Elvas assinala Dia dos Monumentos e Sítios com lançamento de vídeo

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinala-se hoje, dia 18 de abril.

A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

Rui Jesuíno, técnico superior e responsável pelo Turismo e pelo Património da cidade, explica que “este dia pretende aumentar a consciência pública relativamente ao património cultural existente em todo o mundo e a necessidade de proteção e valorização desse mesmo património. Elvas, sendo uma cidade monumental e classificada como Património Mundial, o que tem feito nestes últimos anos é recuperar o património da cidade e do concelho”.

De acordo com o responsável “habitualmente celebramos esta data mas tendo em conta o contexto de pandemia fica mais difícil. O que é normal acontecer é que as entradas dos monumentos sejam gratuitas. Até nesse ponto o município já se antecipou e tornou gratuitas as entradas no sentido de atrair mais visitantes e dar um impulso à economia”.

A riqueza patrimonial de Elvas é algo que os elvenses já reconhecem e que foi ainda mais realçado com o selo da UNESCO, atribuído em 2012: “nota-se que as pessoas querem conhecer o seu património e costumam participar nas visitas guiadas que fazemos pela cidade. Todos se envaidecem a mostrar o nosso património nas redes sociais. Todos os dias são publicadas milhares de fotografias com determinados aspetos da cidade”.

De acordo com Rui Jesuíno, esta data vai ser assinalada em Elvas com o lançamento de “um vídeo promocional dos monumentos do concelho”.

A data foi instituída a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983.