Homem morre após agressões em Borba
Simula furto de pneus em Campo Maior e GNR recupera carga
A Guarda Nacional Republica (GNR) intercetou um veículo pesado de carga com pneus, na Maia, distrito do Porto, que teriam sido alegadamente furtados em Campo Maior, após o camião com a carga ter saído de Famalicão, no valor superior a 40 mil euros.
Em comunicado, o Comando Territorial de Braga da GNR informa que, após uma denúncia por furto de parte da carga de um camião em Campo Maior, os militares “iniciaram diligências com o intuito de localizar o material furtado, bem como o autor do furto”.
De acordo com a GNR, “no decorrer da investigação, apurou-se que o condutor do camião, após ter iniciado o transporte dos pneus em Famalicão com destino a Marrocos, efetuou uma paragem num armazém na Maia, onde retirou e armazenou os pneus furtados”.
“Foi possível apurar ainda que, após seguir a rota estipulada, o suspeito efetuou uma paragem de descanso na zona de Campo Maior, onde simulou que parte da carga teria sido furtada naquela localidade sem que o mesmo se apercebesse”, acrescenta a nota de imprensa.
Os investigadores da GNR apuraram que o resultado do alegado furto teria sido guardado num armazém na Maia, tendo entretanto sido entregue à empresa proprietária.
O suspeito foi identificado e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Elvas.
E-commerce em destaque esta semana no “Desmarca-te” online
A Fábrica do Empreendedor, em Elvas, prossegue o ciclo formativo “Desmarca-te”, ao longo deste mês de fevereiro, por via online. Amanhã, dia 17 de fevereiro, pelas 18 horas, decorre uma conferência sobre “E-commerce”.
Este ciclo gratuito de workshops tem como objetivo capacitar os participantes, promover o desenvolvimento de competências pessoais e comportamentais que facilitem a inserção em mercado de trabalho, a aquisição de competências que tornem os participantes parte ativa na construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto de vida profissional.
Este está estruturado em três eixos: emprego, empreendedorismo e competências transversais, sendo que os interessado podem inscrever-se no link http://www.seagency.org/inscricoes/.
Os workshops realizam-se via Zoom.
Câmara de Gavião requalifica Cemitério de Comenda
Alandroal regista mais três doentes curados da Covid-19
Elvas regista mais uma morte e quatro novos casos de Covid-19
O concelho de Elvas regista hoje mais uma morte associada à Covid-19, quatro novos casos e nove recuperações.
Desde o início da pandemia, foram registados, em Elvas, 1.309 casos de infeção, dos quais 52 estão ativos e a morte de 27 pessoas.
Nas últimas 24 horas, verificou-se a recuperação de nove pessoas, num total de 1.230 altas.
Calixto destaca qualidade de projeto europeu da CCDR Alentejo
O “Auroral” (Architecture for Unified Regional and Open digital ecosystems for Smart Communities and wider Rural Areas Large scale application), um projeto liderado, a nível europeu, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, já está em curso em quatro localidades alentejanas: entre elas São Pedro do Corval, em Reguengos de Monsaraz.
Através deste projeto, que tem a duração de quatro anos e que conta com um investimento de cerca e 16 milhões de euros, pretende-se que nove regiões rurais europeias, incluindo o Alentejo, tenham acesso à tecnologia e meios digitais semelhantes aos das regiões economicamente mais desenvolvidas.
Com este projeto, financiado pelo programa comunitário Horizonte 2020, prevê-se ainda que nos locais a ser aplicado, se registe um crescimento económico e de emprego, ajudando a reduzir as assimetrias no acesso digital entre as áreas urbanas e rurais.
De acordo com José Calixto, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, trata-se de um projeto “de grande dimensão”, apresentado ao programa Horizonte 2020, “que envolve cerca de 25 parceiros, em mais de uma dezena de países europeus, e tem o grande objetivo de transferir tecnologia de ponta para aplicações nas mais diversas áreas em comunidades de baixa densidade”.
“Foi uma grande vitória da representação do Alentejo, em Bruxelas. Nesta chamada do Horizonte 2020, foi o projeto europeu com melhor classificação”, revela ainda Calixto, adiantando que só para a gestão da CCDR Alentejo do projeto, o orçamento, para os quatro anos, é de 2.7 milhões de euros.
Em São Pedro do Corval, o projeto vai basear-se no aproveitamento da comunidade artística e na herança relacionada com o artesanato e a cerâmica.
Para além de São Pedro do Corval, foram integradas, neste projeto, as localidades de Arronches, Sines e Pias, no concelho de Serpa.
Em Arronches, será sobre o uso eficiente dos recursos públicos na mitigação das alterações climáticas que o projeto se baseará. Em Sines, o foco está no empreendedorismo digital e desenvolvimento de incubadoras e clusters tecnológicos. Já em Pias, o projeto tem por base o envelhecimento saudável e a qualidade de vida.
Portugal regista 1502 novos casos de Covid e 111 óbitos
Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1502 casos de infeção confirmada por Covid-19 e 111 óbitos. De ontem para hoje 8.865 pessoas recuperam da doença.
Esta terça-feira, dia 16 de fevereiro, 4482 doentes estão internados (menos 350 que ontem), dos quais 752 em unidades de cuidados intensivos (menos 32 de ontem para hoje).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 15.522 mortes, 788.561 casos de infeção e 677.719 casos de recuperação, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 2583 casos na terça 9 de fevereiro; 4387 na quarta-feira 10 de fevereiro; 3480 casos na quinta 11 de fevereiro; 2854 casos na sexta-feira 12 de fevereiro; 2856 casos no sábado 13 de fevereiro; 1677 casos no domingo 14 de fevereiro; 1203 casos na segunda-feira 15 de fevereiro; e 1502 casos na terça 16 de fevereiro.
Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.
Alentejo com mais 65 casos Covid e dez óbitos
O Alentejo regista, esta terça-feira, 16 de fevereiro, 65 novos casos positivos de Covid-19 e mais dez óbitos, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, na região, foram reportados 27.852 casos de infeção e 898 mortes.
Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 119 casos na terça 9 de fevereiro; 185 casos na quarta-feira 10 de fevereiro; 101 casos na quinta 11 de fevereiro; 142 casos na sexta-feira 12 de fevereiro; 113 casos no sábado 13 de fevereiro; 58 casos no domingo 14 de fevereiro; 70 casos na segunda-feira 15 de fevereiro; e 65 casos na terça 16 de fevereiro.
Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.
Arronches regista mais dois casos de Covid-19
O concelho de Arronches registou, nas ultimas 24 horas, mais dois casos de infeção por Covid-19 e oito recuperados.
A Autoridade de Saúde pública está a identificar os contatos diretos das pessoas infetadas para eventual realização de testes, de acordo com os critérios definidos pela Direção Geral de Saúde.
Desde o início da pandemia, o concelho tem já 181 casos confirmados, sendo que 38 estão ativos e 139 foram dados como recuperados. No concelho já faleceram quatro pessoas.
Portalegre regista mais nove recuperações de Covid
Portalegre volta a não regista esta terça-feira, 16 de fevereiro, novos casos de infeção por Covid-19. Por outro lado, são hoje reportados nove casos de recuperação da doença.
Há agora 30 casos ativos, num total de 948 registados, desde o início da pandemia.
Da doença, no concelho de Portalegre, morreram 47 pessoas e recuperaram 841.
Apenas cinco concelhos do distrito em risco extremamente elevado
Os números por concelho são os seguintes: Alter do Chão 411 casos por 100 mil habitantes; Arronches 1418; Avis 306; Campo Maior 1181; Castelo de Vide 3083; Crato 256; Elvas 624; Fronteira 3362; Gavião 1624; Marvão 333; Monforte 403; Nisa 313; Ponte de Sor 460; Portalegre 356 e Sousel 952.
A nível nacional, o mapa de risco da Covid-19 por concelhos, continua quase todo de vermelho, mas a melhorar: desceu o número de novos casos em 291 dos 308 municípios e há, ainda assim, 119 concelhos em risco extremamente elevado, menos 100 que no relatório anterior.
GCI alarga ofertas de eventos online com soluções para feiras
O Virtual Arena, uma sala para eventos em 3D, projeto apresentado pelo elvense Bruno Batista, em abril do ano passado, conhece agora uma nova versão, adaptada à realidade do mercado, nesta altura de pandemia.
A plataforma, que tem por objetivo a realização de um evento, de forma virtual, surge agora adaptado pelo Grupo GCI a um mercado das feiras, através do Virtual Park.
Através desta plataforma, e com os grandes eventos parados, volta a ser possível ir a uma feira, através do Virtual Park.
O Virtual Park alia todas as valências do Virtual Arena a mais edifícios, auditórios, área de exposição e espaço exterior. Através da tecnologia, é possível criar lojas.
Mais três doentes Covid recuperados em Campo Maior
Campo Maior volta esta terça-feira, dia 16, a não registar novos casos de infeção por Covid-19. Nas últimas 24 horas, três doentes foram dados como recuperados.
No concelho, encontram-se agora 12 casos ativos, num total de 632 registados.
Desde o início da pandemia, em Campo Maior, da doença, morreram dez pessoas e recuperaram 610.
Vila Viçosa tem mais três recuperados de Covid-19
Alandroal: obra de estacionamento no Bairro Inácio Melrinho terminada
Carros da Google pelo Alentejo até junho
O carro da Google anda pelas ruas do Alentejo, equipado com câmaras e tecnologia de ponta, para captar imagens das ruas e atualizar os mapas das aplicações, nomeadamente a Street View e a Google Earth, o que permite ao utilizador visualizar ruas e estradas no serviço de navegação.
Francisco Ramos, presidente da Câmara de Estremoz, encara esta atualização como benéfica para o concelho. “Supostamente, é possível que seja uma intervenção benéfica para o concelho, tendo em conta que as novas tecnologias são facilitadoras para muita gente”.
Já José Calixto, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, explica que “todos os meios de divulgação e promoção do território, como as maravilhas de Monsaraz, é sempre bom”. “A plataforma Google, estando atualizada, é sempre uma mais-valia para planear visitas e para observar um património de uma riqueza inqualificável, como temos em Monsaraz”, remata o edil reguenguense.
António Pinetra, vice-presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, considera que “o recolher dessas imagens será útil para atualizar informações, até porque muita gente utiliza as novas tecnologias para tentar conhecer as cidades, vilas e aldeia e mesmo todo o território nacional”.
João Campos, vereador da Câmara Municipal de Arraiolos, relata que “para nós é uma surpresa o carro da Google circular nas ruas do nosso concelho, mas penso que vem demonstrar um pouco do nosso trabalho e daquilo que desenvolvemos ao longo do tempo”. “Se compararmos as últimas imagens que penso serem de 2017 com as atuais, para nos é uma prova do trabalho que temos vindo a desenvolver”, remata o edil arraiolense.
Até final de junho de 2021, estes carros vão percorrer grande parte de Portugal com as suas câmaras de 360º.
Muacho com Google em Campo Maior pode-se fazer visita virtual
O carro da Google anda pelas ruas do Alentejo, até final de equipado com câmaras e tecnologia de ponta, para captar imagens das ruas e atualizar os mapas das aplicações, nomeadamente a Street View e a Google Earth, o que permite ao utilizador visualizar ruas e estradas no serviço de navegação.
As últimas imagens de Campo Maior são de 2017, pelo que o presidente da Câmara, João Muacho se diz expectante em relação a esta nova atualização. “Neste momento, nem sabia que eles iam fazer atualizações ao nível do Alentejo, mas estamos expectantes que as mesmas possam decorrer e que Campo Maior fique devidamente cartografado”, diz o autarca.
Muacho relembra ainda a importância da plataforma Google Maps, assegurando que, através da mesma, é possível quase fazer uma visita, à distância, por Campo Maior. “Vemos a vila a três dimensões e quase que se pode fazer uma visita virtual, por aquelas ruas que a viatura da Street View percorreu”, explica.
“É ficar a conhecer Campo Maior à distância, mas também deixar um sabor na boca de visitar Campo Maior, que se prevê que, a breve trecho, possam ser inauguradas”, como é o caso do Centro Interpretativo da Fortificação e a Casa das Festas do Povo.
Ponte de Sor regista mais um óbito e cinco recuperações
O concelho de Ponte de Sor registou ontem, segunda-feira, dia 15, três novos casos de infeção por Covid-19, mais uma morte e a recuperação de mais cinco pessoas.
Desde o início da pandemia, Ponte de Sor tem 794 casos confirmados, sendo que 25 estão ativos e 738 foram dados como recuperados. Já faleceram 31 pessoas no concelho.
Monforte conta com mais um recuperado de Covid
De acordo com dados divulgados pela Câmara Municipal de Monforte, nas últimas 24 horas, registou-se a recuperação de mais uma pessoas no concelho.
Monforte conta com 197 casos confirmados de Covid-19, sendo que oito estão ativos e 182 foram dados como recuperados.
No concelho de Monforte, morreram sete pessoas devido à pandemia.
Estremoz registou mais duas mortes e oito recuperações
PSP regista 17 contraordenações por violação do Estado de Emergência
No período compreendido entre 8 e 14 de fevereiro, a Polícia de Segurança Pública de Portalegre realizou três ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e artérias de maior intensidade de tráfego e sinistralidade rodoviária; 16 operações de fiscalização das normas previstas no Estado de Emergência em vigor, das quais resultou a elaboração de 17 autos de notícia por contraordenação e 14 operações de fiscalização rodoviária das quais resultou a fiscalização de 1551 veículos, 10 autos de notícia por contraordenação levantados por falta de inspeção periódica obrigatória, três pela não utilização do cinto de segurança durante a condução, três por falta de seguro obrigatório e 20 por condução em excesso de velocidade.
No mesmo período foram ainda detidas cinco pessoas, com idades compreendidas entre os 20 e os 46 anos – duas por injurias, resistência e coação a agente de autoridade e três por tráfico de estupefaciente, tendo sido apreendido aos mesmos 262 doses individuais de haxixe.
Registaram-se dois acidentes de viação em Elvas, apenas com danos materiais nas viaturas intervenientes.