Cursilho de Cristandade decorre em Elvas

Entre hoje, dia 28 de abril, e domingo, 1 de maio, decorre, na casa das Irmãs Concecionistas ao Serviço dos Pobres, mais um Cursilho de Cristandade para homens da Arquidiocese de Évora, o primeiro após a pandemia do Covid-19, com encerramento a partir das 18 horas, na Igreja de Santa Luzia, em Elvas.

O padre Ricardo Lameira, pároco em Elvas e Diretor Espiritual Nacional, refere que “este cursilho é uma aventura, por ser o primeiro após a pandemia. Trata-se de um encontro de cristãos, ou de homens que buscam a Deus, apoiados por leigos ou sacerdotes. Não há magia nem nada, há vida da vida partilhada”.

A participação no Cursilho de Cristandade, para novos elementos, é feita através de convite: ” a dinâmica é um cursilhista, ou o pároco, que convida outro cursilhista”.

O último dia do curso, dia 1 de Maio, divide-se em dois momentos: um momento de clausura e uma eucaristia final, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, na igreja de Santa Luzia

Os cursilhos iniciaram-se em Espanha no ano de 1949, mais concretamente em Palma de Maiorca. Em Portugal o 1º cursilho realizou-se em Fátima no ano 1960. Desde essa data já passaram por um cursilho muitos homens e mulheres.