RC3 de Estremoz inicia celebrações de mais um aniversário em Elvas

O Regimento de Cavalaria nº3 (RC3) de Estremoz, começou esta sexta-feira, 8 de setembro, a celebrar os seus 316 anos, num conjunto de iniciativas que se prolonga até ao próximo dia 16.

As comemorações tiveram início, esta manhã, em Elvas, com a tradicional Marcha a Cavalo, a partir do Museu Militar, em direção ao RC3, onde os militares só chegam amanhã.

Para o diretor do Museu Militar de Elvas, coronel Nuno Duarte, é uma honra receber o RC3, para a realização desta tradicional marcha a cavalo. Nuno Duarte diz ainda que “todos os eventos do exterior”, como este, são oportunidades para dinamizar o Museu Militar de Elvas, mostrando-o e divulgando-o como um espaço “dinâmico”.

Para o comandante do RC3 de Estremoz, coronel Simões de Azevedo, “nada melhor” que começar estas comemorações do aniversário do regimento mais antigo do país no Museu Militar de Elvas. Ainda antes da saída dos militares a cavalo, foi descerrada uma placa no Museu Militar de Elvas. Esta placa, explica o coronel, serve, entre outras coisas, para “evocar as origens do RC3”.

Os militares têm hoje chegada prevista à Terrugem ao meio-dia, de onde partem pelas 16 horas, em direção ao Seminário de Vila Viçosa. Amanhã a marcha prossegue de Vila Viçosa, passando por Borba às 9.15 horas. Prevê-se que chegue ao Parque de Feiras de Estremoz ao meio-dia, seguindo depois para o RC3.

Ainda amanhã, haverá um passeio todo o terreno e de BTT, que sai do RC3 de Estremoz, passando pela Serra D’ Ossa e Parque de Feiras de Estremoz.

As comemorações do RC3 de Estremoz contemplam também, na próxima quarta-feira, uma tertúlia literária, na Sala do Capítulo, sob o mote “Madrinhas de Guerra”, pelas 18.30 horas.

Na sexta-feira, dia 15, decorre a cerimónia militar, no Rossio Maquês de Pombal, em Estremoz, pelas 10.15 horas e um espetáculo equestre, junto ao castelo de Estremoz, pelas 21.30 horas.

As comemorações dos 316 anos do RC3 de Estremoz encerram no sábado, 16 de setembro. Neste último dia, realiza-se uma conferência no Museu do Azulejo, marcada para as 17.30 horas, sob o mote “As Campanhas em África”. Pelas 21.30 horas há concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Teatro Bernardim Ribeiro.