Ciclo de Teatro Radiofónico quer contar com novas vozes e textos

A Associação UMCOLETIVO, em parceria com AS CRIANÇAS LOUCAS, pretende, através de uma convocatória, estimular autores para a escrita de textos originais para teatro radiofónico, que possam ser gravados e emitidos no contexto de TRANSMISSÃO Ciclo de Teatro Radiofónico, que teve a sua primeira edição em 2020, numa parceria com a Antena 2 e cerca de quinze rádios locais, regionais e internacionais.

Em 2021, TRANSMISSÃO vai para o ar em novembro e quer contar com novas vozes e novas letras para uma nova escuta. A convocatória está aberta à participação, independentemente da nacionalidade, do género, da idade e da residência, sendo necessário que os participantes enviem uma sinopse e um excerto ou uma cena do texto em língua portuguesa.

Os trabalhos deverão ser inéditos, havendo liberdade para a escolha do tema e do género textual, e enviados até 28 de fevereiro para transmissao.no.ar@gmail.com.

De forma a conseguir-se apoiar a criação literária, está prevista uma bolsa de trabalho de 300 euros para cada autor selecionado, tendo em conta que o júri selecionará dois bolseiros.

Na edição de TRANSMISSÃO do ano passado, foi estabelecida uma ponte com Cabo Verde e este ano pretende-se manter essa ponte e, como tal, foi convidado para integrar o quadro do júri o dramaturgo e encenador cabo-verdiano Caplan Neves. A ele, juntam-se os jurados Raquel Oliveira e José Pinto, por parte d’AS CRIANÇAS LOUCAS e do UMCOLETIVO, respetivamente.

Junto ao envio da sinopse e do excerto ou cena do texto, deverá ser enviada uma nota a mencionar se o trabalho enviado é dirigido ao público infantil ou ao público em geral, de modo a que possa ser integrado adequadamente na programação deste ciclo de teatro radiofónico e fazê-lo chegar aos ouvidos das pessoas certas.

O regulamento completo pode ser consultado em www.umcoletivo.pt/transmissao. Para quaisquer esclarecimentos, estão disponíveis os seguintes contactos: 912 281 068 e 912 533 539.