MCPE apresentou lista de candidatos à Câmara de Elvas nas autárquicas

O Movimento Cívico Por Elvas (MCPE) apresentou esta tarde terça-feira, dia 20, a lista dos 14 candidatos à Câmara Municipal de Elvas, às próximas eleições autárquicas.

Rondão Almeida é o cabeça de lista desta candidatura, seguindo-se Anabela Cartas, Marco Matroca, Hermenegildo Rodrigues, Ana Canito, Hugo Amante, Joaquim Barbas Pires.

Existem ainda os sete suplentes que são os seguintes: Maria Deolinda Pinto, Bruno Reis, Germano Castelo Branco, Maria Rosalina Pacheco, Luís Brazão, Sara Macareno e Cátia Bajuca.

Grémio Transtagano promove tertúlia sobre teletrabalho

O Grémio Transtagano, reativado em 2016 em Portalegre, promove no próximo dia 23 de Abril com início às 21 horas e através da Plataforma ZOOM as Tertúlias Transtaganas – Teletrabalho – uma forma de potenciar o desenvolvimento do interior (?).

À conversa com José João Ricardo, médico e dirigente do Grémio, estarão Fátima Velez de Castro, professora do Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Duarte Bívar, produtor independente.

A participação é limitada a 100 participantes e a inscrição deve ser feita através do endereço: www.fb.com/Gremio Transtagano.

Municipio de Borba adere à Rede Solidária do Medicamento

Depois do Município de Borba ter celebrado um protocolo de colaboração com a Associação Dignitude para a materialização do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, este programa entra, agora, em fase de implementação no concelho de Borba.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto pioneiro, lançado pela Associação Dignitude e tem como objetivo permitir, com total anonimato e dignidade, o acesso aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir.

O Programa abem tem uma abrangência nacional, estando presente em todos os distritos e regiões autónomas.

O beneficiário abem é referenciado por estas entidades locais e tem acesso ao Cartão abem bastando apresentá-lo numa Farmácia abem para poder adquirir, sem custos para si, os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos.

As inscrições decorrem a partir do dia 19 de abril no Serviço de Acão Social do Município de Borba, entre as 9 e as 13 horas.

Estremadura espanhola regista cem novos casos de Covid-19

A Estremadura espanhola regista esta terça-feira, dia 20, mais cem casos de Covid-19, sendo que nas 24 horas não foram reportadas mais vítimas mortais associadas à doença.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 90 pessoas, oito em Unidades de Cuidados Intensivos.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 119 doentes, num total acumulado de 71.745 altas.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.745 pessoas.

Tasquinha Alentejana reabriu ao público esta terça-feira

A Tasquinha Alentejana reabriu hoje, terça-feira, dia 20, ao público, depois de mais de três encerrada devido à pandemia.

Para o primeiro dia, refere José Gervásio, proprietário do restaurante, “a reabertura foi fraca”, apesar de terem sido os primeiros almoços, “e os poucos clientes, uma vez que o turismo também é pouco, gastam o mínimo possível, e é mau para nós, porque neste momento é necessário faturar, “para sair deste buraco”.

José Gervásio considera que para já, e tendo em conta não só a falta de turismo, mas também o facto de a fronteira estar encerrada, os restaurantes não deveriam ter já reaberto, nestas condições. O proprietário explica que “as fronteiras abertas seriam um dos pontos a considerar para a reabertura, uma vez que a maioria dos clientes espanhóis, ao fim de semana, enchiam a casa”.

Só queria ter um pouco mais de sorte e ter mais clientes, queria sim que o Governo revisse a parte das fronteiras, porque temos que trabalhar com o cliente espanhol como os espanhóis têm que trabalhar connosco. Nós cumprimos com todas as regras, desinfetamos tudo, as distâncias feitas, cumprimos com tudo”, diz José Gervásio.

Quanto aos apoios José Gervásio afirma que “o que Governo dá é pouco, é uma gorjeta para nos tapar a boca, nós não conseguimos superara as despesas, estamos a lutar com muita dificuldade, precisamos de mais apoios para sobrevivermos”.

Aos fins de semana o espaço vai estar encerrado, devido ao facto de serem obrigados a encerrar às 13 horas, porque as pessoas não almoçam antes dessa hora. Dentro da maneira de pensar do proprietário, !ao fim de semana deveriam poder estar abertos até às 15 horas”.

A Tasquinha Alentejana que reabriu hoje e funciona de terça a sexta-feira, até às 22.30 horas.

Elvas com mais cinco recuperações da Covid-19

O concelho de Elvas não regista, esta terça-feira, dia 20 de abril, novos casos de infeção por Covid-19.

Nas últimas 24 horas, cinco doentes foram dados como recuperados, havendo agora três casos ativos no concelho.

Dos 1367 casos registados, desde o início da pandemia, no concelho, 1336 pessoas já recuperaram e 28 perderam a vida.

Arronches tem cinco museus reabertos ao público

São cinco os Museus existentes no concelho de Arronches já reabertos ao público, para todos aqueles que os quiserem visitar.

Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Arronches explica quais os museus, no concelho que já podem ser visitados. “Temos cinco museus no concelho, e um pequeno museu, na freguesia de Mosteiros, que pode ser considerado um sexto museu. Há assim o Centro Interpretativo de Identidade Local, que retrata as pinturas rupestres, na freguesia de Esperança; o Museu a Brincar; Museu de Arte Sacra, na Igreja Matriz, Museu Francisco Palmeiro,  que foi um grande atleta de Arronches, que na sua época foi um grande jogador que doou todo o espólio ao concelho; e o museu mais recente é o CEIRA, que é um Museu Agrícola.

Os museus estão a cumprir com todas as regras da Direção-Geral da Saúde, sendo que já funcionam desde a semana passada, e estes são cinco espaços distintos, oferecendo uma oferta vasta aos visitantes, adianta Fermelinda Carvalho.

A presidente enaltece o facto de não existirem casos covid-19 no concelho, possibilitando a receção de turistas, tanto nos museus como na restauração.

Concelho de Arronches que, tendo em conta o plano de desconfinamento já pode receber visitantes para que usufruam do concelho, nomeadamente, museus e restaurantes.

Alentejo regista 41 novos casos positivos de Covid-19

A região Alentejo regista, esta terça-feira, 20 de abril, 41 novos casos positivos de Covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nas últimas 24 horas, à semelhança do que vem a acontecer ao longo das últimas semanas, não há vítimas mortais associadas à doença, a lamentar.

Desde o início da pandemia, o Alentejo registou 29.609 casos de infeção e 970 mortes.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 24 casos na terça 13 de abril; 43 casos na quarta-feira 14 de abril; 21 casos na quinta 15 de abril; 25 casos na sexta-feira 16 de abril; 43 casos no sábado 17 de abril; cinco casos no domingo 18 de abril; nove casos na segunda-feira 19 de abril; e 41 casos na terça 20 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais 424 casos Covid e cinco óbitos em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, 20 de abril, 424 novos casos positivos de Covid-19 e mais cinco óbitos associados à doença. Hoje, registaram-se também 902 casos de recuperação.

Os casos ativos baixaram: são 24.576, menos 483 do que ontem. Os cinco óbitos são de três residentes em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), um no Norte e um no Centro. Dois terços (66%) dos novos casos, de ontem para hoje, são 153 (36%) em LVT e 129 (30%) no Norte.

Em todo o território nacional, há 429 doentes internados (menos 25 que ontem), dos quais 113 em unidades de cuidados intensivos (mais um). Existem, desde o início da pandemia, o país registou 16.951 mortes associadas à Covid-19, 831.645 casos de infeção e 790.118 recuperações.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 408 casos na terça 13 de abril; 684 casos na quarta-feira 14 de abril; 501 casos na quinta 15 de abril; 553 casos na sexta-feira 16 de abril; 649 casos no sábado 17 de abril; 441 casos no domingo 18 de abril; 220 casos na segunda-feira dia 19; 429 casos na terça 20 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Jornada de Confraternización Médica EUROBEC junta autoridades da saúde

A “I Jornada de Confraternización Médica EUROBEC” decorreu no passado sábado, dia 17, numa organização do Ilustre Colegio Oficial de Médicos de Badajoz.

O encontro teve com objetivo fomentar as boas relações entre os diferentes agentes implicados nos cuidados de saúde dos dois lados da fronteira e a promoção da eficácia e eficiência das redes de cooperação transfronteiriça, através da partilha de conhecimento, recursos e protocolos de atuação, com o objetivo último da melhoria contínua da assistência médica aos cidadãos da EUROBEC.

Participaram nesta jornada o Alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso,  o vereador do Município de Elvas, Sérgio Ventura, o presidente da Câmara de Campo Maior, para além de várias autoridades do setor da saúde de Portugal e de Espanha.

Campo Maior permanece sem casos ativos de Covid-19

O concelho de Campo Maior continua sem casos ativos de Covid-19, uma vez que, nas últimas 24 horas, não se registaram novos casos de infeção.

De recordar que, em Campo Maior, foram registados 641 casos positivos de Covid-19, dos quais 630 recuperaram. 11 pessoas, no concelho, não resistiram à doença.

“Viajar sem Pressa” tem fiscalização em Elvas

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizam, de 20 a 26 de abril, a campanha de segurança rodoviária “Viajar sem Pressa” para alertar para os riscos da condução em excesso de velocidade.

Num comunicado conjunto, a ANSR, GNR e PSP indicam que a campanha está inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021 e visa alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade.

A campanha vai integrar ações de sensibilização que vão decorrer, em simultâneo, com cinco operações de fiscalização: na autoestrada A1 em Vila Franca de Xira, em Ovar, na Estrada Nacional 18 junto ao viaduto do Tortosendo, em Castelo Branco, na Estrada Nacional 372, em Elvas, e na Estrada Nacional 118, no Porto Alto. A campanha integra também fiscalização através da rede nacional de radares.

A ação, em Elvas, decorre na sexta-feira, dia 23 de abril, sendo levada a cabo pela PSP.

De acordo com a chefe de Divisão de Assessoria, Comunicação, Inovação e Projetos Especiais da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Alexandra Henriques, num atropelamento, a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em proporção da velocidade. Se um veículo circular a 30 km/h a probabilidade de atropelar alguém mortalmente é de dez por cento. Aumentando a velocidade para 50km/h essa probabilidade passará a ser de 80 por cento, pelo que “uma pequena diferença na velocidade do veículo pode fazer uma grande diferença nas consequências do acidente”.

A ANSR, a GNR e a PSP lembram que “os limites de velocidade e as regras relativas à sua moderação existem para a proteção de todos, especialmente dos mais vulneráveis, pelo que o seu cumprimento é vital”.

Alandroal com um caso ativo de Covid-19

O concelho de Alandroal registou ontem, segunda-feira, dia 20, mais quatro recuperados da Covid-19.

Está agora um caso ativo, neste concelho, dos 336 registados, desde o início da pandemia.

Vila Viçosa com mais dois casos de Covid-19

O concelho de Vila Viçosa registou ontem, 19 de abril, dois novos casos positivos de Covid-19, encontrando-se agora com oito ativos.

Desde o início da pandemia, Vila Viçosa registou 468 casos de infeção, dos quais 449 já foram dados como recuperados.

Da doença, no concelho, morreram 11 pessoas.

GNR detém dois homens em Arronches por tráfico de droga

O Comando Territorial de Portalegre, através dos Postos Territoriais de Elvas, Arronches e Monforte, deteve, na passada sexta-feira, dia 16 de abril, dois homens, de 19 e 21 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Arronches.

Na sequência de uma denúncia, que dava conta que estaria a ocorrer uma transação de estupefacientes junto à fronteira, os militares da GNR realizaram uma operação para intercetar o veículo suspeito.

Após a localização da viatura, foi dado sinal de paragem ao condutor, que não obedeceu, tendo-se iniciado um seguimento. No decorrer da ação, os dois suspeitos abandonaram o veículo, iniciando a fuga a pé, levando um saco de desporto cada um.

Após diligências policiais, foram intercetados pouco depois, tendo sido detetado produto estupefaciente dentro dos sacos, culminando na apreensão de 610 doses de liamba, 62,34 euros em numerário e um veículo.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Portalegre.

Atelier das Flores no programa Retoma da Economia

O Atelier das Flores, de Felismina Calado, está instalado na Rua Rossio do Meio nº10-A, na Fonte Nova, em Elvas, e está em destaque no programa de hoje Retoma da Economia.

Felismina Calado referiu-nos que começou “a trabalhar no mundo das flores por influência de um casal de Estremoz e foi ai que aprendi esta arte. Depois, trabalhei noutro espaço durante 14 anos e após ter sido despedida decidi arriscar. Aqui o ditado fecha-se uma porta, abre-se uma janela faz todo o sentido porque acho que se não tivesse sido despedida não tinha arriscado”.

O Atelier das Flores dispõe de todo o tipo de plantas, flores secas e naturais e serviço de decoração para eventos, como casamentos e batizados. Felismina Calado garante que os trabalhos que faz “resultam da experiência de uma vida”.

O atelier das flores está localizado na Fonte Nova, em Elvas, e funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 13 e das 15 às 19 horas. Ao sábado o atelier está aberto das 9.30 às 13.30 horas.

O programa Retoma da Economia conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Associação Empresarial de Elvas lança campanha “Comprou, raspou, ganhou”

“Comprou, raspou, ganhou” é o mote da campanha lançada pela Associação Empresarial de Elvas, com o objetivo de apoiar o comércio local e contribuir para a sua dinamização e criação de oportunidades de negócio.

A campanha teve início ontem, segunda-feira, dia 19, e outro dos objetivos passa pela distribuição de 12 mil cupões (entre premiados e não premiados), sendo os cupões premiados são objeto de troca, numa compra futura, na rede de aderentes à campanha.

A campanha consiste na entrega de cupões a todos os consumidores que efetuem compras nos estabelecimentos aderentes, compras essas, de valor igual ou superior a dois euros por cada ato de compra.

O cliente deve descontar o cupão, caso seja premiado, por valor igual ou superior nas lojas aderentes à campanha.

Veja nas imagens abaixo, quais os estabelecimentos aderentes a esta campanha.

Ricardo Cordeiro preside ao núcleo do Chega de Campo Maior

Foto: facebook

Ricardo Cordeiro é o presidente do núcleo do Chega de Campo Maior.

Em declarações à Rádio ELVAS, explica que tem como objetivos “mostrar à população e empresários que o partido está junto deles, e modificar a forma de atuação de governamentação do país, e ao nível do concelho”.

Ricardo Cordeiro considera que os apoios, relativamente à pandemia, têm sido poucos, por parte do município e do Governo central, e melhorar a segurança, que existem casos de insegurança em Campo Maior, nas ruas e na parte velha da vila”.

O presidente do núcleo do Chega de Campo Maior adianta que querem demonstrar que vão “trabalhar para conquistar a confiança dos campomaiorenses, sabendo que Campo Maior vai confiando cada vez mais em André Ventura, e nós fazemos parte da essência do que é o partido Chega e é isso que vamos demonstrar contra as falácias que nos têm sido dirigidas a nível nacional e distrital”. Ricardo Cordeiro diz que o núcleo pretende “demonstrar que estamos com a população, com os campomaiorenses e com os portugueses”.

Relativamente às eleições autárquicas deste ano, Ricardo Cordeiro adianta que ainda está a ser trabalhado com a distrital que irá, ainda este mês será comunicado o candidato pelo Chega à Câmara de Campo Maior.