Borrego em destaque no Ciclo Gastronómico de Viana do Alentejo

O Município de Viana do Alentejo promove, ao longo deste ano, um conjunto de eventos gastronómicos com temáticas específicas, com o objetivo de promover a utilização de produtos locais.

O primeiro evento deste Ciclo Gastronómico é dedicado ao borrego, característico da cozinha tradicional alentejana e desta época de Páscoa, e que decorre até segunda-feira, dia 5 de abril, em 11 restaurantes do concelho.

Apoiar a economia local é o principal objetivo desta iniciativa, que, segundo o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, se traduz em pequenas ajudas ao setor da restauração. “Nós achamos que com, estas pequenas ações, com pequenas ajudas, associadas a outras ações que temos tomado, eles (os restaurantes) vão conseguir vender mais alguma coisa e, com isso, arrecadar mais algum dinheiro”, acrescenta.

Para ajudar os empresários, a autarquia tem procurado estabelecer um conjunto de medidas, para fazer face às consequências da pandemia.

“Isentámos, até final do ano, as taxas de ocupação de via pública, taxas de publicidade, esplanadas. Estamos também a fazer um desconto nas tarifas fixas da água, saneamento e resíduos e também isentámos todas as pequenas e médias empresas do nosso concelho do pagamento de derrama”, revela ainda o autarca.

Este ciclo gastronómico decorre em restaurantes, tanto de Viana do Alentejo, como de Aguiar e Alcáçovas. Depois do borrego, seguem-se as sardinhas, em junho, os frutos do quintal, em novembro e o porco, em dezembro.