Dia do Pai celebra-se esta sexta-feira

Celebra-se hoje, 19 de março, o Dia do Pai, à semelhança do acontece em Espanha e Itália, por exemplo, sendo que a data muda consoante o país.

Este ano, e devido à pandemia, certamente que o dia não será celebrado como em anos anteriores, pelo que saímos à rua para ouvir o que elvenses e campomaiorenses têm a dizer a respeito dos seus pais e de que forma assinalam, ou não, a data.

Na origem desta data, existem duas histórias. A primeira remonta a dois mil anos antes de Cristo. Reza a lenda que um jovem chamado Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, com desejos de saúde felicidade e de uma longa vida.

A outra, mais recente, diz respeito a uma filha de um militar dos Estados Unidos que criou este dia para demonstrar a admiração que tinha pelo seu pai. A festa que organizou acabaria por ficar conhecida em todo o país e o presidente Richard Nixon oficializou o Dia do Pai, em 1972. Nos Estados Unidos da América, ainda assim, o dia é celebrado no terceiro domingo de junho.

As mensagem recolhidas para ouvir nos noticiários de hoje, da Rádio ELVAS, às 9 horas, meio-dia, 16 e 18.30 horas.