Obra de requalificação da zona industrial de Campo Maior já com contrato assinado

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, foi hoje, 4 de março, a Campo Maior, assinar os contratos relativos às áreas de acolhimento empresarial de nova geração, quer de Campo Maior, quer de Beja, no âmbito do financiamento conseguido pelas duas autarquias ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Tanto para Campo Maior, como para Beja, dois de dez projetos aprovados, em todo o país, ainda que com maior incidência no interior, vão ser canalizados cerca de 15 milhões de euros, num total de 30 milhões para o Alentejo.

Para a ministra, este é um dos caminhos que o Governo tem vindo a traçar, com o objetivo de diminuir as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, adiantando que, com este investimento público, as zonas industriais serão requalificadas e dotadas de novas infraestruturas, ao nível das “comunicações 5G, de energia barata e de proteção contra incêndios”, que as áreas mais antigas não têm.

Apesar das “muitas candidaturas boas” apresentadas, apenas dez foram aprovadas. Contudo, adianta Ana Abrunhosa, no próximo quadro comunitário será dada prioridade a esses projetos e investimentos, que são “muito importantes para quebrar as assimetrias, porque dão maior competitividade às empresas e tornam o território mais atrativo para as empresas se instalaram”.

Atualmente, muitas empresas, garante a ministra, já instaladas no país, algumas delas estrangeiras, procuram “aumentar a sua produção e deslocar-se para estes territórios”. Não o fazem, diz ainda, por não haver estas condições que, dentro em breve, Campo Maior e Beja passam a ter.

De acordo com presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, este é o maior investimento, de sempre, feito no concelho, assegurando ainda que este “é um dia muito importante para Campo Maior”. Dos 15 milhões, adianta o autarca, dez estão “afetos à questão das energias renováveis, com sistemas fotovoltaicos e sistemas de armazenamento”. “Temos uma solução resiliente ativa de incêndios, que dará maior segurança aos investimentos que os empresários irão fazer, assim como àqueles que já estão na nossa zona industrial, temos a cobertura 5G, que é também um fator diferenciador sobretudo aqui no interior e que irá proporcionar a vinda de novas empresas para o nosso território”, assegura.

Através deste investimento, a zona industrial de Campo Maior vai contar com uma central fotovoltaica de sete hectares, “terrenos propriedade do município”, que irá produzir cerca de sete megawatts. Das 40 empresas já instaladas na zona industrial de Campo Maior, 24, adianta Rosinha, manifestaram interesse em vir a usufruir desta comunidade energética.

Quanto às obras a levar a cabo, revela o autarca, terão de estar prontas em 2023. Luís Rosinha diz ainda acreditar que, com este investimento, a juntar a todos os esforços de desenvolvimentos turísticos na vila, Campo Maior vai começar a atrair população jovem e qualificada.

Ricardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento, diz ser muito importante que Campo Maior tenha conseguido captar este investimento, lembrando que, com isto, os empresários da região vão poder comprar energia a preços mais baixos. Outro motivo de satisfação para Ricardo Pinheiro é o projeto-piloto da construção de um eletrolisador, na zona industrial de Campo Maior.

A cerimónia de assinatura dos contratos das áreas de acolhimento empresarial de Campo Maior e de Beja, decorreu, ao final da manhã desta sexta-feira, no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, espaço inaugurado no verão passado e dado a conhecer à ministra por Luís Rosinha, ainda antes da sessão.

Marcaram ainda presenta nesta cerimónia o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, os presidentes das Câmaras de Beja, Paulo Arsénio, Sousel, Manuel Valério, e Ponte de Sor, Hugo Hilário.

Depois de almoço, a comitiva teve ainda oportunidade de visitar as obras do Centro de Inteligência Competitiva de Campo Maior, na Antiga Escola da Cooperativa.