A vacinação de pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, e com mais de 50, com doenças associadas, tem início esta terça-feira, 9 de fevereiro, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), sendo Elvas um dos concelhos piloto desta nova fase do processo de vacinação no Alentejo.
Até quinta-feira, dia 11, prevê-se que sejam administradas mais de 800 vacinas, no CNT de Elvas. O outro concelho piloto, na região, é Grândola.
“A proatividade tem os seus frutos, daí Elvas ser um concelho piloto, nesta fase vacinação, sendo uma mais-valia para os habitantes deste concelho”, garante o coordenador municipal de Proteção Civil em Elvas, Tiago Bugio.
No entanto, Bugio lembra que “a vacina não quer dizer que as pessoas podem baixar a guarda, face às medidas em vigor, uma vez que não significa que já estejam imunes, até porque depois de 20 dias será administrada a segunda dose”. Assim, apela para que se mantenha “a precaução máxima, face a esta situação de pandemia”.
Tiago Bugio lembra ainda que a vacinação decorre no CNT, que “está devidamente equipado, de acordo com aquilo que foram as solicitações por parte da ULSNA, com espaços próprios para vacinação, de espera e pós vacinação, porque depois de administrada a vacina as pessoas devem aguardar cerca de 30 minutos”, para perceber se fazem algum tipo de reação alérgica à vacina. “Está assim constituído um espaço logístico, tendo em conta o que foi solicitado por parte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, que é quem irá administrar eta vacinas”.
O coordenador Municipal de Proteção Civil de Elvas lembra ainda que “não há necessidade de as pessoas se deslocaram ao CNT colocar questões, por exemplo, porque quem terá direito à vacina, será previamente contactado para ser vacinado”.