António Costa, primeiro-ministro português, informou hoje o páis que se pode “dar o passo de avançar”, com as medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda-feira, dia 19 de abril, mas há sete concelhos no continente acima do limiar de risco de incidência da Covid-19, que não avançam no desconfinamento.
Após o Conselho de Ministros, António Costa, na conferência de imprensa, disse que há sete concelhos que ficam na segunda fase de desconfinamento: Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.
Mais grave é a situação para quatro concelhos, que recuam e voltam ao confinamento: Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior.
Outros treze concelhos (Alzejur, Almeirim, Barrancos, Mêda, Miranda do Corvo, Miranda do Douro, Olhão, Paredes, Penalva do Castelo, Resende, Valongo, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão) desconfinam, mas assim que fiquem acima dos 120 mil casos por 100 mil habitantes “têm de ter particular atenção sobre a forma como controlam a pandemia no seu território durante os próximos 15 dias”.