Espanha prolonga controlo de fronteiras até 16 de abril

Foto arquivo

A fronteira terrestre entre Portugal e Espanha vai manter-se encerrada até dia 16 de abril.

Uma informação publicada no Boletín Oficial do Estado espanhol, onde pode ler-se que na base desta tomada desta decisão está “a situação epidemiológica nos dois países, que aconselha a manter as medidas preventivas e restritivas de mobilidade, pelo em concordância com as autoridades portuguesas, foi decidido manter o controlo da fronteira depois da Semana Santa”.

Esta decisão está em vigor a partir da 1 hora de 6 de abril até às 00.59 horas de 16 de abril.

Apenas os cidadãos espanhóis e os seus cônjuges ou parceiros registados no registo público e descendentes que vivem ao seu cuidado poderão entrar em território espanhol.

Os residentes e estudantes que estudam em Espanha, os residentes noutros Estados Membros ou países associados de Schengen que se encontram a caminho do seu local de residência habitual e os que se encontram em trânsito para efeitos de trabalho também serão autorizados a entrar.

Da mesma forma, aqueles que possam provar motivos de força maior, uma situação de necessidade ou razões humanitárias, bem como o pessoal estrangeiro acreditado como membro de missões diplomáticas, organizações internacionais e forças de segurança, cujos movimentos estejam relacionados com o seu trabalho, também o podem fazer.

As entradas e saídas do território espanhol através da fronteira terrestre interna com Portugal só podem ser feitas através dos pontos de passagem autorizados e durante as horas estabelecidas.