Espaço.arte já inaugurado em Campo Maior (c/fotos)

Espaço. arte assim se chama o espaço inaugurado esta tarde de sábado, dia 24, em Campo Maior, localizado na Antiga Escola da Avenida.

Com duas salas de exposição o Espaço.arte abriu com duas exposições: “Mestre Júlio”, composta por obras do pintor Júlio Ferreira, e “Coleção do Município de Campo Maior – Espólio da Associação de Artes Plásticas de Campo Maior.

A diretora Regional da Cultura no Alentejo, Ana Paula Amendoeira, inaugurou este espaço, e enaltece que “disponibiliza à fruição pública um conjunto de artes plásticas da Associação de Campo Maior, sendo que este é um caso feliz, porque o município investiu neste edifício escolar, que está muito bem recuperado por parte do município, e permite disponibilizar ao público o espólio doado pela Associação de Artes Plásticas de Campo Maior. “Este acervo contempla nomes maiores das artes portugueses e de renome internacional, sendo uma mais valia par este espaço, mas também para o Alentejo e para o país”.

Ana Paula Amendoeira adianta ainda que o facto de o governo ter criado a Rede de Arte Contemporânea, assume especial relevância no Alentejo, uma vez que com a abertura deste espaço, “simbolicamente inaugurado nas comemorações do 25 de abril, devemos ligar a comemoração da cultura à liberdade e as artes à liberdade, sendo por isso um binómio muito feliz”.

Depois de uma breve visita às obras em exposição, foi descerrada a placa, no ato de inauguração do espaço.arte. O Comendador Rui Nabeiro, referiu que vê a inauguração deste espaço “com muita alegria e satisfação” e classifica-o como “agradável”. O comendador Rui Nabeiro considera o espaço está bem localizado no coração da vila. Pelo que explica que, “o que temos que fazer é dar qualidade de vida às pessoas a nível social e cultural. “Estou encantado e dou os parabéns e todos”. “Campo Maior fica agora mais forte”, revela.

Este foi um projeto que teve início quando Ricardo Pinheiro era ainda presidente da Câmara de Campo Maior. O Atual secretário de Estado do Planeamento refere aos microfones da Rádio ELVAS que se sente “de consciência tranquila e sente-se bem pela forma como o município está a ser gerido”, e acima de tudo “pelo facto de nos últimos anos, a Associação de Artes plásticas se ter dedicado à arte”. “Neste momento fico satisfeito que tenha existido um reconhecimento a todos os membros desta associação, pelo promoção da arte através de Campo Maior, para o Mundo, revela ainda Ricardo Pinheiro.

“Um espaço onde cabe todo o tipo de artes performativa, desde as plásticas, à escultura”, é como João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior classifica este espaço. Aproveitando para agradecer à Associação, aos fundadores, pela cedência do espólio ao município. “É um marco importante para Campo Maior, enaltecendo a presença da diretora regional da cultura”.

Já Pedro Murcela, presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior explica que, “Campo Maior não é uma terra qualquer, porque em tudo o que faz põe sempre a sua paixão, empenho e dedicação, dando aos campomaiorenses e todos os que os visitam um espaço maravilhoso, algo que o interior precisa, e localidades como esta, precisam de ser valorizadas através da cultura”.

Esta é também uma forma de “reinventar e reviver a história e agradecer aos antepassados o que fizeram por nós”, refere Pedro Murcela, relativamente aos vários espaços que vão ser inaugurados na vila, também apensar no turismo.

O espaço vai estar aberto ao público amanhã entre as 15 e as 20 horas e de terça a domingo entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas.