC, natural de Rio de Moinhos e o rapper Don Kapa, oriundo de Elvas, lançaram este domingo, dia 25, o tema “Liberdade”.

Trata-se de um tema comemorativo do dia 25 de abril. Este single conta com produção do produtor de Estremoz Yvng Pitt, captação, mix & master do elvense Madrak, guitarra portuguesa a cargo do reconhecido guitarrista Ricardo Gordo, vídeo por Negatif, fotografia por r3x97 e Beatriz Lopes e a modelo Vika Manziuk.

Em apenas uma hora este single contou com mais de mil visualizações e soma dezenas de partilhas, é o segundo som em um mês de Dui MC, que lançou o 3.º single deste ano, somando a “Desculpa” e a “Aquecimento (Freestyle).

Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso assinala Dia da Mãe

A Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, em Elvas, comemora o Dia da Mãe, não com a tradicional caminhada e o seu convívio, mas sim com a oferta da t-shirt alusiva à data.

José Laço, presidente da junta de freguesia, refere que “a entrega das camisolas vai ser feita durante o mês de Maio, por parte da junta, para que se cumpram todas regras de segurança”.

Os residentes na freguesia podem fazer a sua inscrição até ao próximo dia 29 às 12 horas, através do e-mail geral@jf-assuncaoassi.pt ou do telefone 268 639 565.

Na inscrição, deve constar a indicação do nome, morada, contacto telefónico e tamanho pretendido.

Onde tudo se faz flor é marca turística de Campo Maior para o mundo

“Onde tudo se faz flor” é o nome da marca turística que apresenta Campo Maior ao mundo e que foi apresentada este domingo, dia 25, no Espaço.arte.

A marca representa uma flor de papel de Campo Maior, onde cabem outras quatro flores: flor histórica, relacionada com a história da vila; flor cultural, que retrata aquilo que é a cultura campomaiorense; flor natural, relacionada por exemplo com espaços náuticos e paisagem natural que existe, como o birdwatchig; e a flor religiosa, relacionada com a primeira santa portuguesa, Santa Beatriz da Silva, que nasceu em Campo Maior, bem como com outros espaços religiosos de Campo Maior, como a Capela dos Ossos e a Igreja Matriz.

A marca foi desenvolvida pela campomaiorense Cláudia Gaminha, juntamente com a sua equipa, em paralelo com o município. João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior, enaltece que “esta marca está intrinsecamente relacionada com as Festas do Povo de Campo Maior e com a arte maior da vila, a arte de fazer flores de papel”, e adianta que Cláudia desenvolveu “um trabalho muito feliz” e que a marca tem “umas cores alegres e que representam os campomaiorenses, o seu povo e também as cores do Alentejo”.

Simultaneamente, foi lançado também o website dedicado a promover o turismo da vila, e com esta nova marca: www.campomaior.pt. e toda uma sinalética pela vila, que indica os vários pontos turísticos de Campo Maior. Esta foi um a rampa de lançamento para o potencial turístico de Campo Maior, mas também que os campomaiorenses se revejam nesta mesma marca”, diz o presidente.

Paralelamente à apresentação da marca turística de Campo Maior, foi também inaugurado o Posto de Turismo, que temporariamente irá ficar localizado no Espaço.arte, até que as obras de requalificação na Escola da Fonte Nova estejam concluídas. “Quem visita Campo Maior vai passar por este Posto de Turismo e, a partir daqui, idealizar o trajeto e percurso para visitar o concelho”, afirma João Muacho.

Criador da Delta Cafés, o comendador Rui Nabeiro, destacando que ele também criou uma marca e “que continua viva”, enaltece o trabalho realizado por Cláudia Gaminha e afirma que, ao desenvolver a marca de Campo Maior, “conseguiu introduzir as cores de uma forma que encanta; por isso, Campo Maior está de parabéns e a nossa região está de parabéns, porque realmente esta marca vai nos olhos das pessoas e marca tem força, dinâmica, cor e chama”, remata o Comendador Rui Nabeiro.

“Onde tudo se faz flor,” a marca turística de Campo Maior que foi hoje apresentada.

Feira Nacional de Agricultura em junho em Santarém

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) anunciou a realização da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo – FNA 21 – em formato físico reduzido a cinco dias, entre 9 e 13 de junho, em Santarém.

Esta decisão enquadra-se no atual plano de desconfinamento e vem dar resposta à expetativa dos expositores, patrocinadores e população em geral, a quem o CNEMA agradece o apoio e a aposta constante neste evento e na tão esperada 21ª edição da FNA.

O CNEMA faz questão de sublinhar o seu “redobrado empenho no cumprimento das regras de segurança delineadas pela Direção-Geral da Saúde, ficando responsável pela implementação de todas as condições que permitam a realização de um evento onde participantes e visitantes possam circular com tranquilidade, confiantes e seguros”.

A FNA estará presente, pela primeira vez, numa dupla dimensão: “o formato digital será uma extensão natural do evento presencial, indo ao encontro dos entusiastas no ciberespaço. Aqui, o visitante irá percorrer virtualmente o recinto e descobrir os expositores que marcam presença na edição deste ano. Poderá ainda visualizar e interagir em iniciativas com temáticas diversificadas apresentadas por especialistas do sector, em webinars, apresentações ou masterclasses e assistir aos espetáculos dos artistas convidados”.

25 de abril assinalado de forma simbólica em Campo Maior (c/fotos e vídeo)

As comemorações dos 47 anos do 25 de abril de 1974, em Campo Maior, este domingo, decorreram de forma simbólica, na Praça da República, com o hastear das bandeiras, no edifício da Câmara Municipal, ao som da Banda 1º de Dezembro de Campo Maior.

Para o comendador Rui Nabeiro, “esta foi uma manifestação bonita e não devemos deixar manchar este dia, e é chato olharmos e vermos que há quem queira derrubar o 25 de abril, na verdade precisa de ser mais certinho e arrumado, e devemos que estar atentos a quem está carente, e é o dever de todos”. O comendador Rui Nabeiro refere que apesar da pandemia, em Campo Maior sempre assinalaram o dia e “devemos fazer deste dia, uma dia para acreditar”.

Apesar da pandemia e de não ter havido arruada, o momento foi assinalado por parte do município, e o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, afirma que este “foi um momento bonito e para recordar e que ficará na retina de todos aqueles que assistiram”. O presidente deseja ainda que “a liberdade, a democracia e a fraternidade continuem a ser elementos principais do povo e Estado português”.

Pedro Murcela, presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, afirma que é um homem de abril, uma vez que era militar em Santarém e continuará a ser, lembrando que “passados 47 anos da Revolução dos Cravos, devemos continuar a preservar a liberdade e os direitos dos cidadãos, por isso é que esta data é muito importante, porque nos deu a liberdade, garantias e direitos e continua a ser importante”, esperando que o povo português “reconheça que o 25 de abril tem valores que nos beneficiam a todos, por isso devemos defendê-lo acerrimamente”.

Os 47 anos do 25 de abril de 1974 foram assinalados este domingo, na Praça da República de Campo Maior ao som da Banda 1º de Dezembro.

 

Estremadura espanhola com mais 66 casos Covid e um óbito

A Estremadura espanhola regista este domingo, dia 25, mais 66 casos de Covid-19, e um óbito.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.751 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 134 doentes, num total acumulado de 71.623 altas.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 83 pessoas, 15 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Mais 51 casos de Covid no Alentejo

O Alentejo regista, este domingo, dia 25, mais 51 casos de infeção por Covid-19. É o valor mais alto desde o passado dia 12.

Nas últimas 24 horas, à semelhança do que se tem verificado nas últimas semanas, não há vítimas mortais, associadas à doença, a registar na região.

Desde a chegada da Covid-19 ao Alentejo, foram registados 29.277 casos de infeção e 970 óbitos.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: cinco casos no domingo 18 de abril; nove casos na segunda-feira 19 de abril; 41 casos na terça 20 de abril; 16 casos na quarta-feira 21 de abril; 30 casos na quinta 22 de abril; sete casos na sexta-feira 23 de abril; nove casos no sábado 24 de abril; e 51 casos no domingo 25 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Campo Maior mantém situação epidemiológica

O concelho de Campo Maior não regista este domingo, dia 25 de abril, novos casos de Covid-19, pelo que continua sem qualquer caso ativo de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 641 casos, sendo que 630 recuperaram.

No concelho, não resistiram à doença 11 pessoas.

Câmara de Montemor celebra Abril com a população

Hortênsia Menino, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Hoje é dia 25 de Abril. Foi há 47 anos que o Movimento das Forças Armadas levou a cabo um golpe de Estado, com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por Salazar e Caetano, que durou quase cinco décadas.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo tem vindo a assinalar esta importante data na viragem da história do país, sendo que, para além das tradicionais iniciativas promovidas neste dia, tem vindo a organizar e a promover um conjunto de atividades, a pensar em todas as faixas etárias.

Para as crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, tal como revela a presidente do município, Hortênsia Menino, a câmara decidiu editar a segunda edição do livro “Zé Pedro descobre a Constituição da Republica Portuguesa”. Esta, nas palavras da autarca, é “uma forma de promover a Leitura e simultaneamente a educação para os valores da liberdade e da democracia que celebramos neste mês de abril”.

Desde o início do mês, a autarquia tem ainda desenvolvido um outro conjunto de atividades, muitas delas online, como é o caso das sessões sobre a “Evocação da libertação dos presos políticos” e as “Memórias da Guerra em Tempos de Paz”.

Também hoje, à semelhança do que aconteceu ontem, dia 24, e acontecerá no próximo dia 1 de maio, a autarquia disponiliza som de linha, tanto na cidade, como nas freguesias. Os edifícios e espaços públicos de Montemor-o-Novo encontram-se também com decoração aluvisa a esta data.

Têm vindo também a ser desenvolvidas atividades no âmbito do projeto “Lembrar Abril”, um programa desenvolvido com as turmas do 4º ano do 1º Ciclo, pela União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.

Art Jazz Festival em Elvas quinta, sexta e sábado

A 6ª edição do Art Jazz Festival, vai decorrer de 29 de abril a 1 de maio, no Cineteatro Municipal de Elvas, a partir das 21.30 horas.

Na quinta-feira, dia 29, Miguel Braga e Nanã Sousa Dias apresentam Hotel Muzika; já na sexta-feira, o Quinteto Jazz de Lisboa apresenta Saudade, um tributo a Carlos do Carmo; e no sábado, dia 1 de maio, há o espetáculo de Hammond Project de Carlos Araújo & Luís Ruvina, com a presença de Manuel Santiesteban, e convidado Paulo de Carvalho

O Art Jazz Festival é uma organização da Câmara Municipal de Elvas, com produção e direção de Jorge Goes.

Apesar das entradas serem gratuitas, os bilhetes devem ser recolhidos no Posto de Turismo da Praça da República ou uma hora antes do espetáculo, no Cineteatro Municipal de Elvas.

Tiago Salgueiro vence prémio Literário Hispano-Luso José António de Saravia

O escritor calipolense Tiago Salgueiro venceu a edição deste ano do Certame Literário Hispano-Luso José António de Saravia.

Os prémios foram apresentados na passada sexta-feira, dia 23, numa cerimónia pública que decorreu on-line, devido à pandemia, e que teve início às 21 horas.

Esta iniciativa é organizada pelo Ayuntamiento de Villanueva del Fresno (Badajoz) e contou este ano com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Montemor tem mais um caso de infeção por Covid-19

O concelho de Montemor-o-Novo regista mais um caso de infeção por Covid-19, de acordo com informação do departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Estão agora dois casos ativos, em Montemor, sendo a informação referente à passada quinta-feira, dia 22 de abril.

Desde o início da pandemia, Montemor registou 1044 casos de infeção, dos quais 979 já foram dados como recuperados. Não resistiram à doença, no concelho, 63 pessoas.