“Estamos a falar de um caso de saúde pública”, diz Líria Carvão

Líria Carvão, presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, relativamente à situação da mãe e filho que vivem em condições muito más, explica que “esta situação ultrapassa as competências da junta, sendo uma situação de acompanhamento social. A única coisa que a junta pode fazer é ajudar na limpeza. Já nos prontificámos para comprar produtos de limpeza e o funcionário da junta vai fazer a recolha do lixo acumulado à porta”.

“Através da médica de família, mãe a filho já foram encaminhados para ter consultas de psiquiatria. No caso da família conseguir encontrar alguém para ir fazer limpeza, a junta já se prontificou a pagar. Mas não sei se vão conseguir porque está ali uma situação de vários anos. Podemos mesmo falar de um caso de saúde pública. Eu mesma vou sinalizar o caso para a Segurança Social porque eles têm que entregar o caso a técnicas especializadas para que possamos ajudar estas pessoas”.

A mulher recebe uma pensão de viuvez pela morte do marido, tal como a própria nos referiu. O filho recebe também uma pensão da Segurança Social devido a incapacidades. Nesse sentido, Líria Carvão considera que “não se trata de uma situação de pobreza. É um caso de falta de acompanhamento social. Estas pessoas têm rendimentos mas depois não o sabem gerir. É necessário haver acompanhamento psicológico. Podem ter algum dinheiro mas não desta maneira que alguns dias depois de o receberem já não têm. Isto é muito complicado. E o caso da Maria da Terrugem não é único. Há mais casos destes”.

“Eu sei que a casa é arrendada. Caso hajam problemas nas canalizações, a situação tem que ser reportada à proprietária, mas também não me parece que tenha culpa porque isto foi um

Líria Carvão refere que “mãe e filho já estão encaminhados para receberem  acompanhamento médico. O filho já recebia anteriormente e abandonou, nem sei porquê, e a mãe vai agora começar”. No entanto, a presidente considera que é necessário “haver acompanhamento técnico por parte da Segurança Social”.

Mãe e filho vivem em condições muito precárias na Terrugem. O excesso de sujidade e lixo acumulado levou ao entupimento de canos e consequente inundação da casa.