Avis instala quadros interativos no primeiro ciclo

O Município de Avis equipou as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Avis com quatro quadros interativos, que permitem aprendizagens mais expeditas por parte dos alunos. Juntamente com os quadros, foram também colocados computadores com o objetivo de aproveitar as funcionalidades destas tecnologias, com uma mais-valia para o ensino e para as aprendizagens.

Trata-se de uma iniciativa da autarquia avisense enquadrada numa candidatura apresentada em parceria com o Agrupamento de Escolas de Avis, no âmbito do Projeto “Academia do Mestre”, cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Alentejo (PO Alentejo 2020), através da tipologia de Intervenção “+ Sucesso Escolar”, destinado a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Um projeto que tem por missão prevenir e reduzir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade, proporcionando uma aprendizagem rica em tecnologia, facilitador de aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias.

Com esta tecnologia, professores e alunos das salas do 1º e 2º anos do 1º Ciclo de Avis, de Alcórrego, de Benavila e de Ervedal podem aceder a este dispositivo de apresentação, composto por um computador que está ligado a um projetor de dados e a uma placa eletrónica sensível ao toque, pronta para encontrar, inserir, modificar e salvar textos ou outros itens relevantes para a realização de tarefas.

Os quadros interativos agora instalados nas salas de aula são uma oportunidade para incrementar novas dinâmicas escolares, onde os protagonistas, professores e alunos terão oportunidade de explanar a vertente criativa dos conteúdos, valorizando o território educativo.