Um ferido grave em despiste de mota em Montemor

Foto arquivo

Um despiste de mota originou um ferido grave, esta tarde em Ciborro, freguesia do concelho de Montemor-o-Novo.

Este acidente verificou-se perto do Monte do Barrocal e, conforme apurámos junto do CDOS de Évora, cerca das 16.30 horas, mobilizando cerca de 20 operacionais entre os Bombeiros Voluntários de Montemor,  ambulância e helicóptero do INEM e a GNR que tomou conta da ocorrência.

Parque Verde inaugurado em Degolados (c/fotos)

O Parque Verde, em Degolados, foi inaugurado esta tarde de sábado, dia 24.

Um espaço verde, amplo e que conta com jogos tracionais da malha e petanca, e ainda um circuito de água, onde a população pôde, desde logo, começar a explorar e a usufruir do mesmo.

Depois do ato da inauguração, Florival Cirilo revelou que “este é um espaço do qual a população pode usufruir e que dignifica Degolados”, considerando que tentaram pensar num espaço, “logo à entrada de Degolados, verdadeiramente importante e útil à freguesia”, convidando todos aqueles que queiram, a visitar este espaço. Este é um local que permite que “as tradições e costumes não se percam” e Florival Cirilo apela a “que preservem o espaço, que é de todos e para todos”.

O comendador Rui Nabeiro relembra que desde em que foi presidente da Câmara, uma altura em que Degolados tinha poucas condições, sempre houve o objetivo de que esta freguesia fosse sinalizada para que viesse a ser o que é hoje. O comendador enaltece a iniciativa do presidente da Junta, para tornar este espaço, na Zona Verde de Degolados, revelando que “aqui está a tradição e a possibilidade das pessoas usufruírem da modernidade, sem nunca esquecer as origens”.

O município de Campo Maior foi um parceiro ativo neste projeto, e para João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior, “o que interessa é que as pessoas saibam preservar o espaço e usufruir, do mesmo”, classificando-o como “um espaço bonito, agradável e aprazível”.

Espaço.arte já inaugurado em Campo Maior (c/fotos)

Espaço. arte assim se chama o espaço inaugurado esta tarde de sábado, dia 24, em Campo Maior, localizado na Antiga Escola da Avenida.

Com duas salas de exposição o Espaço.arte abriu com duas exposições: “Mestre Júlio”, composta por obras do pintor Júlio Ferreira, e “Coleção do Município de Campo Maior – Espólio da Associação de Artes Plásticas de Campo Maior.

A diretora Regional da Cultura no Alentejo, Ana Paula Amendoeira, inaugurou este espaço, e enaltece que “disponibiliza à fruição pública um conjunto de artes plásticas da Associação de Campo Maior, sendo que este é um caso feliz, porque o município investiu neste edifício escolar, que está muito bem recuperado por parte do município, e permite disponibilizar ao público o espólio doado pela Associação de Artes Plásticas de Campo Maior. “Este acervo contempla nomes maiores das artes portugueses e de renome internacional, sendo uma mais valia par este espaço, mas também para o Alentejo e para o país”.

Ana Paula Amendoeira adianta ainda que o facto de o governo ter criado a Rede de Arte Contemporânea, assume especial relevância no Alentejo, uma vez que com a abertura deste espaço, “simbolicamente inaugurado nas comemorações do 25 de abril, devemos ligar a comemoração da cultura à liberdade e as artes à liberdade, sendo por isso um binómio muito feliz”.

Depois de uma breve visita às obras em exposição, foi descerrada a placa, no ato de inauguração do espaço.arte. O Comendador Rui Nabeiro, referiu que vê a inauguração deste espaço “com muita alegria e satisfação” e classifica-o como “agradável”. O comendador Rui Nabeiro considera o espaço está bem localizado no coração da vila. Pelo que explica que, “o que temos que fazer é dar qualidade de vida às pessoas a nível social e cultural. “Estou encantado e dou os parabéns e todos”. “Campo Maior fica agora mais forte”, revela.

Este foi um projeto que teve início quando Ricardo Pinheiro era ainda presidente da Câmara de Campo Maior. O Atual secretário de Estado do Planeamento refere aos microfones da Rádio ELVAS que se sente “de consciência tranquila e sente-se bem pela forma como o município está a ser gerido”, e acima de tudo “pelo facto de nos últimos anos, a Associação de Artes plásticas se ter dedicado à arte”. “Neste momento fico satisfeito que tenha existido um reconhecimento a todos os membros desta associação, pelo promoção da arte através de Campo Maior, para o Mundo, revela ainda Ricardo Pinheiro.

“Um espaço onde cabe todo o tipo de artes performativa, desde as plásticas, à escultura”, é como João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior classifica este espaço. Aproveitando para agradecer à Associação, aos fundadores, pela cedência do espólio ao município. “É um marco importante para Campo Maior, enaltecendo a presença da diretora regional da cultura”.

Já Pedro Murcela, presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior explica que, “Campo Maior não é uma terra qualquer, porque em tudo o que faz põe sempre a sua paixão, empenho e dedicação, dando aos campomaiorenses e todos os que os visitam um espaço maravilhoso, algo que o interior precisa, e localidades como esta, precisam de ser valorizadas através da cultura”.

Esta é também uma forma de “reinventar e reviver a história e agradecer aos antepassados o que fizeram por nós”, refere Pedro Murcela, relativamente aos vários espaços que vão ser inaugurados na vila, também apensar no turismo.

O espaço vai estar aberto ao público amanhã entre as 15 e as 20 horas e de terça a domingo entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas.

Sport Clube Borbense realiza recolha de sangue

O Sport Clube Borbense, no âmbito das comemorações dos seus 76 anos, organiza amanhã, domingo, dia 25, uma recolha de sangue nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Borba.

A iniciativa decorre entre as 9 e as 13 horas.

Mora festeja 25 de abril com fogo de artifício nas freguesias

Os 47 anos do 25 de abril de 1974 têm vindo a ser celebrado em Mora, sendo que, na noite deste sábado, 24 de abril, a Câmara Municipal pede à população para que, por volta da meia-noite, a partir das janelas de suas casas, cante o tema mais icónico e marcante da Revolução dos Cravos – “Grândola Vila Morena” – ao mesmo tempo em que, em todas as freguesias do concelho, se realiza um espetáculo pirotécnico.

Para amanhã, está previsto o hastear das bandeiras, pela manhã, na Câmara Municipal de Mora e em todas as juntas de freguesia, depois de uma alvorada com foguetes, a partir das 9 horas.

A partir das 15 horas, decorre a iniciativa “Eu Estive Lá”, que conta com transmissão em direto na página de facebook do município. Participam nesta tertúlia sobre o 25 de abril António Vitorino, João Saraiva, Joaquim Matos e António Catarino.

Entretanto, e no âmbito destas comemorações, a Câmara de Mora tem patente, ao público, no Centro Cultural de Cabeção, até dia 30, a exposição “Haver ao Sul”, de Luís Matty, promovendo ainda a uma exposição itinerante sobre o Cartão Municipal do Idoso, até final de maio.

Elvas sem novos casos Covid há 15 dias

O concelho de Elvas volta a não registar, neste sábado, dia 24, novos casos de infeção por Covid-19, mantendo-se com três casos ativos.

Desde o passado dia 10, nos últimos 15 dias, Elvas registou sempre zero casos diários de novos casos.

Dos 1367 casos registados, desde o início da pandemia, no concelho, 1336 pessoas já recuperaram. Morreram 28 pessoas em Elvas, vítimas desta doença.

Reguengos celebra 25 de abril com “a devida contenção”

Reguengos de Monsaraz celebra amanhã o 25 de abril, durante a manhã, com diversas iniciativas, incluindo um espetáculo de tributo à canção de intervenção, assim como com uma sessão solene da Assembleia Municipal.

Estas atividades, garante o presidente da Câmara, José Calixto, vão acontecer com “a devida contenção” e o cumprimento de todas regras de segurança necessárias. “Vamos ter todo o respeito pelo momento pandémica que vivemos, até que a tão almejada imunidade de grupo possa estar atingida”, adianta.

Pelas 8.30 horas serão lançados 25 morteiros. Meia-hora mais tarde, decorre a tradicional cerimónia do içar das bandeiras na Câmara Municipal. Pelas 9.30 horas realiza-se a cerimónia do Dia do Combatente e do 103º Aniversário da Batalha de La Lys para homenagem aos soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial, no Largo dos Combatentes.

Às 10 horas tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa do 47º Aniversário do 25 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A partir das 11 horas, decorre o espetáculo “Tributo à Canção de Intervenção”, com Joana Godinho, Tiago Sequeira, Vasco Ramalho, Daniela Pinhel, Hélio Ramalho, Samuel Santos, Manuel Sérgio, José Manuel Farinha e Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, na Praça da Liberdade.

Portugal tem mais 567 casos Covid e duas mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, duas mortes, associadas à Covid-19 e 567 novos casos de infeção.

As duas mortes tiveram lugar no Norte e em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Mais de três quartos (77%) dos 567 novos casos aconteceram em duas regiões: 220 (39%) em LVT e 215 (38%) no Norte.

De ontem para hoje, 626 pessoas recuperam da doença. O número de casos ativos é de 24.628, menos 61 que ontem. Este sábado, dia 24 de abril, 342 doentes estão internados (menos 42 que ontem), dos quais 98 em unidades de cuidados intensivos (UCI), o mesmo número que ontem. O número de hospitalizados é o mais baixo desde 4 de setembro, há 232 dias.

Em território nacional e desde o início da pandemia, foram registados 833.964 casos de infeção, 16.959 mortes e 792.377 pessoas recuperaram da doença.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 649 casos no sábado 17 de abril; 441 no domingo 18 de abril; 220 casos na segunda-feira dia 19; 424 casos na terça 20 de abril; 610 casos na quarta-feira 21 de abril; 636 casos na quinta 22 de abril; 506 casos na sexta-feira 23 de abril; e 567 casos no sábado 24 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Grupo Dona Zefinha leva cante alentejano ao Alandroal

Os Dona Zefinha, um grupo de cante alentejano constituído por três jovens, atua este sábado, dia 24, no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal, no âmbito da programação cultural “Alandroal ConVida – Cultura em Casa”.

O espetáculo está marcado para as 21.30 horas e pode ser acompanhado através da página de Facebook da Câmara Municipal de Alandroal.

40 crianças no básquete do CEN é um dia feliz, diz José Caldes

O Clube Elvense de Natação (CEN) realizou, esta manhã de sábado, dia 24, um evento de captação de atletas de basquetebol, uma modalidade que está de regresso ao clube.

Na iniciativa, que decorreu no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, na Fonte Nova, compareceram cerca de 40 crianças, entre os seis e dez anos.

“Hoje é um dia muito feliz para o clube”, diz José Caldes presidente da Direção do CEN, por ver a quantidade de crianças que compareceram neste treino. “Estamos a recuperar uma secção que já fez parte da história do clube, estou muito feliz, o clube está feliz, estamos orgulhosos de ver aqui 40 crianças a praticar desporto, que são os protagonistas”.

José Caldes adianta que “este é o caminho, é o que queremos para o clube, revitalizar o clube, e em cada secção haver a sua escola”, sendo este um objetivo do CEN, é por isso, para si “um orgulho enorme, ver as crianças aqui felizes”. Estre treino “superou a expectativas”, uma vez que, tendo em conta a pandemia.

O diretor da secção de basquetebol é Bruno Dias, Gonçalo Piçarra é o responsável, dentro da Direção, e a nível técnico a modalidade conta com Ricardo Rondão, Tiago Oliveira, Inês Aragão e Pedro Sereno, entre outros, que trabalham em “prol das crianças”, adiantou José Caldes, aproveitando para deixar “uma palavra de apreço”.

A partir de segunda-feira, os atletas começam já a treinar, refere o presidente do CEN, entre as 17.30 horas e as 20 horas, com horários definidos para cada equipa, não havendo ainda competição, mas para já vão prepara-se para a próxima época.

José Sargaço, presidente da Associação de Basquetebol do Alentejo, recorda que “Elvas sempre teve bons jogadores de basquetebol”, sendo a reativação da modalidade algo que para si era “uma batalha”, e “em boa hora começámos a trabalhar”, neste sentido.

“É com muita uma alegria”, ver este treino de captação com muitas crianças, principalmente numa altura de pandemia como esta, revela José Sargaço. Neste momento há apenas quatro equipas seniores no distrito a participar na modalidade do basquetebol.

O presidente da Associação de Basquetebol do Alentejo tem esperança que “Elvas vai singrar novamente e vai ser um clube a respeitar, ao nível desta modalidade, no Alentejo”.

Para Tiago Afonso, vereador na Câmara de Elvas, “é uma alegria ver tantas crianças a disfrutar de uma modalidade como esta”, e a Câmara apoia esta iniciativa, “dentro das suas competências e estratégia para o desporto”.

Clube Elvense de Natação que, depois de reativar a modalidade de basquetebol no clube, realizou esta manhã um evento de captação de novos atletas, para esta secção, onde compareceram 40 crianças.

Percurso Pedonal da Serra D’Ossa inaugurado este domingo

O Percurso Pedonal da Serra D’Ossa, no concelho de Redondo, é inaugurado este domingo, dia 25 de abril, pelas 11 horas, junto à Igreja de Nossa Senhora do Monte Virgem.

O percurso conta com cerca de 7,7 quilómetros, resultando de um investimento municipal que ronda os 300 mil euros.

Com esta nova infraestrutura, o Município de Redondo pretende levar os visitantes, e não só, à descoberta dos patrimónios natural, paisagístico e histórico e da fauna e flora.

Campo Maior mantém-se sem casos ativos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista este sábado, dia 24, novos casos de Covid-19, pelo que continua sem qualquer caso ativo de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 641 casos, sendo que 630 recuperaram.

No concelho, não resistiram à doença 11 pessoas.

Comunistas consideram “urgente mais e melhores transportes públicos no distrito”

O 12º Congresso da JCP (Juventude Comunista Portuguesa) vai decorrer nos dias 15 e 16 de maio no Ateneu Artístico Vilafranquese, em Vila Franca de Xira, e é construído num amplo processo de discussão dos problemas da juventude portuguesa, aponta as linhas para a ação da JCP para os próximo anos bem como para o desenvolvimento da luta juvenil.

A Organização Regional de Portalegre (ORP) da JCP prepara e constrói o 12º Congresso como parte integrante das mil lutas no caminho de Abril. Mil lutas, para melhorar condições de vida para os jovens de Portalegre.

Neste quadro, a ORP realizou uma pintura de um mural na cidade de Portalegre para “realçar a necessidade de concretizar o direito à mobilidade que é essencial a todos, assegurando uma rede de transportes públicos regular, de qualidade, acessível a todos e que de resposta as necessidades e aspirações jovens do distrito”.

A ORP, em comunicado refere que “o distrito de Portalegre confronta-se com graves problemas económicos e sociais”. “Uma realidade que a pandemia veio expor e agravar, mas que não pode ser dissociada de décadas de desinvestimento, de abandono do distrito e, em particular, das políticas de direita promovidas pelos sucessivos governos do PS, PSD e CDS que tiveram agravantes na falta de investimento e responsabilização da rede transportes públicos que continua marcada pelos interesses dos grupos económicos do sector às necessidades das populações e em políticas de transportes públicas que não corresponde inteiramente as necessidades e aspirações da juventude do distrito. Rotas e estruturas que foram abandonadas, insuficiência nos transportes que corresponda as necessidades dos estudantes, particularmente dos estudantes do Instituto Político de Portalegre, que frequentemente se veem sem horários e carreiras compatíveis com os seus horários escolares”.

A organização considera que “não é possível aceitar a continuação e o adensar, no Distrito de Portalegre, do isolamento e demais acessibilidades nos transportes. É necessário mais e melhores transportes públicos que sirvam realmente as necessidades dos jovens, dos trabalhadores e da população do distrito”.

Nuno Madruga é candidato PS à UF de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão

Nuno Madruga é o candidato à União de Freguesias (UF) de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão, pelo Partido Socialista (PS) de Estremoz.

Nuno Madruga tem 40 anos, é casado e reside em São Bento do Cortiço; exerce a profissão arquiteto paisagista desde 2005 e, em 2001 deu início à sua atividade política, passando a integrar as listas do PS Estremoz às eleições autárquicas em São Bento do Cortiço. Em 2017 integrou a lista do PS Estremoz às eleições autárquicas para a Câmara Municipal, onde neste momento desempenha a função de vereador sem pelouros.

Em comunicado, o candidato afirma que se apresenta a estas eleições “integrando um projeto global para o concelho, um projeto para todos, sem exceções. Um projeto que valoriza as pessoas. Encaro este desafio, liderando um grupo de cidadãos, que acredita que a proximidade aos fregueses, assente na responsabilidade, na competência e na equidade, devem ser a base do trabalho que permita responder a um território dinâmico, funcional e eficiente. É pelas pessoas que nos comprometemos a trabalhar, por um apoio mais próximo às instituições da nossa união de freguesias, pela melhoria dos serviços básicos de apoio ao freguês, pela promoção de melhores condições nos nossos espaços públicos e de convívio social.”

A apresentação de Nuno Madruga contou com o testemunho de José Daniel Sádio, candidato à Câmara Municipal e presidente da concelhia do Partido Socialista de Estremoz, que reconhece em Nuno Madruga “capacidade de trabalho, resiliência e proatividade”, motivos que o “levam a merecer a sua total confiança desde o primeiro momento”.

Espaço.Arte e Zona Verde de Degolados inaugurados este sábado

O município de Campo Maior vai assinalar o 25 de abril com algumas iniciativas, durante este fim-de-semana.

João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior relembra a importância do 25 de abril para todos os portugueses. “Esta é uma data que jamais deve ser esquecida, porque representa a conquista da liberdade e democracia que foi marcante para o crescimento Portugal e dos portugueses, e teve um reflexo no poder local democrático”.

Assim, hoje, sábado, dia 24, às 15 horas “vai ser inaugurado o Espaço.Arte, e duas exposições que vão estar patentes ao público”, que resulta da requalificação da Antiga Escola da Avenida

Este é um espaço que fazia falta a Campo Maior e “assume-se como um espaço moderno para receber exposições nas mais diversas áreas o que será um polo dinamizador desta área e da zona”, revela o presidente da Câmara de Campo Maior.

Simultaneamente serão ainda inauguradas as exposições “Mestre Júlio”, composta por obras do pintor Júlio Ferreira, e “Coleção do Município de Campo Maior – Espólio da Associação de Artes Plásticas de Campo Maior”, que estarão patentes ao público até ao próximo mês de agosto.

O Espaço. Arte resulta de um investimento de 300 mil euros, comparticipados pelo Alentejo 2020.

Também hoje, e uma hora depois da inauguração do Espaço. Arte, ou seja, às 16 horas é inaugurada a Zona de Lazer e Atividades Desportivas, em Degolados.

Florival Cirilo, presidente da Junta de Freguesia, explica que no âmbito Comemorações do Dia 25 de abril, não haverá nenhum tipo de comemoração, na freguesia, a não ser esta inauguração, como forma de assinalar o dia. “Esta é uma data “que para nós e para a população em geral é uma data simbólica que representa a democracia, e marcou a história de todos os portugueses, mas a junta de freguesia não vai realizar nenhum evento, uma vez que ainda existem limitações devido à pandemia. Mas a inauguração do projeto da Zona de Lazer de Degolados está marcada para o dia 24”, para assinalar o Dia da Liberdade.

Município de Campo Maior que inaugura hoje o Espaço. Arte e a Zona de Lazer e Atividades desportivas de Degolados, no âmbito das comemorações do 25 de abril.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 26 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

Já o segundo prémio, no valor de 136 mil euros vai ser entregue a cinco apostadores, um dos quais com aposta registada em Portugal. O terceiro prémio, de 17 mil euros vai para nove apostadores, um deles com aposta registada em território nacional.

O quarto prémio de 730 euros vai para 68 apostadores, dez dos quais com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 03 – 14 – 15 – 19 – 29 e pelas estrelas 02 e 08.

CEN procura atletas para a secção de basquetebol

O Clube Elvense de Natação realiza hoje um evento de captação de atletas de basquetebol, uma vez que a modalidade está de regresso ao clube.

“Esta foi uma modalidade vencedora no clube e a atual direção decidiu retomá-la apostando nas escolinhas”, como nos referiu José Caldes, presidente do CEN.

O evento de captação de novos atletas, para a secção de basquetebol do CEN, está marcado para as 9.45 horas de hoje, no Pavilhão Municipal na Fonte Nova

O evento destina-se a dar a conhecer aos jovens atletas nascidos entre 2011 e 2015, inclusive, a modalidade que já teve noutros tempos um número bastante significativo de praticantes elvenses.

O CEN espera com esta e com outras ações do género promover o desporto na cidade de Elvas especialmente aos elvenses mais novos para que a atividade física faça parte das suas vidas desde tenra idade.

Telefac entrega máquina de lavar roupa aos Bombeiros de Elvas

A Telefac tem vindo a colaborar com diversas instituições do concelho, durante a pandemia da Covid-19.

Neste âmbito, recentemente ofereceu uma máquina de lavar roupa, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, uma vez que com o aproximar da época de incêndios, há necessidade de lavar mais vezes a roupa.