Grande vitória do Santa Teresa na visita ao Espanyol (1-2)

Vitória fantástica do Civitas Santa Teresa Badajoz na visita ao RCD Espanyol na jornada 22 da Primeira Liga espanhola de Futebol Feminino, com golos de Estefa e Neira após um magnífico jogo por equipas do início ao fim.

As pacenses começaram o jogo em busca da baliza rival desde o apito inicial. Belén finalizou no primeiro minuto ao lado da rede e mais tarde Kenni rematou ao lado, numa partida esmagadora das atletas de Juan Carlos Antúnez.

Aos 20 minutos de jogo Neira caiu na área em nova ação de contra-ataque e aos 29 Lordemann disparou de dentro da pequena área em clara oportunidade.

Antes do intervalo, justiça foi feita no placar e o Santa Teresa abriu o marcador. Aos 42 minutos Estefa recuperou uma bola e com o pé esquerdo mandou para o fundo da rede e fez o 0-1 com que chegou ao intervalo.

Depois de uma grande primeira parte do Santa Teresa Badajoz, o Espanyol procurou uma reação com múltiplas mudanças nas suas fileiras e a equipa da Extremadura saiu a procurar marcar o segundo golo.

Assim que a partida recomeçou, Kenni centrou para Neira controlar e finalizar com o direito de fazer o segundo golo, o primeiro por sua conta nesta temporada.

Com a vantagem de dois golos no placar, a equipa de Badajoz continuou tentando aumentar a vantagem, mas foram as locais que aos 55 minutos reduziram a diferença na cobrança de penalti através de Baudet.

O Espanyol pressionou apesar de Santa Teresa ter controlado a partida e Yoli, a guarda-redes do Civitas, brilhou com uma grande defesa aos 63 minutos para conseguir defender um remate das locais.

Nos últimos minutos do jogo o Espanyol procurou o empate e as visitantes mostraram-se muito confiantes, terminando o jogo com 1-2 que deu ao Santa Teresa os três pontos.

Civitas Santa Teresa Badajoz: Yoli, Lordemann (Visco 71 ‘), Parralejo, Van Slambrouck, Rovirola, Nayadet, Estefa, Belén, Neira, Mellado (Nerea Pérez 79’) e Kenni.

RCD Espanyol: Montse Quesada, Elba (Sara 46 ‘), Paola, Xènia, Brenda (Julve 46’), Odelberg, Nicart, Dulce (Lombi 63 ‘), Joanna (Baudet 46’), Maya (Letti 61 ‘) e Vanegas .

Metas: Estefa 0-1 (42 ‘), Neira 0-2 (46’) e Baudet 1-2 (55 ‘p.)

Árbitro: María Romero Navarro (Comitê Valenciano). Mostrou amarelo às locais Vanegas (46 ‘), Nicart (60’), baudet (83 ‘) e Soldevila (92’), e às visitantes Parralejo (12 ‘), Nayadet (32’) e Van slambrouck (53 ‘).

 

Mais 101 oliventinos receberam a nacionalidade portuguesa

Na tarde de ontem, 101 oliventinos receberam o ‘cartão de cidadão’ português, na Casa da Cultura de Olivença (foto acima), no dia em que se realizou uma jornada técnica em torno da Lusofonia.

Este evento foi promovido pelos co-fundadores da Associação Cultural ‘Além Guadiana’, Eduardo Naharro y Joaquín Fuentes, para discutir e esclarecer alguns aspetos técnicos para a obtenção da nacionalidade portuguesa por parte dos cidadãos de Olivença, bem como os seus descendentes ou emigrantes de Olivença.

O alcalde de Olivença, Manuel González (foto ao lado) realçou o grande trabalho desenvolvido pelos membros da extinta Associação “Além Guadiana”, que “continuam a promover a cultura e a língua portuguesa em Olivença. Tendo sido esse um dos objetivos para que foi fundada a associação, mas não há dúvida que o conseguiram e foram mais longe, possibilitando a qualquer oliventino ou oliventina ter o seu cartão de nacionalidade ou bilhete de identidade, uma característica única que nos confere um valor diferencial na Península Ibérica ”  O autarca oliventino destacou o valor histórico e os laços de união com Portugal “a história deu-nos ferramentas úteis no presente e que podem ajudar a continuar a construir um futuro cheio de esperança. Parte desse futuro depende das relações com Portugal”.

O processo de obtenção da nacionalidade portuguesa por oliventinos tem sido levado a cabo desde há vários anos a esta parte e algumas centenas de pessoas de Olivença obtiveram a nacionalidade portuguesa.

Em 2014, por exemplo, 80 habitantes de Olivença adquiriram a nacionalidade portuguesa, tendo sido entregues vários lotes de processos com algumas dezenas de pedidos junto do Estado português para obter a dupla nacionalidade, através da associação Além Guadiana, tal como aconteceu em 2018, quando 103 habitantes, obtiveram dupla nacionalidade.

Nas eleições legislativas de 2019, pela primeira vez na história, cerca de 500 habitantes de Olivença com dupla nacionalidade puderam exercer o seu direito de voto nas eleições para o parlamento português.

Entre os motivos que os levam a solicitar a dupla nacionalidade estão os vínculos culturais e afetivos, e sobretudo nas gerações mais jovens, o pedido de nacionalidade portuguesa baseia-se em eventuais oportunidades educativas. A estremadura é a região espanhola onde há mais alunos a estudar a língua portuguesa. Segundo dados obtidos pelo Instituto Camões, junto das autoridades educativas locais, havia na Estremadura espanhola mais de 22 mil alunos, em 2020.

António Ferreira Góis

Candidaturas para o Prémio de Boas Práticas em Saúde

O Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS) tem candidaturas abertas entre 22 de março e 30 de abril, com o objetivo de dar a conhecer as boas práticas em saúde a nível nacional, no âmbito da qualidade e inovação, com vista a replicar as mais-valias para o bom desempenho do Sistema de Saúde.

A atribuição do PBPS visa distinguir e premiar o trabalho dos profissionais ou equipas em serviços/unidades de saúde que, no seu quotidiano, desenvolvam projetos com qualidade e inovação e que, respeitando as normas instituídas, representem um valor acrescentado para o cidadão/comunidade ou para as práticas da organização, com reflexo direto na prestação de cuidados de saúde, podendo ser consideradas como boas práticas em saúde.

Podem candidatar-se todos os profissionais e equipas de saúde dos setores público, privado e social a apresentarem projetos à 14.ª edição anual do Prémio de Boas Práticas em Saúde, centrando-se este ano na temática da “SNS em Transformação: Boas práticas em tempos de Pandemia”, com foco nos seguintes subtemas: transformação estrutural e organizacional; profissionais de saúde; tecnologias de informação e digitais; acesso do cidadão, incluindo grupos vulneráveis e de risco; prevenção e promoção da saúde pública; qualidade e segurança do doente.

O processo de seleção e apuramento dos vencedores tem várias fases, conforme consta do regulamento (disponível em www.boaspraticasemsaude.com).

Os projetos finalistas serão convidados a apresentar o seu projeto no Encontro de Boas Práticas em Saúde e concorrerão à atribuição de duas distinções – primeiro prémio e menção honrosa – na categoria de Melhor Projeto. Aos projetos não finalistas, a que tenha sido reconhecido mérito pela Comissão Científica, será dirigido um convite para apresentação de poster científico, que concorrerão à atribuição duas distinções – primeiro prémio e menção honrosa – na categoria de Melhor Poster.

As candidaturas deverão ser submetidas on-line, em formulário disponível para o efeito, no sítio do Prémio Boas Práticas em Saúde –www.boaspraticasemsaude.com. No website constam, ainda, os contactos dos interlocutores designados em cada Instituição parceira do PBPS, os quais estão disponíveis para apoiar na instrução dos processos e clarificação de eventuais dúvidas na sua região de saúde.

O Encontro para apresentação dos projetos nomeados, exposição de posters e divulgação dos Prémios, terá lugar no dia 25 de novembro de 2021, cujo formato será definido de acordo com a evolução do contexto pandémico e das regras de segurança em vigor, impostas pelas autoridades competentes.

Luís Rosinha é candidato pelo PS à Câmara de Campo Maior

A Concelhia do Partido Socialista de Campo Maior anunciou hoje a candidatura de Luís Rosinha à presidência da Câmara Municipal da Campo Maior nas Eleições Autárquicas de 2021, tendo sido escolhido por unanimidade pelos militantes da Concelhia.

“Acreditamos que o Luís Rosinha é a pessoa certa para cumprir com este desafio. Reúne condições de liderança, experiência, é um conhecedor profundo da realidade do concelho e das suas instituições e tem o reconhecimento junto de todos os setores da sociedade campomaiorense”, pode ler-se numa publicação feita na página de Facebook do PS de Campo Maior.

Mais dois doentes de Elvas recuperados da Covid-19

O concelho de Elvas regista, este sábado, dia 13 de março, dois novos casos de recuperação de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, não foram reportados novos casos de infeção no concelho, havendo agora 12 casos ativos.

É o oitavo dia consecutivo em que em Elvas não há novos casos.

Da doença, no concelho, morreram 28 pessoas e recuperaram 1299, num total de 1339 casos registados, desde o início da pandemia.

50 anos da Académica de Santa Luzia teve homenagem aos fundadores

Foi a 13 de março de 1971, há precisamente 50 anos, que 14 jovens, de Elvas, fundavam aquela que vinha a ser a Associação Académica de Santa Luzia.

Hoje, seria dia de festa e de convívio, mas a pandemia não o permite. Ainda assim, alguns dos membros desta associação acabaram por se reunir, na tarde deste sábado, ao ar livre, no “Largo do Pingalhetas”, para um encontro de homenagem aos fundadores. Um deles, Manuel Carvalho, explica que tudo começou quando os 14, na altura com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, todos eles residentes no Bairro de Santa Luzia, se reuniram para, simplesmente, comprar um bola de futebol.

Essa bola de futebol de 11 viria a custar 300 pesetas, o equivalente a 60 cêntimos, tendo sido comprada em Badajoz. A partir daí, foram muitas as histórias vividas por aqueles jovens, que hoje, já com outra idade, neste reencontro, procuraram recordar esses tempos.

Neste encontro, para além de uma simbólica homenagem aos fundadores, sendo que nem todos puderam estar presentes, por não viverem em Elvas, foi possível recordar algumas imagens e documentos que retratam momentos vividos ao longo destes 50 anos.

A Associação Académica de Santa Luzia teve equipas federadas de quatro modalidades: futebol, futsal, rugby e voleibol. “O que ali temos são papéis com 30, outros com 40, 50 anos, e que retratam alguns dos momentos aqui da Académica de Santa Luzia”, explica Manuel Carvalho, apontado para os cartões de sócio, documentos e as fotografias, que, em cima de uma mesa, o levam numa viagem no tempo. Para mais tarde, e quando assim for possível, a data será assinalada com uma “confraternização mais acentuada”.

Para além de Manuel Carvalho, são fundadores da Associação Académica de Santa Luzia Carlos Telo, Domingos Delgado, Francisco Salgueiro, João de Deus Guerra, João Mendes, Joaquim Paiva Rosado, José Manuel Barroso, José Manuel Picão, José Mário Mendes, Luís Filipe Garcia, Luís Salgueiro, Manuel Guerra e Mário Mendes.

 

Câmara de Mora continua a apoiar IPSS do concelho

A Câmara Municipal de Mora tem estado atenta às necessidades das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho, desde o início da pandemia, e tem vindo a apoiar na aquisição de equipamentos de proteção e desinfeção para os seus funcionários.

O presidente da câmara, Luís Simão de Matos, explica que “praticamente todos os meses é feito um cabaz por parte da autarquia e entregue às cinco instituições do concelho”. A última entrega consistiu em 20 litros de gel desinfetante de mãos, 15 litros de desinfetante para superfícies, vários tipos de luvas, cerca de 4000 unidades e 1200 máscaras, 200 toucas, 200 batas e 200 cobre sapatos.

Além de apoiar as instituições, o autarca de Mora considera que “estas medidas apoiam também as famílias porque evitam que os lares tenham que aumentar as mensalidades dos utentes para pagar os equipamentos de proteção”.

Estes equipamentos são para uso dos profissionais destas instituições, de modo a contribuir para a proteção individual de cada um, face ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

Alentejo regista mais 26 casos Covid e um óbito

Nas últimas 24 horas, foram identificados, no Alentejo, 26 novos casos de Covid-19 e reportado mais um óbito.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), na região, desde o início da pandemia, foram registados 28.726 casos de infeção e declaradas 962 mortes.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 26 casos no sábado 6 de março; 29 casos no domingo 7 de março; 31 casos na segunda-feira 8 de março; 3 casos na terça 9 de março; 13 casos na quarta-feira 10 de março; 11 casos na quinta 11 de março; 14 casos na sexta-feira 12 de março; e 26 casos no sábado 13 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais 564 casos Covid e 19 óbitos em Portugal

Portugal regista, este sábado, 13 de março, 564 novas infeções por Covid-19 e 19 mortes, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de internamentos continua a cair, sendo que hoje encontram-se menos 66 doentes internados em enfermaria e menos 13 em unidades de cuidados intensivos (UCI). Portugal tem agora 980 doentes internados com Covid-19, dos quais 253 em UCI.

Os 19 óbitos eram 13 residentes em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), três no Norte, dois no Centro e um no Alentejo. Dos 564 novos infetados, 208 (37%) dizem respeito a LVT, 132 (23%) no Norte e 114 (20%) no Centro. Nova quebra dos casos ativos: hoje há 40.788, menos 5944 que ontem.

Foram dados como recuperados, nas últimas 24 horas, mais 6.489 doentes, num total de 756.259 desde o início da pandemia. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.669 óbitos e 813.716 casos de infeção pelo novo coronavírus.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 1007 casos no sábado 6 de março; 682 casos no domingo 7 de março; 365 casos na segunda-feira 8 de março; 847 casos na terça 9 de março; 642 casos na quarta-feira 10 de março; 627 casos na quinta 11 de março; 577 casos na sexta-feira 12 de março; e 564 casos no sábado 13 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Espaço do Tempo apoia Évora a Capital Europeia da Cultura

A Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 lançou um ciclo online de pequenos documentários que semanalmente, até novembro, vai dar a conhecer histórias sobre pessoas, projetos e instituições da comunidade.

Neste momento estão a decorrer atividades, no âmbito do projeto #SENDO, que pretende, através de vídeos, divulgar todas as semanas, um conjunto de instituições culturais, personalidades da região. Estes vídeos, divulgados, semanalmente, podem ser vistos na página da Candidatura de Évora a Capital Europeia da cultura 2027 ou no facebook e instagram do município.

O projeto cultural multidisciplinar Córtex Frontal, do concelho de Arraiolos, a associação cultural Oficinas do Convento, de Montemor-o-Novo, o Centro Interpretativo dos Almendres, de Évora, ou o Figurado de Barro de Estremoz são temas de alguns dos filmes.

Outros dos documentários abordam o projeto de residências artísticas da associação interdisciplinar O Espaço do Tempo, do coreógrafo Rui Horta, em Montemor-o-Novo.

Para Rui Horta, “tem existido um trabalho de proximidade com a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura, desde o início, inclusive há uma candidatura em apreciação que tem uma candidatura conjunta com a Capital Europeia da Cultura e seis municípios do Alentejo, de apoios vindos norte da europa para a cultura e que permite trabalho em rede no sul da Europa”.

Esta candidatura conjunta tem como objetivo “fazer uma programação cultural em rede no Alentejo em que a capital se envolve no que é feito”, e para Rui Horta “dá uma sensação de que o trabalho da capital está relacionado não só com atividades em Évora, mas em todo o Alentejo”.

Serão várias as atividades conjuntas, no âmbito desta candidatura, “desde formação de técnicos de som, palco, iluminação, cena, acolher desde acolher residências artísticas de projetos conjuntos, bem partilhados com outras cidades do Alentejo com projetos criativos, que irão envolver a comunidade”.

Rui Horta refere ainda que O Espaço do Tempo “tem uma missão para lá de Montemor, na região é um agente cultural muito ativo”.

Ciclo online de pequenos documentários lançados no âmbito da Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura, que vai dar a conhecer histórias sobre pessoas, projetos e instituições da comunidade.

Mantém-se ativo um caso de Covid-19 em Campo Maior

Campo Maior não regista este sábado, 13 de março, novos casos de infeção por Covid-19.

Mantém-se ativo, no concelho, um único caso, num total de 639 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, morreram 11 pessoas e recuperaram 627.

Associação Empresarial, APARSIN e Gota d’Arte juntam-se no apoio às empresas elvenses

Sob o mote “Elvas Volta Mais Forte”, três instituições do concelho – Associação Empresarial, APARSIN e Gota d’Arte – juntam-se para lançar uma campanha de apoio às empresas que por estes dias se encontram de portas fechadas. Os elvenses terão a palavra decisiva para o sucesso da campanha, já que serão convidados a comprar vouchers para assegurar algum fundo de maneio aos empresários locais, enquanto os seus negócios não reabrem.

Os vales terão valores de 5, 10, 15 e 20 euros, funcionando como aquisição antecipada de produtos e serviços. Após a reabertura dos estabelecimentos, os titulares dos vouchers terão um mês para os utilizar.

Podem aderir ao Movimento os empresários de todos os setores de atividade, inclusive aqueles que já se preparam para regressar à atividade, decorrendo o prazo de inscrição até à próxima sexta-feira, 19 de março, através do e-mail elvasvoltamaisforte@gmail.com. Nesse contacto deverão indicar o número de vouchers que disponibilizam e os valores faciais dos mesmos.

Na mesma mensagem de correio eletrónico, os empresários terão igualmente que informar se pretendem que o pagamento dos vouchers seja feito pelo sistema MB Way, transferência bancária ou por ambos, informando o número de telemóvel e/ou IBAN da conta. Os vouchers serão disponibilizados aos empresários em formato digital ou físico, conforme a sua escolha.

Se subsistir alguma dúvida, os empresários interessados podem contactar telefonicamente o número 268 626 062, da Associação Empresarial de Elvas, de segunda a sexta-feira em dois períodos: das 9 às 13 e das 14 às 18 horas.

Depois de concluída a fase reservada às inscrições, o período de aquisição dos vales decorrerá de 20 de março a 18 de abril, sendo feita no dia seguinte a divulgação do resultado global da iniciativa.

Enquanto estiver a decorrer a etapa de compra de vouchers, a equipa da campanha “Elvas Volta Mais Forteirá fazendo atualizações dos resultados atingidos. Ao mesmo tempo, também as empresas aderentes serão convidadas a partilharem nas suas redes sociais a evolução da venda dos seus vales de compra.

Grupo Campo Maior Trail Runners continua com treinos online

O Grupo Campo Maior Trail Runners tem vindo a desenvolver algumas atividades, para que a população continue a praticar exercício físico.

Neste sentido e como explica Carlos Pepê, o grupo está a desenvolver, duas vezes por semana, sessões de treino online, ao final da tarde, a partir das 19.15 horas.

Os atletas dinamizam os treinos específicos, em que Carlos é o moderador, que “têm como objetivo o desenvolvimento físico, para além de ser também um momento de convívio”.

Nestes treinos há a promoção da corrida ou trail e o reforço muscular, assim é proposto o treino de uma parte específica do corpo para trabalhar várias partes e manter um equilíbrio no desenvolvimento físico”. Este é um momento de “convívio e uma forma de manter os atletas em boa condição física e com um bom estado de espírito mental”.

Carlos Pepê explica ainda qual o tipo de exercícios que são feitos durante estas sessões, quem a duração de 30 minutos. Assim, todos os exercícios são repetidos, começa com aquecimento, e ao longo do treino há um desenvolvimento progressivo dos exercício e no final uma parte de alongamentos”. Estes exercícios são acompanhados de música para “garantir a fluência dos movimentos”.

O Grupo tem proposto também aos atletas, “sempre que possível que pratiquem desporto na rua, em zonas isoladas, e perto da sua residência, por curtos espaços de tempo, isolados ou em grupos de poucas pessoas, de forma a cumprir as regras em vigor”, refere ainda Carlos Pepê.

Grupo Campo Maior Trail Runners que promove treinos em casa, para todos aqueles que se queiram juntar, podem fazê-lo através das redes sociais, ou entrando em contacto diretamente com um membro do grupo.

Cáceres: mais de 2700 infrações da pandemia registadas num ano

Foto: El Periódico Extremadura

A Polícia Local de Cáceres, na Estremadura espanhola, registou, desde março do ano passado, mais de 2.700 infrações relacionadas com o não cumprimento das medidas de prevenção à propagação da Covid-19.

Foram ainda registadas outras 900 intervenções, que não implicaram a aplicação de multa, relacionadas com a pandemia.

De acordo com o porta-voz da Câmara de Cáceres e conselheiro delegado da Polícia Local, Andrés Licerán, foram abertos um total de 9.491 processes por aquela força de segurança, relacionados com a pandemia, num espaço de um ano.

O maior volume de autos de sanção não está, ainda assim, relacionado com o novo coronavírus, mas sim com infrações de trânsito e de segurança rodoviária, com um total de 4.753.

Homem de 25 anos detido em Badajoz por plantação de cannabis

Um homem, de 25 anos, foi detido, pela polícia, no bairro de Las 800, em Badajoz, depois de desmantelada uma plantação de cannabis. O indivíduo, suspeito de um crime contra a saúde púbica, para além do alegado tráfico de drogas, é também acusado de fraude relacionada com o abastecimento de energia elétrica.

A polícia terá iniciado as investigações, após receber diversas informações anónimas relacionadas com a existência de uma plantação de cannabis numa casa, localizada na Rua Ebro. Realizadas as diligências necessárias, e de identificado o suposto autor do crime e localizado o endereço exato do ilícito, os agentes procederam a uma busca domiciliária.

Numa das salas da habitação em causa, foram encontrados 47 vasos com aquela planta, que já se encontrava em processo de secagem para depois ser vendida. A polícia acabou por apreender mais de sete quilos de cannabis e todos os instrumentos que ajudavam no florescimento da cannabis: transformadores, lâmpadas, extratores e ventiladores.

Dois segundos prémios do Euromilhões saem em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um ‘jackpot’ de 71 milhões de euros, já que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem, 12 de março.

O segundo prémio, no valor de 123 mil euros, vai contemplar sete jogadores, dois dos quais em Portugal, enquanto o terceiro prémio, de 15 mil euros, vai ser entregue a 13 apostadores, um dos quais em território nacional.

O quarto prémio, de 1.803 euros, saiu a 35 jogadores, todos eles no estrangeiro.

A chave do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 4, 6, 9, 11 e 44 e pelas estrelas 10 e 11.

Ponte de Sor com mais dois casos Covid e uma alta

O concelho de Ponte de Sor registou ontem, 12 de março, mais dois casos positivos de Covid-19 e uma recuperação.

No concelho, há agora cinco casos ativos, num total de 813 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Ponte de Sor, já recuperaram 775 pessoas e morreram 33.

Mais um doente Covid recuperado em Vila Viçosa

Vila Viçosa registou ontem, 12 de março, mais um caso de recuperação de Covid-19.

Há agora sete casos ativos no concelho, num total de 459 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Vila Viçosa, já recuperaram 441 pessoas e morreram 11.

Borba regista um novo caso de Covid-19

O concelho de Borba registou ontem, 12 de março, um novo caso de Covid-19, depois de ter atingido os zero casos ativos.

Em Borba, há agora, assim, um caso ativo, num total de 481 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Borba, já recuperaram 469 pessoas e morreram 11.

Joaquim Santos lança “Um Encontro Acidental”

Joaquim Santos, natural de Elvas, lançou o segundo capítulo de “Os Gémeos e a Arca do Tempo”, intitulado “Um Encontro Acidental”.

A aventura infantojuvenil “conta a história de dois irmãos que, junto com o seu grupo de amigos, são transportados para lugares mágicos. Através de uma arca do tempo que descobriram e têm guardados no sótão, as crianças vivem aventuras fantásticas”, referiu-nos o autor do livro.

A história deste livro tem uma particularidade: “os gémeos são transportados para o futuro e desafiados a descobrir os mistérios da Covid-19. Relativamente à psicologia do conto, esta história acaba por nos mostrar a importância de sonhar e o facto de despertar a nossa imaginação, e sobretudo a das crianças. Remete-nos ainda para valores importantes como a amizade e a família e pretende “despertar o gosto pela leitura juntos dos mais novos que, infelizmente, se está a perder”.

Joaquim Satos confessa que já tinha “a segunda obra pronta” mas acabou por “ficar na gaveta uma vez que este livro se adequa mais à realidade que o mundo atravessa”.

Joaquim Santos é professor de Português e Inglês e também escritor. A nova obra, o segundo capítulo de “Os Gémeos e a Arca do Tempo”, ainda não teve o seu lançamento presencial devido à pandemia que o país atravessa. No entanto, pode já ser adquirida através da Internet ou junto do autor.