Elvas e Grândola são concelhos pioneiros na próxima fase de vacinação

Os concelhos de Elvas e de Grândola, no distrito de Beja, vão ser pioneiros, no Alentejo, de acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS), nesta fase de vacinação, que se destina a pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, e com mais de 50, com problemas graves de saúde.

Em Elvas, esta fase de vacinação arranca já na terça-feira, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) que acolhe uma das 28 estruturas da Rede Nacional de Apoio de Retaguarda, onde foi agora montada numa das naves uma estrutura para acolher a vacinação.

“A vacinação para estas pessoas tem início na terça-feira, dia 9 de fevereiro” confirmou Tiago Bugio, coordenador Municipal da Proteção Civil da Câmara de Elvas, acrescentando ainda que “a proatividade tem os seus frutos, Elvas tem o CNT montando desde abril e por isso é um concelho piloto no Alentejo, nesta fase vacinação, sendo uma mais-valia para os habitantes do concelho”.

As vacinas vão ser ministradas pelas equipas de profissionais da Unidade de Saúde Local do Norte Alentejano (ULSNA) que gere os Hospitais de Elvas e Portalegre e os Centros de Saúde do distrito.

Tiago Bugio acrescenta que o CNT “está devidamente equipado, de acordo com as solicitações por parte da ULSNA, com espaços próprios para vacinação, locais de espera e de pós vacinação, porque depois de administrada a vacina as pessoas devem esperar pelo menos 30 minutos, para confirmar que não há reações alérgicas à vacina.

Já António Figueira Mendes, presidente da Câmara Municipal de Grândola, o outro município pioneiro e que também tem um espaço centro de acolhimento nos pavilhões do Parque de Feiras, para resposta polivalente ao COVID 19, utilizado nesta fase de vacinação, explica o autarca de Grândola que “é com muita satisfação que foram escolhidos como município piloto nesta fase”.  António Figueira Mendes refere ainda que “estavam previstas para esta semana 2.000 vacinas, mas apenas chegarão 600 vacinas para a semana que vem, na esperança que os outros dois terços cheguem, entretanto logo a seguir”.

Grândola teve prevista a vacinação nesta semana, o que não se veio a confirmar, passando agora para a próxima semana, segundo o autarca nos referiu “esta fase era para ter começado na semana passada, mas agora terá início na próxima quarta-feira, dia 10”.

Para este processo de vacinação, “foi feito um grande investimento”, disse o presidente do Município dado que “foi contratada uma empresa de segurança para controlar entradas e saída das pessoas que vão tomar a vacina, e uma empresa de limpeza. O município vai assumir ainda responsabilidade com os custos de refeições para as pessoas que estão permanentemente naquele espaço”.

Como afirma o presidente da Câmara de Grândola, “apenas estes dois concelhos serão os pioneiros, nesta fase de vacinação, na região Alentejo”. Os concelhos de Elvas e de Grândola são primeiros, no Alentejo, na vacinação de idosos fora de lares, processo que se espera possa salvar ainda muitas vidas, já que o Alentejo teve em 2021, nesta terceira vaga 548 óbitos, de acordo com o relatório da DGS. A 31 de dezembro, o relatório diário apontava para 218 mortos em 10 meses e agora no relatório, de  5 de fevereiro, soma a DGS 766 mortos, a maioria idosos.

Em Elvas esta fase de vacinação de idosos terá início na terça-feira, dia 9 de fevereiro e em Grândola, na quarta-feira dia 10 de fevereiro.