Casos ativos de Covid no distrito de Portalegre continuam a descer

O número de casos ativos de Covid-19, no distrito de Portalegre, continua a descer nos vários concelhos.

Os números de ativos é o seguinte:

Alter do Chão 0

Arronches 48

Avis 2

Campo Maior 18

Castelo de Vide 140

Crato 4

Elvas 62

Fronteira 36

Gavião 11

Marvão 23

Monforte 9

Nisa 52

Ponte de Sor 28

Portalegre 39

e Sousel 43

Já quanto ao número de óbitos associados à Covid-19 a esta data temos por município:

Alter do Chão 14

Arronches 4

Avis 3

Campo Maior 10

Castelo de Vide 20

Crato 7

Elvas 25

Fronteira 5

Gavião 4

Marvão 14

Monforte 7

Nisa 19

Ponte de Sor 30

Portalegre 47

e Sousel 4.

Civitas Santa Teresa perdeu em casa com o Huelva (0-1)

O Civitas Santa Teresa Badajoz lutou  e deixou tudo em campo este domingo na partida diante do Sporting Club Huelva correspondente à 14ª jornada de Primeira Liga de Fut5rebol Feminino espanhola com dois possíveis penaltis e dois golos anulados, o último a cargo de Belén no minuto 94 depois de rematar sozinha na área, a arbitro anulava o gol por uma pretensa falta no momento do remate.

Com 0-0 ao intervalo, assistiu-se a uma partida intensamente jogada de parte a parte.

Aos 61 minutos o Santa Teresa teria uma magnífica dupla ocasião, primeiro Nerea rematando na pequena área, e no canto seguinte a defesa visitante tirava a bola sobre a linha de golo.

Depois dessa jogada, no contra ataque o Sporting Huelva adiantava-se graças ao golo de Mayra, que colocava o 0-1 no marcador.

Aos 88 minutos Kenni centrou para a área e a avançada oliventina era derrubada dentro da área num choque com duas defensoras. Houve  cinco minutos de desconto de tempo, sem que se tenha conseguido jugar mais do que um minuto devido a lesões de jogadoras visitantes.

Aos 94 minutos, Belén conseguiu rematar a bola para a baliza num salto limpo (foto ao lado), com um golo anulado pela árbitro. Dos minutos más tarde foi o final do encontro.

Civitas Santa Teresa Badajoz: Yoli, Lordemann (Kenni 73’), Parralejo, Van Slambrouck, Rovirola. Nayadet, Estefa, Belén, Nerea (Mascaró 79’) (Mireya 83’), Neira e Mellado.

Sporting Club Huelva: Chelsea, Ana Carol, Vanesa (Sandra 82’), Cinta, Claire, Fatou (Yoko 70’), Mayra, Fisher, Dany (Jennifer 83’), Paula (Sofía 95’) e Patri.

Gol: Mayra 0-1 (64’)

Árbitra: Elena Contreras Patiño (Comité Madrileño). Amarelo à visitante Vanesa (24’) e às locaiss Mellado (55’) e Parralejo (57’).

Vacinação continua em Elvas nesta quarta-feira no CNT

A vacinação a maiores de 80 anos e de 50 com outras doenças associadas continua a realizar-se já a partir desta quarta-feira, dia 17, pela manhã, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas.

A Rádio ELVAS sabe que já foram chamados  utentes do Centro de Saúde de Elvas e que serão administradas cerca de 300 vacinas, agora da Unidade de Saúde Familiar (USF) Uadiana, depois de na semana passada terem sido vacinadas, no CNT, 850 pessoas da USF Amoreira.

Alandroal com mais dois recuperados da Covid-19

O concelho de Alandroal regista, este domingo, dia 14, mais duas recuperações da covid-19, num total de 274 pessoas que já recuperaram da doença.

Estão, agora, ativos 20 casos de infeção, dos 297 registados, desde o início da pandemia.

Vítimas da Covid-19, já morreram três pessoas, em Alandroal.

Vilharrobledo, 0 – CD Badajoz, 0

O CD Badajoz empatou, esta manhã, com o Vilharrobledo a zero bolas.

Apesar de ser o último classificado, até agora com cinco pontos, o adversário de hoje não permitiu que o Badajoz alcançasse mais uma vitória.

CD Badajoz continua líder, agora com 33 pontos.

Elvas sem novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas, pelo segundo dia consecutivo, não regista novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, foram registados, em Elvas, 1305 casos de infeção, dos quais 62 estão ativos.

Nas últimas 24 horas, também não se registaram recuperações, pelo que no total 1218 pessoas recuperaram da infeção pelo novo coronavírus.

Da doença, em Elvas já morreram 25 pessoas.

Montargil já tem pronta a estrutura para vacinação

A Câmara Municipal de Ponte de Sor deu a conhecer que a Estrutura Concelhia para Vacinação Comunitária, instalada no Centro Cultural de Montargil, já se encontra preparada e disponível para acelerar e agilizar o processo de imunização à Covid-19.
O espaço foi adaptado para o efeito, “cumprindo os requisitos exigidos pelas autoridades de saúde pública e encontra-se, por isso, capacitado para aumentar a nossa oferta e estimular a qualidade do processo de vacinação no concelho”, informa o Município pontessorense.
Este polo 2 de vacinação no concelho de Ponte de Sor abrange os habitantes das Freguesias de Montargil e Foros de Arrão, “permitindo um processo descentralizado e próximo, facilitando as deslocações das populações mais vulneráveis”, esclarece a autarquia. Esta estrutura vem acrescer à Estrutura Concelhia para Vacinação Comunitária localizada no Pavilhão Municipal de Ponte de Sor.

Portugal baixa infetados, casos ativos, hospitalizados e UCIs

Portugal regista, neste domingo, dia 14, mais 1677 (+0,2%) novos casos de Covid-19 e mais 138 (+0,9%) vítimas mortais. Hoje, registaram-se também mais 3791 doentes recuperados. Os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) registam quebras nos números de casos ativos, doentes hospitalizados e doentes em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Os casos ativos, neste domingo, são 105.119, menos 2252 que ontem. Melhoria na situação hospitalar: há, agora, 4826 doentes internados (menos 24 que ontem), dos quais 795 em UCI (menos oito de ontem para hoje).

A maior parte dos 1677 novos infetados localiza-se em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), com 708 casos, 42% do total nacional. Os 138 óbitos correspondem a 75 residentes em LVT, 27 no Centro, 20 no Norte, 11 no Alentejo e cinco no Algarve.

Desde o início da pandemia, já foram reportados, no país, 785.756 casos de infeção, 15.321 óbitos e 665.316 recuperações.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 3508 casos no domingo 7 de fevereiro; 2505 casos na segunda-feira 8 de fevereiro; 2583 casos na terça 9 de fevereiro; 4387 na quarta-feira 10 de fevereiro; 3480 casos na quinta 11 de fevereiro; 2854 casos na sexta-feira 12 de fevereiro; 2856 casos no sábado 13 de fevereiro; e 1677 casos no domingo 14 de fevereiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Arronches com mais cinco casos Covid e uma recuperação

O concelho de Arronches regista este domingo, dia 14, mais cinco casos de infeção por Covid-19, e também mais uma pessoa recuperou da doença.

Dos 177 casos confirmados, desde o início da pandemia, estão ativos 48 e 125 já foram dados como recuperados.

Vítimas do novo coronavírus, já morreram quatro pessoas, no concelho de Arronches.

Portalegre sem novos casos de Covid-19

O concelho de Portalegre não regista este domingo, dia 14, novos casos de infeção por Covid-19.

Estão, agora, 39 casos ativos, dos 948 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Portalegre, já recuperaram, 862 pessoas e morreram 47.

Vila Viçosa com mais 21 recuperados da Covid-19

O concelho de Vila Viçosa regista este domingo, dia 14, mais 21 pessoas recuperadas da Covid-19, num total de 402 recuperações.

Nas últimas 24 horas, registou-se um novo caso de infeção, pelo que há agora 36 casos ativos, dos 448 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Vila Viçosa, já morreram dez pessoas.

Borba sem novos casos e mais três recuperados

O concelho de Borba regista este domingo, dia 14, mais três recuperados da Covid-19, num total de 456 pessoas que já recuperaram da doença.

Não se registaram novos casos de infeção, nas últimas 24 horas, pelo que há agora oito casos ativos, dos 474 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Borba, já morreram dez pessoas.

Campo Maior sem novos casos e mais quatro recuperados

O concelho de Campo Maior regista, neste domingo, dia 14, mais quatro recuperados da Covid-19, num total de 604 pessoas que já recuperaram da doença.

Pelo segundo dia consecutivo, não se registaram novos casos de infeção, pelo que há agora 18 casos ativos, dos 632 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já morreram dez pessoas.

Câmara de Campo Maior assinala Dia dos Namorados junto dos restaurantes

Em Dia de São Valentim, que, em anos normais, é sempre sinónimo de muito trabalho para os restaurantes, sobretudo, estes, agora, e tendo em conta a pandemia, só podem trabalhar com entregas ao domicílio ou em regime de take-away.

Nesse sentido, a Câmara de Campo Maior associa-se aos restaurantes, oferecendo uma lembrança. “É só uma pequena lembrança, mas pode ser uma pequena ajuda também”, revela a vereadora Vanda Alegria.

“Desejar um feliz Dia dos Namorados a todos e, mais uma vez, unidos pela ajuda ao comércio local”, diz ainda Vanda Alegria, lembrando que o município tem estado sempre junto dos restaurantes do concelho, ao longo dos últimos anos, neste mesmo dia.

 

Estremoz com mais dez casos Covid e 39 altas

O concelho de Estremoz registou, nas últimas 24 horas, mais dez casos de infeção por Covid-19 e também mais 39 pessoas recuperaram da doença.

Estão, agora, 172 casos ativos, dos 1044 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Estremoz, já recuperaram 849 pessoas e morreram 23.

Crato com mais dois casos de infeção por Covid-19

O concelho do Crato registou, nas últimas 24 horas, mais dois casos de infeção por Covid-19.

Neste momento estão quatro casos ativos, dos 294 registados desde o início da pandemia.

Há registo de um total de 283 pessoas recuperadas da covid-19, no Crato, e de sete pessoas que faleceram, devido à infeção pelo novo coronavírus.

Ponte de Sor com mais dois casos Covid e três recuperados

O concelho de Ponte de Sor registou, nas últimas 24 horas, mais dois casos de infeção por Covid-19 e mais três pessoas recuperaram da doença.

Estão ativos 28 casos, dos 791 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Ponte de Sor, já recuperaram 733 pessoas e 30 morreram.

Mesmo em pandemia, namorados celebram dia e oferecem flores

O Dia de São Valentim comemora-se este domingo, 14 de fevereiro, num contexto de pandemia, que impede os jantares fora, mas que leva os portugueses a reinventarem-se ou a optarem pela tradicional oferta de flores.

A venda de flores, por parte das floristas, neste dia, é sempre bastante grande, sendo que, mesmo em tempos de confinamento, a florista de São Domingos, em Elvas, Mafalda Bajanca, garante que a procura até tem sido alguma. “É um ano muito diferente, mas há sempre uma oferta e uma flor é um gesto de amor. Ao não haver tanta oferta, há mais procura nas floristas”, assegura.

A rosa vermelha, como manda a tradição, é sempre a flor mais vendida neste dia. “Os homens, principalmente, gostam muito da rosa vermelha para a sua cara metade, mas elas nem sempre gostam”, garante a florista. Por isso, a variedade de flores para arranjos que Mafalda tem disponível é sempre muito grande.

Comparativamente a outros anos, a venda de flores, neste Dia dos Namorados, será claramente inferior, garante Mafalda, ainda que tenha esperança que, dentro do possível, “corra mais ou menos bem”. “As lojas estão fechadas e as pessoas recorrem às floristas, para marcar o dia”, diz ainda.

Não só neste 14 de fevereiro, mas todos os dias, sempre que assim solicitado, Mafalda Bajanca faz entregas de flores ao domicílio. “Há muita procura de entregas, porque a pessoa não pode vir, ou porque tem medo de estar com o aniversariante, por exemplo, e liga para mim”, revela.

A florista explica ainda que estes não têm sido tempos fáceis, assegurando que 2020 foi um ano terrível, tendo em conta a falta de festas e casamentos. “Quando apareceu a pandemia, estávamos na altura da Páscoa, que é uma altura em que se vende muito, é altura dos casamentos e não houve casamentos, nem festas. Levou-nos muito abaixo e por estarmos abertos, não temos qualquer apoio do Estado”, conta.

“Este ano, estou reticente, porque não sei o que é que vai acontecer. Tenho casamentos marcados, mas está tudo em standby”, revela ainda Mafalda, adiantando que, agora, o maior fluxo de trabalho diz respeito a funerais.

Monforte sem novos casos de Covid

No concelho de Monforte, a situação epidemiológica manteve-se, nas últimas 24 horas, uma vez que não se registaram novos casos de infeção, nem recuperações da covid-19.

Em Monforte, desde o início da pandemia foram registados 197 casos de infeção, dos quais nove estão ativos e 181 já foram dados como recuperados.

Neste concelho, já morreram sete pessoas, vítimas do novo coronavírus.