Março é mês da Juventude em Évora

Março é Mês da Juventude em Évora, este ano subordinado ao tema Vencer a Pandemia, Agir pelo Ambiente, construir um Concelho Sustentável”.

Num ano completamente atípico a Câmara Municipal de Évora optou, ainda que em moldes diferentes, por manter as comemorações do Mês da Juventude, num sinal claro da relevância que os jovens assumem no concelho e no reconhecimento do seu contributo inestimável para o desenvolvimento sustentável da região.

Esta data é sempre assinalada “pela câmara municipal e pelas associações juvenis concelho, à semelhança do que aconteceu este ano. Cada uma das instituições propões iniciativas diferentes para integrar o mês da juventude. Naturalmente que, face à situação que estamos a viver, as iniciativas são sobretudo digitais mas acima de tudo não quisemos deixar de assinalar a data”, referiu-nos o presidente da câmara, Carlos Pinto de Sá.

Sob o lema do Município “Vencer a Pandemia Agir pelo Ambiente, Construir um Concelho Sustentável”, e em parceria com 19 entidades do concelho, o programa das comemorações integra cerca de 77 iniciativas nas áreas desportiva, recreativa, cultural, de intervenção política, como a sensibilização para problemas ou temáticas, promoção de boas práticas, defesa de valores ambientais e outras.

No vasto programa desta iniciativa, destaque para a conferência com a Confederação Portuguesa de Coletividades sob o tema “Associativismo Jovem – porquê participar?” a realizar no dia 15 de março, a atuação da Orquestra Juvenil de Sopros de Évora com “ Cantar pela Saúde Mental” a acontecer no dia 19 de março e o Fórum do Plano Nacional da Juventude de Évora que se realiza no dia 25 de março. Até 23 de março decorre o Concurso de Produção de Vídeo, competição internacional promovida pela OCPM – Organização das Cidades Património Mundial – com o título “Évora. Novo começo. Nova visão. Nova cidade”, que pretende que os participantes reflitam sobre as mudanças que estão a ocorrer na sua cidade, mas também sobre as oportunidades que essas mudanças podem trazer.