Évora transforma Salão Central em espaço multiusos

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, acompanhado da equipa técnica responsável pela obra, efetuou, no passado dia 5, uma visita ao antigo Salão Central Eborense, um dos edifícios mais emblemáticos do centro histórico da cidade, que tem estado a beneficiar de uma profunda remodelação.

O presidente e os técnicos tiveram oportunidade de constatar o decurso dos trabalhos, avaliando, a necessidade de eventuais acertos de construção. Apesar dos constrangimentos decorrentes da situação de pandemia, o ritmo dos trabalhos tem decorrido de acordo com o prazo estabelecido, prevendo-se a sua conclusão antes do final de outubro próximo.

O antigo Salão Central Eborense está a ser completamente reconstruído a partir do estado de ruína, mas com a salvaguarda de manter a estrutura original, preservando-se a imagem exterior. Do antigo Salão Central, vai nascer um moderno equipamento multiusos destinado ao setor da cultura, que será determinante no contexto da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027.

A empreitada de recuperação deste importante espaço de cultura é financiada, através pelo Programa Operacional Alentejo 2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), inserindo-se na estratégia municipal de regeneração urbana e revitalização do centro histórico de Évora.