Elvas – Ucrânia: ajuda humanitária com destino a Varsóvia

O grupo de elvenses, que em março partiu de carrinha para a fronteira da Ucrânia, com o intuito de entregar bens e resgatar refugiados, tem agora como objetivo um novo destino: o centro de apoio a refugiados instalado em Varsóvia, na capital da Polónia, já no próximo dia 17 deste mês.

Rui Cambóias, membro deste grupo, explica que enquanto tiveram verbas, “doadas pela população, a causa não termina, uma vez que, contrariamente ao que muitos pensam, a guerra não acabou e a prova disso é o maior centro de acolhimento de refugiados da Europa, em Varsóvia, que tem capacidade para cerce de 20 mil pessoas”.

Enfermeiro de profissão, Rui Cambóias refere que, neste momento, o que pedem às pessoas é que entreguem, “sobretudo, medicamentos de venda livre e bens essenciais. Este medicamentos, que não precisam de receita médica, são de fácil acesso e os refugiados não os têm. Por isso, pedimos o que as pessoas puderem dar”.

De recordar que, este grupo de voluntários elvenses partiu no passado dia 13 de março para a fronteira com a Ucrânia. Na viagem de ida levaram bens essenciais e no regresso, resgataram 29 refugiados.

Agora, o objetivo é deslocarem-se até ao maior centro de refugiados da Europa, instalado em Varsóvia, com partida a 17 deste mês, e entregar bens de primeira necessidade e medicamentos a quem mais precisa.