CCDR Alentejo promove sessões técnicas com municípios

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo iniciou “uma série de sessões técnicas com comunidades intermunicipais e autarquias da região, para esclarecimentos em diversas áreas”, informou o organismo.

A primeira iniciativa, realizada através de videoconferência, envolveu técnicos e dirigentes da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e dos 13 municípios seus associados.

Seguem-se outras sessões, estando a próxima agendada com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, no dia 12 de abril, sempre no formato de videoconferência, devido à pandemia da Covid-19.

Primeira etapa da Formula Windsurfing 2021 em Monsaraz

A primeira etapa do circuito nacional de Formula Windsurfing 2021 disputa-se, entre os dias 23 e 25 de abril, na praia fluvial de Monsaraz, junto ao Centro Náutico.

A prova, organizada pelas federações portuguesa e espanhola de vela, em colaboração com a Câmara de Reguengos de Monsaraz e outras entidades, conta para várias competições, como é o caso do campeonato nacional e a Formula FOIL Ibérico de RaceBoard.

Depois de Monsaraz, seguem-se Lagos, Portimão, Cascais e no Faial, onde serão disputadas as próximas etapas da prova.

Mantêm-se ativos 18 casos de Covid-19 em Elvas

A situação epidemiológica do concelho de Elvas mantém-se inalterada este sábado, dia 10 de abril, com 18 casos ativos de Covid-19.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1321 pessoas e morreram 28, num total de 1367 casos positivos registados, desde o início da pandemia.

Sensibilização da campanha Floresta Segura da GNR até 15 de maio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou, a 22 de fevereiro, a fase de monitorização e sensibilização da Campanha Floresta Segura 2021, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), da Unidade de Emergência, de Proteção e Socorro (UEPS) e dos Comandos Territoriais, para prevenir comportamentos de risco com a finalidade de garantir a segurança das populações e do seu património e salvaguardar o tecido florestal nacional.

Esta fase, que decorrerá previsivelmente até ao dia 15 de maio, pretende sensibilizar a população em geral, sobretudo as autarquias, agricultores, caçadores, produtores florestais e a comunidade escolar, para o cumprimento das faixas de gestão de combustível em terrenos confinantes com edificações e junto à rede viária e sobre o uso do fogo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No ano de 2020, a GNR, em coordenação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), realizou 4 179 ações de sensibilização, que alertaram presencialmente cerca de 60 mil pessoas para a importância dos procedimentos preventivos a adotar, nomeadamente sobre o uso do fogo em queimas e queimadas, a limpeza e remoção de matos, a manutenção das faixas de gestão de combustível e a adoção de medidas de proteção dos aglomerados e de autoproteção. Para tal, destaca-se a realização de cerca de 53 500 patrulhas, que percorreram mais de 3,5 milhões de quilómetros.

Após a fase de sensibilização, seguir-se-á a fase de fiscalização. No ano passado, a GNR sinalizou numa primeira fase mais de 24 mil situações de incumprimento da gestão de combustível, sendo que 14 mil registaram-se em freguesias prioritárias. Numa segunda fase, por se encontrarem ainda situações de incumprimento, foram elaborados 6 257 autos de contraordenação no âmbito do Decreto-lei n.º 124/2006, de 20 de junho.

No que diz respeito aos incêndios rurais, a GNR registou 4 892 crimes de incêndio florestal, tendo resultado na detenção de 51 pessoas e na identificação de outras 379, realçando-se que cerca de 23% das ocorrências tiveram origem na realização de queimas e queimadas.

A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva, com o envolvimento de toda a população e demais entidades públicas e privadas, na salvaguarda da vida humana e na segurança do património de Portugal e dos portugueses.

[/shc_shortcode]

Mais 109 casos de Covid-19 identificados na Estremadura espanhola

A Estremadura espanhola regista este sábado, 10 de abril, mais 109 casos de Covid-19, sendo que nas últimas 24 horas, não há vitimais mortais, associadas à doença, a lamentar.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 81 pessoas, 15 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 58 doentes, num total acumulado de 70.238 altas.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.731 pessoas.

Venda de três lotes para habitação em Arronches esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 12, pelas 15 horas, no edifício da Câmara Municipal de Arronches, proceder-se-á à venda, em hasta pública, de três lotes de terreno, sitos no Loteamento de São Bento, em Mosteiros.

O preço-base de licitação é de 16 euros por m2, não sendo permitidos lanços inferiores a 2 euros. A Câmara Municipal poderá não efetuar as adjudicações se assim for julgado conveniente para o interesse do Município.

Não é permitido a cada licitante adquirir mais do que um lote de terreno, nem é permitida a sua aquisição por interessados e respetivos cônjuges ou pessoas que vivam em condições análogas que sejam possuidores ou ante possuidores de lotes dos loteamentos municipais do concelho.

Os arrematantes dos lotes deverão entregar no dia seguinte ao da adjudicação as importâncias correspondentes a 10% dos valores das mesmas, sob pena destas serem consideradas sem efeito. No caso de desistência das aquisições os interessados perdem o direito a reaver estas importâncias.

Para mais informações, os cidadãos podem consultar a página web do município de Arronches.

Rondão Almeida anuncia candidatura à Câmara de Elvas

José Rondão Almeida é candidato à Câmara Municipal de Elvas, nas autárquicas deste ano, pelo Movimento Cívico por Elvas.

Num vídeo publicado na sua página de Facebook, Rondão Almeida revela que, na próxima terça-feira, dia 13, irá divulgar as listas dos candidatos, pelo movimento que lidera, quer à Câmara, como à Assembleia Municipal e às Juntas de Freguesia, alegando ser tempo dos elvenses “abrirem os olhos”. “É tempo de ver e comparar o passado com o presente e de pensarmos no futuro”, diz ainda.

De recordar que Rondão Almeida é atualmente vereador, sem pelouros, na Câmara Municipal de Elvas. No mandato anterior, de 2014 a 2017, teve pelouro no primeiro ano e foi vereador sem pelouros nos três anos seguintes. Foi presidente do Município de Elvas durante cinco mandatos, entre 1994 e 2013, pelo Partido Socialista.

Rondão Almeida é assim o segundo candidato confirmado à Câmara de Elvas, depois de Paula Calado já ter anunciado a sua candidatura pelo PSD.

IPDJ tem candidaturas abertas ao programa de voluntariado Agora Nós

As candidaturas à organização de atividades de voluntariado, ao abrigo da “Geração Z”, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), estão abertas, até 1 de novembro.

Esta ação de voluntariado jovem, integrada no Programa “Agora Nós”, pretende contribuir para a intervenção útil e eficaz de jovens na comunidade.

Aumentar o número de atividades de voluntariado organizadas por jovens e para jovens e promover a qualidade das atividades de voluntariado jovem são os principais objetivos da “Geração Z”.

Podem candidatar-se ao programa entidades privadas sem fins lucrativos, recebendo, em caso de aprovação da sua atividade, uma subvenção que engloba um valor para a gestão da atividade e um valor para o ressarcimento diário dos voluntários participantes, sendo que cada voluntário recebe, por dia de participação efetiva, o valor de 12 euros.

As três áreas de intervenção prioritária do programa “Agora Nós” são a sustentabilidade ambiental, os direitos humanos e a igualdade de género. As abordagens destas áreas, nas atividades de voluntariado, devem ter em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As candidaturas devem ser submetidas na Plataforma de Programas até 20 dias antes da data de início das atividades.

CD Badajoz garante Play Off se vencer amanhã Real Madrid-Castilha

Neste domingo, 11 de abril, às 12 horas espanholas (11 horas em Portugal) o Estádio Nuevo Vivero em Badajoz será palco do segundo jogo do CD Badajoz na Segunda Fase do Campeonato da Segunda B espanhola (Serie 5C), diante do Real Madrid-Castilha (filial do Real Madrid).
Os alvinegros de Badajoz chegam ao jogo como líder isolado da tabela classificativa, com 44 pontos, enquanto o filial “merengue” chega em terceiro, com 33 pontos. Com uma vitória da equipa “pacense” ficaria garantida a sua presença no Play Off de Subida a Segunda divisão (Liga SmartBank), ainda a quatro jogos para a conclusão da Segunda Fase do campeonato.
Para este jogo, o treinador do CD Badajoz, Fernando Estévez, terá disponíveis a todos os jugadores do plantel, embora tem dúvidas com o defesa César Morgado e o avançado Jesús Clemente por problemas físicos.
No que diz respeito ao Real Madrid-Castilha, Raúl González (treinador do filial “madridista” e velha glória do clube da Avenida da Castelhana, em Madrid) não poderá contar com Miguel Gutiérrez, que foi expulso no jogo da primeira jornada da Segunda Fase. De todas as maneiras, o plantel “merengue” está recheado por alguns dos nomes mais marcantes do futebol de formação, quer seja futebol espanhol quer seja futebol europeu, já que até oito futebolistas do atual plantel ganharam a UEFA Youth League em agosto de 2020, diante do Benfica.
Apenas os sócios do CD Badajoz com lugar cativo terão aceso ao Estádio, devido a redução da lotação por causa da pandemia. Os adeptos alentejanos de futebol terão a possibilidade de seguir em direto pela televisão, já que a “Real Madrid TV” irá transmitir o jogo em direto desde Badajoz.
Emilio Pinilla

Campo Maior continua sem registar novos casos de Covid-19

Campo Maior continua sem qualquer caso ativo de Covid-19, este sábado, dia 10 de abril.

Sem registo de novos casos nos últimos três dias, foram reportadas, desde o início da pandemia, no concelho, 641 infeções pelo novo coronavírus.

Da doença, em Campo Maior, recuperaram 630 pessoas e morreram 11.

Montemor tem solução temporária para o autocaravanismo

No decorrer da alteração do Código da Estrada, que proíbe a pernoita e o aparcamento de autocaravanas ou similares fora dos locais expressamente autorizados para o efeito, o Município de Montemor-o-Novo, como medida de apoio ao turismo, procedeu à instalação de sinalização na zona do Rossio, em frente à Praça de Touros.

Assim, garante a presidente da Câmara de Montemor, Hortênsia Menino, é permitido aos autocaravanistas aparcar os seus veículos, possibilitando a sua visita ao concelho. “Esta sinalização ficará assim instalada apenas até à concretização da Área de Serviço para Autocaravanismo, que já tem financiamento aprovado pelo Turismo de Portugal e que está em fase contratação para a sua intervenção”, adianta.

O projeto carece agora de toda uma intervenção, para dotar o espaço das infraestruturas necessárias para o efeito. “O espaço em si carece de uma intervenção de obra para dotar o espaço das características técnicas, nomeadamente os locais de estacionamento e todas as áreas técnicas que são obrigatórias para este tipo de áreas de serviço e é essa fase de preparação do concurso para essa obra que estamos a fazer neste momento”, explica ainda.

Hortênsia Menino garante ainda que esta área de serviço vai permitir que mais turistas visitem o concelho de Montemor, tendo a perspetiva que, até então, já muita gente quer conhecer melhor a região. “Há de facto um interesse muito grande em conhecer, não só a região Alentejo, mas também o nosso concelho, pelo consideramos que esta resposta vai qualificar a oferta turística do nosso concelho e dar mais uma oportunidade de ficar cá alguns dias, frequentar o nosso comércio local e visitar os nossos monumentos”, remata.

Na obra da área de serviço, que ficará localizada junto à Piscina Coberta Municipal, será feito um investimento de cerca de 135 mil euros. Aquela infraestrutura, para além da pernoita e o aparcamento, permitirá abastecer as autocaravanas de água potável, carregar as baterias elétricas do veículo e proceder ainda ao despejo dos detritos que se acumulam nas viagens.

Campos de Ténis e de Padel já reabriram em Campo Maior

Os campos de Ténis e de Padel, na freguesia da Expectação, em Campo Maior, já reabriram ao público mas com horários distintos.

João Rosinha, presidente da Junta, explica que “todas as regras de segurança estão a ser cumpridas”, e adianta os horários praticados em cada um dos campos, que encerram nos feriados.

No caso do Campo de Ténis, de segunda a sexta-feira funciona das 8 às 12 horas das 14 às 17 horas; já ao fim de semana das 9 às 12 horas das 15 às 17 horas. Os Campos de Padel funcionam na segunda e terça-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas; de quarta a sexta-feira das das 8 às 12 horas e das 14 às 22 horas; e no fim de semana das 9 às 12 horas e das 15 às 17 horas.

O presidente considera que esta abertura “era muito aguardada pelos praticantes das modalidades, que já começaram a utilizar os espaços, o que demonstra a grande vontade das pessoas para praticar desporto”.

Campos de Ténis e de Padel, na Expectação, em Campo Maior, que já reabriram ao públicos e a todos aqueles que praticam as modalidades. As marcações devem ser efetuadas para o número 960 269 946.

Jackpot de 42 milhões de euros no próximo sorteio do Euromilhões

Nenhum apostador acertou na chave vencedora de ontem, 9 de abril, do Euromilhões, pelo que na próxima terça-feira, dia 13, vai estar em jogo um jackpot de 42 milhões de euros.

Três jogadores, um deles em Portugal, venceram o segundo prémio, de 247 mil euros. Já o terceiro prémio, de 13 mil euros, contemplou 13 apostadores, todos eles no estrangeiro.

O quarto prémio, de dois mil euros, saiu a 26 jogadores, apenas um com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 2, 8, 32, 35 e 44 e as estrelas 8 e 11.