PJ investiga camião de Badajoz atolado em Vila Nova de Milfontes

Foto Radio Sines

Os militares da Guarda Nacional Repúblicana (GNR) do posto de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, encontraram este sábado dia 17, um camião atolado no rio Mira, por baixo da ponte, naquela freguesia, de acordo com a Rádio Sines.

A Polícia Judiciária foi chamada pela GNR ao local, para investigar o veículo pesado de matrícula espanhola, com um encerado que identifica uma empresa de Gévora e Badajoz, bastante conhecida na região, devido a possíveis suspeitas de ligações com tráfico de droga.

Tudo aponta para um descarregamento de droga. O camião estava vazio e sem condutor por perto, o que levantou suspeitas de que poderia estar envolvido num alegado ilícito, suspeitando-se que o camião transportaria uma lancha, que terá deixado no rio, para o transporte dos produtos estupefacientes, avança também o Correio da Manhã.

Casa de Salgueiro Maia abre em julho em Castelo de Vide

A Câmara Municipal de Castelo de Vide inaugura, a 1 de julho, a Casa Cidadania Salgueiro Maia, no dia de aniversário do nascimento do capitão de Abril.

Aquele espaço museológico, que irá funcionar no castelo de Castelo de Vide, de onde Salgueiro Maia era natural, vai reunir todo o espólio por ele doado à autarquia.

O espaço contará, para além de peças icónicas, como o megafone usado por Salgueiro Maia a 25 de abril de 1974 para intimar Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia, bem como o uniforme que envergava nesse dia, com cafetaria, uma loja e uma zona de arrumos.

Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide a 1 de julho de 1944 e faleceu, aos 47 anos, a  3 de abril de 1992.

Comunidade escolar da ESAE testada antes do regresso presencial

Cerca de 100 pessoas, entre docentes, pessoal não docente e alunos da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), foram testados este domingo, dia 18, para que o regresso às aulas presenciais aconteça de uma forma mais segura.

“Os testes foram fornecidos pela Cruz Vermelha Portuguesa e realizados pelos professores da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Portalegre”, como nos referiu o seu diretor, Adriano Pedro (na foto).

O docente refere que “a presidência do IPP definiu o arranque das aulas presenciais de forma faseada, pelo que todos os testados estes dias serão os primeiros a regressar. Durante a semana continuamos a realizar testes consoante o regresso definido”.

Os testes de toda a comunidade escolar do Instituto Politécnico de Portalegre iniciaram na passada sexta-feira.

Imagem religiosa presta homenagem a Patrícia Macedo

A imagem de Jesus Misericordioso percorreu, este domingo dia 18, as ruas do Bairro da Boa-Fé e da cidade de Elvas.

O padre Milton Soares dos Santos, da paróquia da Boa-Fé, explica que “esta procissão assume-se como um pedido de misericórdia a Jesus por Portugal e por todos os países que sofre com a questão da pandemia”.

A imagem de Jesus, transportada numa carrinha, surgiu em homenagem a Patrícia Macedo, uma elvense que faleceu recentemente vítima de doença prolongada.

António Fialho, da Fialho Criações, foi o autor deste trabalho e explica que “a imagem foi oferecida à igreja da Boa-Fé pelo marido da Patrícia Macedo. Esta foi uma peça que me emocionou muito fazer, uma vez que foi um pedido do meu amigo Carlos Macedo. Ao mesmo tempo, fiquei muito orgulhoso com o trabalho final”.

A peça de artesanato é feita em madeira e foi encomendada por Carlos Macedo, em homenagem à sua mulher, falecida vítima de doença prolongada.

Fluviário e Museu do Megalistimo de Mora reabriram ao público

O Fluviário e o Museu Interativo do Megalitismo de Mora já reabriram ao público, no decorrer desta segunda fase do novo desconfinamento.

Ambos os espaços, revela o presidente da Câmara de Mora, Luís Simão de Matos, abriram “com regras apertadas”, na passada terça-feira, dia 6 de abril, lembrando que, por esta altura, “todos os cuidados são poucos”.

Os dois espaços reabriram “com normas que fazem com que, eventualmente, se alguém ali chegar e esteja doente com Covid, se possa evitar que se propague a outras pessoas”, adianta o autarca.

Luís Simão de Matos lembra ainda a importância, tanto do Fluviário, como do Museu do Megalitismo, para a economia do concelho. “Há muita gente que já tinha saudades de visitar o fluviário, que reabriu no dia 6, e já com visitantes”, acrescenta.

Escola de Vimieiro recuperada pela câmara de Arraiolos

A Escola Básica do 1º Ciclo de Vimieiro vai ser requalificada pela Câmara Municipal de Arraiolos, num projeto do município com um investimento de 435 mil euros.

Segundo informação divulgada pela autarquia arraiolense, a intervenção no edifício escolar pretende “melhorias nas acessibilidades e no conforto térmico e acústico e é inovadora na criação de espaços”. O concurso público para a obra já foi lançado

A empreitada inclui a reabilitação e ampliação do edifício, com a criação de novos espaços, a modernização das instalações sanitárias e a remodelação da zona de recreio e envolvente do estabelecimento escolar.

Alentejo regista mais cinco casos de Covid

A região Alentejo regista, hoje, domingo, dia 18, mais cinco casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 29.559 infetados e 970 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 16 casos no domingo 11 de abril; 52 casos na segunda-feira 12 de abril; e 24 casos na terça 13 de abril; 43 casos na quarta-feira 14 de abril; 21 casos na quinta 15 de abril; 25 casos na sexta-feira 16 de abril; 43 casos no sábado 17 de abril; e cinco casos no domingo 18 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Santa Teresa perde 3-1 em Tenerife

Civitas Santa Teresa Badajoz não conseguiu pontuar na sua visita a Tenerife neste sábado, no jogo correspondente à 26ª jornada na Primeira Divisão Espanhola de futebol feminino.

Os locais afirmaram sua eficácia em uma partida que começou mesmo entre duas equipes que se testavam no relvado. Aos nove minutos o Tenerife marcou um bom golo de Martin Prieto para fazer o primeiro da partida. O Santa Teresa tentou reagir por meio de Belén, que não conseguiu chegar a um passe longo e desviar do guarda-redes.

Aos 24 minutos Mellado cruzou e a defesa repeliu a bola e um minuto depois Maria José Pérez marcou o primeiro golo fazendo o 2-0 no placar.

Aos 41 minutos o Santa Teresa Badajoz rematou com um remate certeiro de Alba Mellado que o guarda-redes Reis desviou com grande defesa para canto.

Antes do intervalo, María José fez o terceiro, o segundo da sua conta pessoal, ao chegar ao final dos primeiros 45 minutos com 3-0 para um Tenerife que aproveitou a sua eficácia.

Depois do descanso, o Santa Teresa voltou com vontade e aos 52 minutos, a capitã Estefanía Lima encurtou a diferença ao definir um passe longo.

Dois minutos depois do gol, Yoli defendeu bem um remate de Maria José, e depois Kenni e Alba zafra entraram no lugar de Neira e Lordemann.

Ambas as equipes tiveram chances claras mais tarde. O Tenerife primeiro com uma chance dupla com um remate à trave incluído, e depois o Santa Teresa com um remate que foi desviado pela defesa local por baixo dos postes.

No próximo domingo, a equipe receberá o SD Eibar no IDM El Vivero, na 27ª partida do campeonato, com oito jogos restantes para o final da competição.

UDG Tenerife: Aline Reis, Pleuler, Paola (Silvia 70 ‘), Koko (Estella 64’), Martín Prieto (Ana González 46 ‘), Peña, Natalia Ramos, María José (Adamek 64’), Gavira (Simpson 80 ‘) , Alexsandra e Sara.

Civitas Santa Teresa Badajoz: Yoli, Lordemann (Alba Zafra 56 ‘), Parralejo, Van Slambrouck, Estefa, Belén, Mireya (Mariana 64’), Neira (Kenni 56 ‘), Mellado (Mascaró 74’), Blanca e Visco.

Golos: Martín Prieto 1-0 (9 ‘), María José Pérez 2-0 (25’), María José Pérez 3-0 (44 ‘), Estefa 3-1 (52’)

Árbitro: María Romero Navarro (Comitê Valenciano). Mostrou amarelo para a local María José Pérez (60 ‘) e Gavira (70’) e as visitantes Blanca (66 ‘) e Parralejo (72’).

Badajoz vence 0-4 e é campeão da II-B após 30 anos

Com a vitória obtida na manhã deste domingo dia 18, pelo CD Badajoz, zero a quatro, no Estádio Nuevo Matapiñonera, em San Sebastián de los Reyes (Madrid), diante da UD local, a equipa “pacense” sagrou-se campeã da Segunda B espanhola após 30 anos. O campeonato obtido hoje é o segundo da Segunda B na longa história do clube alvinegro. O último título tinha sido conquistado na época de 1990/1991.
Os quatro golos do jogo foram marcados por Dani Aquino aos 8 minutos, Jesús Clemente aos 23 minutos, Pablo Vázquez aos 59 minutos e por um defesa da equipa madrilena (na sua própria baliza) aos 81 minutos.
O dia de hoje fica para história do clube de Badajoz, que ainda jogará três jornadas da atual Segunda Fase do Campeonato.
De 16 a 23 Maio, irá jogar-se o Play-Off de Subida a Segunda Divisão espanhola (Liga Smatbank), onde há probabilidade muito fortes de que a Estremadura espanhola seja o palco desses jogos. Nesse Play Off de Subida, o CD Badajoz tentará levar novamente à nossa raia ao futebol profissional.
Emilio Pinilla

SEF foi extinto e passa a Serviço de Estrangeiros e Asilo

A resolução do Conselho de Ministros que passa a competência policial para PSP e GNR foi publicada em Diário da República.

O ministro da Administração Interna já tinha apresentado janeiro o plano de reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na reunião do Conselho Superior de Segurança Interna. Eduardo Cabrita anunciou também que o SEF passa a ter um novo nome: Serviço de Estrangeiros e Asilo.

O novo organismo fica com funções administrativas relacionadas com passaportes, vistos, autorizações de residência e refugiados. As restantes funções são distribuídas pelas várias polícias.

A investigação criminal e os crimes relacionados com a imigração ilegal e tráfico de seres humanos, passará da alçada do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para a Polícia Judiciária depois da extinção do organismo.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) será responsável pelas fronteiras portuárias e aeroportuárias, sendo responsável pela expulsão de estrangeiros em situação ilegal ou condenados judicialmente no nosso País.

Já a Guarda Nacional Republicana (GNR) iá efetuar o controlo de fronteiras terrestres e marítimas, participando em operações conjuntas com as autoridades espanholas realizando controlos na fronteira entre os dois países.

Com todas estas mudanças, os cerca de 1.800 trabalhadores do SEF vão ser redistribuídos: mil estão na carreira de inspeção, 600 no regime geral e os restantes estão nas chefias ou noutras carreiras.

A resolução define ainda que está salvaguardado o direito à carreira dos trabalhadores do SEF, designadamente dos trabalhadores integrados na carreira de investigação e fiscalização, e prevê a manutenção do regime atual de passagem à disponibilidade dos trabalhadores desta carreira com 55 ou mais anos de idade. Determina que irá aprovar, até ao final de Junho, as regras sobre os mecanismos de transição de mapas de pessoal ou exercício de funções noutros organismos, das pessoas do mapa de pessoal do SEF. Os trabalhadores do SEF têm até ao final do ano para manifestarem a opção de transição, refere ainda a resolução.

De modo a facilitar o processo de extinção do organismo, o governo quer dar hipótese aos trabalhadores de escolherem o destino depois da reestruturação do SEF. Os profissionais da carreira de investigação podem integrar a PJ, a PSP ou ficar no novo SEA. Já quem trata da parte documental pode escolher permanecer no SEA ou mudar-se para o Instituto dos Registos e Notariado.

GNR fiscaliza veículos pesados

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, 19 de abril, e até ao dia 25 de abril, realiza a uma operação de fiscalização intensiva de veículos pesados, orientando as ações para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique um maior volume de tráfego deste tipo de veículos, de modo a promover a segurança rodoviária e a diminuição do risco de ocorrência de acidentes de viação.

Irão ser empenhadas as subunidades de trânsito dos Comandos Territoriais do Continente e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT), na realização de ações coordenadas de fiscalização de veículos pesados. Estas ações visam melhorar a sustentabilidade, a concorrência e as condições de trabalho em transporte rodoviário, através do cumprimento dos regulamentos existentes, com especial incidência nas matérias de manipulação e de Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), designadamente na deteção de situações de manipulação de sistemas que inibem a utilização de AdBlue, aumentando a eficácia e a qualidade dos serviços prestados pela Guarda aos utentes das vias.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nos anos de 2019 e 2020, a GNR registou 11.159 acidentes envolvendo veículos pesados, dos quais resultaram 14 vítimas mortais e 36 feridos graves, entre condutores e passageiros.

O Euro Contrôle Route (ECR) é um grupo Europeus de Inspeção de Transportes que tem por objetivo melhorar a segurança rodoviária sustentabilidade, a concorrência leal e as condições de trabalho no transporte rodoviário. A concorrência verificada entre operadores de transportes rodoviários, origina, por vezes, a redução de preços por parte dos transportadores. Esta redução da margem de lucro, é, em alguns casos, compensada através da prática de irregularidades para aumentar a receita em detrimento da segurança rodoviária, sendo o cansaço o principal fator de risco que afeta os motoristas profissionais em resultado do incumprimento dos tempos de condução e repouso.

[/shc_shortcode]

Centros comerciais, lojas, cinemas, secundárias e universidades reabrem dia 19

Inicia-se amanhã, 19 de abril, uma nova fase do processo de desconfinamento do país, com o regresso dos alunos do ensino secundário e do superior às escolas e às universidades.

A partir de amanhã, todas as lojas e centros comerciais podem reabrir, sendo que restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de quatro pessoas ou seis em esplanada), podem funcionar até às 22 horas, ou 13 horas aos fins-de-semana e feriados.

Cinemas, teatros, auditórios e salas de espectáculos também reabrem a partir de amanhã, tal como as lojas de cidadão, com atendimento presencial, ainda que apenas com marcação.

As modalidades desportivas de médio risco também vão poder ser retomadas e a atividade física ao ar livre pode ser feita em grupos de até seis pessoas.

Os eventos exteriores podem voltar a ser uma realidade, ainda que com uma diminuição de lotação. Casamentos e batizados podem realizar-se, mas apenas com 25 por cento da lotação.

“Época desportiva está hipotecada”, diz presidente do RCM

Tal como noticiámos anteriormente, o regresso de treinos e competições da formação, na modalidade de rugby, está marcado para amanhã, dia 19, numa vertente livre Covid, ou seja, sem contacto entre os atletas.

Paulo Xavier (na foto), presidente do Rugby Clube de Montemor-o-Novo, explica como que “o rugby adaptado é praticado com cintos com faixas de velcro onde cada uma das faixas representa uma placagem. À medida que os atletas vão ficando sem faixas quer dizer que estão placados”.

O presidente garante que estas alterações permitem “transmitir alguma segurança, sendo que esta época, em termos de competição, está hipotecada uma vez que muitos jovens deixaram de ter prática regular e voltaram ao sedentarismo”.

Campo Maior continua sem casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas não se registaram novos casos de COVID-19 no concelho de Campo Maior.

630 dos 641 casos confirmados já recuperaram, existindo hoje zero casos ativos no concelho.

UFD promove caminhada e corrida solidária virtual do 25 abril

Corrida e caminhada Solidária Virtual, é o nome da iniciativa desenvolvida pelo União Futebol de Degolados e Campo Maior Trail Runners, com a colaboração do município de Campo Maior, que decorre nos dias 24 e 25, deste mês.

O objetivo desta iniciativa é que “as pessoas percorram cinco ou dez quilómetros, a correr ou caminhar, sem competição e ao mesmo tempo contribuam, no ato da inscrição, com bens alimentares que devem ser entregues, a partir de amanhã, dia 19, na Loja Social de Campo Maior, para ajudar as pessoas com dificuldades económicas”, como explica Bruno Cirilo, da secção de atletismo do União Futebol de Degolados.

Assim, nos dias 24 e 25 deste mês, “depois basta as pessoas fazerem a sua caminhada ou corrida, de forma individual ou em grupos pequenos, nomeadamente com pessoas do agregado familiar, e cumprindo todas as normas da Direção-Geral da Saúde”. Os participantes podem depois partilhar as fotografias da sua atividade física, através das redes socias, apesar de não ser obrigatório. No entanto “o principal objetivo é mesmo o ato solidário de entrega de bens alimentares”, revela Bruno Cirilo.

A iniciativa conta com o apoio do município de Campo Maior, que “irá entregar um brinde simbólico, no ato da entrega dos bens alimentares na Loja Social”, refere Bruno Cirilo.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Elvas assinala Dia dos Monumentos e Sítios com lançamento de vídeo

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinala-se hoje, dia 18 de abril.

A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

Rui Jesuíno, técnico superior e responsável pelo Turismo e pelo Património da cidade, explica que “este dia pretende aumentar a consciência pública relativamente ao património cultural existente em todo o mundo e a necessidade de proteção e valorização desse mesmo património. Elvas, sendo uma cidade monumental e classificada como Património Mundial, o que tem feito nestes últimos anos é recuperar o património da cidade e do concelho”.

De acordo com o responsável “habitualmente celebramos esta data mas tendo em conta o contexto de pandemia fica mais difícil. O que é normal acontecer é que as entradas dos monumentos sejam gratuitas. Até nesse ponto o município já se antecipou e tornou gratuitas as entradas no sentido de atrair mais visitantes e dar um impulso à economia”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A riqueza patrimonial de Elvas é algo que os elvenses já reconhecem e que foi ainda mais realçado com o selo da UNESCO, atribuído em 2012: “nota-se que as pessoas querem conhecer o seu património e costumam participar nas visitas guiadas que fazemos pela cidade. Todos se envaidecem a mostrar o nosso património nas redes sociais. Todos os dias são publicadas milhares de fotografias com determinados aspetos da cidade”.

De acordo com Rui Jesuíno, esta data vai ser assinalada em Elvas com o lançamento de “um vídeo promocional dos monumentos do concelho”.

A data foi instituída a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983.

[/shc_shortcode]

Atlteta do CEN alcança o pódio em Abrantes

Bernardo Sequeira, atleta do Clube Elvense de Natação (CEN) alcançou o 3.° lugar no lançamento do dardo.

O Torneio de Abertura da Associação de Atletismo de Santarém foi disputado em Abrantes e configurou-se como a primeira prova de 2021.