Remodelação de infraestruturas em Campo Maior

Está a decorrer, em Campo Maior, a obra para instalação do ramal de aumento de potência elétrica e infraestruturas para telecomunicações na zona da Praça Velha, Rua da Costanilha Alta e Baixa e Largo do Barata.

Estas infraestruturas vão servir toda aquela zona e, em particular, o novo Centro Interpretativo da Fortificação e o interior do Castelo.

Paralelamente, a obra de requalificação da Praça Velha está praticamente finalizada, estando, neste momento, a decorrer os trabalhos finais e testes.

CD Badajoz venceu 2-1 o Extremadura

Na manhã deste domingo dia 31, no El Vivero, importante e suada vitória do CD Badajoz diante do Extremadura UD por 2-1.

Os pacenses adiantaram-se logo aos 11 minutos, por intermédio de Clemente e o 1-0 foi mesmo o resultado ao intervalo.

Na segunda parte, reação do Extremadura que conseguiu o empate aos 62 minutos, por Marquez.

A equipa de Fernando Estevez teve de procurar novamente o golo da vitória que surgiu pouco tempo depois, aos 67 minutos por Santamaria.

Com mais estes três pontos, o Badajoz soma agora 31 pontos, mais 13 que o Vilhanovense que é segundo.

Câmara de Portalegre apoia IPSS do concelho

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre assinou, a 29 de janeiro, quatro contratos no âmbito do Programa MAREESS (Medida Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde), com o objetivo de apoiar e reforçar as equipas das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

Esta é, segundo a autarquia, “mais uma medida assumida no quadro da resposta à pandemia da doença Covid-19, para assegurar a capacidade de resposta destas instituições aos utentes e mesmo à comunidade”.

O programa MAREESS está em vigor até 30 de junho próximo, sendo que a Câmara Municipal de Portalegre “continua disponível para receber candidatos interessados”.

Elvas regista mais 16 casos Covid e um óbito

Elvas regista este domingo, 31 de janeiro, 16 novos casos de Covid-19, mais um óbito e 47 recuperações.

O concelho tem agora 302 casos ativos, num total de 1253 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas, já morreram 20pessoas e recuperaram 931.

Borba regista sétima vítima mortal associada à Covid-19

O concelho de Borba regista, este domingo, 31 de janeiro, cinco novos casos positivos de Covid-19, mais um óbito e 12 recuperações.

O concelho tem, agora, 164 casos ativos, num total de 456 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Borba, já morreram sete pessoas e recuperaram 285.

Alentejo com mais 254 casos Covid e 16 mortes

O Alentejo regista, este domingo, 31 de janeiro, 254 (+1,0%) novos casos de Covid-19 e mais 16 óbitos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Na região, desde o início da pandemia, já foram reportados 24.913 casos positivos e 667 mortes.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 623 casos no domingo 24 de janeiro; 390 casos na segunda-feira 25 de janeiro; 339 casos na terça 26 de janeiro; 484 casos na quarta-feira 27 de janeiro; 529 casos na quinta 28 de janeiro; 486 casos na sexta-feira 29 de janeiro; 436 casos no sábado 30 de janeiro; e 254 casos no domingo 31 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista mais 303 óbitos e 9498 casos Covid

Portugal regista, este domingo, 31 de janeiro, 9498 (+1,3%) novos casos de infeção e 303 (+2,5%) óbitos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de mortos iguala o máximo registado no passado dia 28.

De ontem para hoje, houve mortes em todas as regiões do nosso País: 153 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 77 no Centro, 48 no Norte, 16 no Alentejo, cinco no Algarve, três na Madeira e uma nos Açores.

Dos 9498 novos infetados, de sábado para domingo, 4834 (51%) foram registados em LVT, 2651 (26%) no Norte e 1385 (15%) no Centro. O número de casos ativos é de 181.623, mais 1684 desde ontem.

Há, agora, 858 pessoas internadas em cuidados intensivos, o maior número de sempre, mais 15 nas últimas 24 horas. O boletim diário da DGS revela também que estão internadas 6694 pessoas, mais 150 desde ontem.

Nas últimas 24 horas, foram dadas como recuperadas da doença 7511 pessoas. Desde o início da pandemia, já foram reportados 720.516 casos de infeção, 12.482 mortes e 526.411 recuperações.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 11.721 casos no domingo 24 de janeiro; 6721 casos na segunda-feira 25 de janeiro; 10.765 na terça 26 de janeiro; 15.073 casos na quarta-feira 27 de janeiro; 16.432 casos na quinta 28 de janeiro; 13.200 casos na sexta-feira 29 de janeiro; e 14.014 casos no sábado 30 de janeiro; e 9498 casos no domingo 31 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Viana do Alentejo aposta no “online” para os mais novos

O Município de Viana lança, a partir de 1 de fevereiro, um conjunto de vídeos, com atividades para desenvolver em casa e destinados aos mais novos. “A Fábrica das Expressões” dá o nome a este programa, que engloba um conjunto de atividades para preencher este período de pausa letiva.

As filmagens da “Fábrica das Expressões” decorreram no Cineteatro Vianense, com as devidas regras de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde e são disponibilizadas no Facebook e youtube do Município, entre os dias 1 e 5 de fevereiro, a partir das 18.30 horas.

À semelhança do programa “Summer”, desenvolvido durante as férias de verão, e da “Fábrica do Natal Online”, nas férias de Natal, o projeto “Fábrica das Expressões” tem como objetivo “o desenvolvimento de atividades de carater lúdico, de modo a ocupar, de forma saudável, os tempos livres dos mais novos”, de acordo com publicação do Município de Viana do Alentejo.

Arronches com mais dois casos Covid e uma recuperação

O concelho de Arronches regista, este domingo, 31 de janeiro, dois novos casos de Covid-19.

De acordo com a Autoridade de Saúde Pública, um doente, nas últimas 24 horas, foi dado como recuperado.

O concelho tem, agora, 55 casos ativos, num total de 146 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Arronches, já morreram quatro pessoas e recuperaram 87.

Portalegre com mais sete casos positivos de Covid-19

O concelho de Portalegre regista, este domingo, 31 de janeiro, mais sete casos de Covid-19.

O concelho tem, agora, 121 casos ativos, num total de 925 registados, desde o início da pandemia.

Em Portalegre, já morreram 43 pessoas e recuperaram 761 da doença.

Município de Redondo entrega 50 refeições por dia a alunos

Apesar da medida extraordinária e com caráter de urgência da suspensão das atividades letivas, determinada pelo Governo no âmbito do combate à Covid-19, a Câmara Municipal de Redondo está a distribuir de 50 refeições por dia, em regime de “take-away”, aos alunos dos escalões A e B dos Centros Escolares de Redondo e Montoito.

Trata-se de “uma medida para apoiar as famílias mais vulneráveis nesta fase de pausa letiva, à semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento geral devido à pandemia”, segundo o Município redondense.

Com o objetivo de atenuar os efeitos socioeconómicos causados pela Covid-19, a Câmara Municipal de Redondo “cumpre, assim, mais uma missão de responsabilidade social, no contexto pandémico em que todos vivemos, desta vez na vertente de apoio aos grupos mais frágeis do concelho”, segundo publica a autarquia.

Governo promove campanha de combate à violência doméstica

O Governo de Portugal tem em curso a campanha de Prevenção e Combate à Violência Doméstica #eusobrevivi, para sensibilizar a população para esta temática e apoiar quem é, ou poderá vir a ser, vítima deste crime.

Assim sendo, nesta campanha o Governo dá a conhecer os contactos que podem ser utilizados para ajudar as pessoas vítimas de violência doméstica e deixa também alguns conselhos práticos.

Se necessitar de ajuda pode utilizar os contactos aqui mencionados, nomeadamente pelos telefone 800 202 148, mensagem para o 3060 ou pelo email violencia.covid@cig.gov.pt

Reabilitação de Instalações Desportivas: candidaturas até dia 22

As candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), estão abertas até 22 de fevereiro.

O PRID é uma iniciativa direcionada a clubes e associações desportivas de Portugal continental, com o objetivo de promover a requalificação das instalações desportivas ao serviço das comunidades, tendo em vista melhorar as condições de prática desportiva. As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas, relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes.

Através do PRID, o governo já apoiou cerca de 400 clubes e associações, num investimento de cerca de 7 milhões de euros na reabilitação de infraestruturas desportivas, financiados pelo IPDJ, os quais correspondem a um investimento global de cerca de 20 milhões de euros. O montante de apoio para este ano é de 2 milhões de euros.

Considerando a importância das organizações associativas locais, especialmente os clubes desportivos, enquanto estruturas que se relacionam com as comunidades da sua área de influência e que disponibilizam atividades e serviços que satisfazem as suas necessidades de natureza desportiva e cultural, estão previstas nesta 5.ª edição um investimento de 2 milhões de euros.

Campo Maior com mais 11 casos Covid e 19 altas

O concelho de Campo Maior regista, este domingo, 31 de janeiro, 11 novos casos de Covid-19 e mais 19 recuperações.

No concelho, agora, há 210 casos ativos, num total de 597 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já morreram seis pessoas e recuperaram 381.

 

Redondo regista oitava morte associada à Covid-19

O concelho de Redondo registou, ontem, 30 de janeiro, mais uma vítima mortal associada à Covid-19, para além de dois novos casos de infeção e 35 recuperações.

Há, agora, 135 casos ativos no concelho, num total de 391 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Redondo, já morreram oito pessoas e recuperaram 248.

Mais cinco doentes Covid recuperados em Nisa

O concelho de Nisa registou, ontem, 30 de janeiro, cinco novos casos de recuperação de Covid-19.

O concelho tem, agora, 72 casos ativos, num total de 313 registados.

Da doença, em Nisa, já morreram 18 pessoas e recuperaram 223.

Ponte de Sor com mais oito casos Covid e 24 altas

O concelho de Ponte de Sor registou, ontem, 30 de janeiro, oito novos casos de infeção por Covid-19 e mais 24 recuperações.

Há, agora, 254 casos ativos no concelho, num total de 721 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Ponte de Sor, já morreram 16 pessoas e recuperaram 451.

Sousel tem mais oito casos todos no lar de Casa Branca

O concelho de Sousel registou, ontem, 30 de janeiro, oito novos casos de Covid-19.

De acordo com a Autoridade Local de Saúde, estes novos casos foram detetados no Centro Social Adriano Rovisco dos Santos, na freguesia de Casa Branca, tendo a instituição de solidariedade social ativado o plano de contingência.

A Câmara Municipal de Sousel está a acompanhar de perto esta situação, tendo-se colocado à disposição da instituição para o que for necessário.

De recordar que, no concelho de Sousel, já se registaram 171 casos de Covid-19, encontrando-se 52 ativos. Da doença, já recuperaram 116 pessoas e morreram três.

Último dia da “Maratona de Cartas” da Amnistia Internacional

É hoje, 31 de janeiro, o último dia para se assinar, virtualmente, as petições de seis defensores de direitos humanos, através do site da Amnistia Internacional, organização não governamental que todos os anos promove a iniciativa “Maratona de Cartas”.

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior está a participar na edição deste ano da iniciativa, que é o maior evento relacionado com os direitos humanos, em que participam sempre milhões de pessoas em todo o mundo.

A iniciativa, que desta feita conta com um concurso, tem como objetivo a assinatura digital de algumas cartas, com vista “à libertação de pessoas que estão presas injustamente”, como explica a professora Vanessa Algarvio.

Este ano, adianta a docente, a Amnistia Internacional promove “esta maratona, de forma virtual, e todos poderão assinar os apelos das seis pessoas, que estão no site. Paralelamente, há um concurso, para levar à adesão de mais alunos nas escolas”, acrescenta.

“O mais importante é defender o que é justo e este ano temos seis pessoas que estão presas injustamente. São jornalistas e defensores da liberdade de expressão e é muito importante defender estes valos junto dos alunos”, alega Vanessa Algarvio.

Até ao final do dia, qualquer pessoa pode aceder ao site da Amnistia Internacional e tomar conhecimento e assinar as petições em defesa de seis defensores de direitos humanos e cujas vidas e liberdade estão em risco.

Ao nível do concurso, o código atribuído ao Agrupamento de Escolas de Campo Maior foi o ZXBN, que deve ser inserido, na altura de assinar as cartas.

Alandroal com mais 11 casos positivos de Covid-19

Alandroal registou ontem, 30 de janeiro, 11 novos casos positivos de Covid-19.

No concelho há agora 75 casos ativos, num total de 254 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alandroal, já recuperaram 177 pessoas e morreram duas.

 

Mais três casos Covid e três recuperações em Vila Viçosa

O concelho de Vila Viçosa registou, ontem, 30 de janeiro, três novos casos positivos de Covid-19 e mais três recuperações.

O concelho tem, agora, 133 casos ativos, num total de 398 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Vila Viçosa, já morreram oito pessoas e recuperaram 257.

Montemor com mais 29 casos Covid e um óbito

Montemor-o-Novo registou, ontem, 30 de janeiro, 29 casos positivos de Covid-19, mais um óbito e 16 recuperações.

O concelho tem, agora, 373 casos ativos, num total de 940 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Montemor, já morreram 42 pessoas e recuperaram 525.

Câmara de Elvas aprova regulamento da Expo São Mateus

A Câmara de Elvas aprovou, recentemente, um regulamento municipal para a Expo São Mateus.

Trata-se de um documento extenso, com cerca de 25 páginas, de acordo com o vereador Tiago Afonso, onde consta a regulamentação da parte da Feira de São Mateus organizada pela autarquia, para que sejam salvaguardados princípios como o da igualdade e da representatividade, junto daqueles que participam no evento.

“A Câmara entendeu que a Expo São Mateus, à data de hoje, devia ser regulamentada. Aquilo que se pretende é dar uma base de trabalho a quem quer usufruir dessa Expo São Mateus, em todas as áreas: desde a gastronómica, à cultural e aos espetáculos”, explica o vereador. Na prática, adianta ainda Tiago Afonso, “não vai mudar nada”, pelo que a Expo São Mateus se vai manter, tal como os elvenses a conhecem.

O projeto de Regulamento Municipal da Expo São Mateus, aprovada em reunião de Câmara, está a seguir os seus trâmites normais, passando para consulta pública. Terá, depois, de ser aprovado pela Assembleia Municipal.

Está restabelecido o controlo de fronteira no Caia (c/vídeo)

Já está restabelecido o controlo de fronteira com Espanha no Caia, desde a meia-noite deste domingo, 31 de janeiro, pelo que desde essa hora que os portugueses não podem sair do país.

A Rádio ELVAS esteve em direto no local onde as GNR realiza o controlo de fronteira, conforme apresentamos no vídeo abaixo.

De recordar que, com o agravamento da situação epidemiológica da Covid-19, o Governo determinou a “limitação às deslocações para fora do território continental dos cidadãos portugueses”, em qualquer meio: rodoviário, ferroviário, aéreo, fluvial ou marítimo.

Este controlo é feito, entre outras, na fronteira do Caia, pela GNR e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em estreita ligação com as autoridades espanholas. João Lourenço, comandante do Destacamento Territorial da GNR de Elvas, explica que os militares vão estar, até dia 14 de fevereiro, a verificar a entrada de pessoas em território nacional, “permitindo apenas as exceções previstas no decreto” do estado de emergência.

Quanto às exceções à entrada e saída do país, apenas serão permitidas as deslocações estritamente essenciais como desempenho de atividades profissionais com dimensão internacional devidamente documentadas; saída do território continental de cidadãos portugueses com residência noutros países; transporte de carga ou correio; para fins humanitários ou emergência médica; transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços ou sazonais e veículos de emergência, socorro e urgência; e deslocações com destino às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

O capitão João Lourenço revela ainda que, às primeiras horas deste novo controlo da fronteira com Espanha, verificava-se “pouco movimento”, apelando à população para que “evite deslocações desnecessárias”.

Entre os oito pontos de passagem permanentes autorizados, 24 horas por dia, encontram-se, para além do Caia, a fronteira entre Marvão e Valência de Alcântara, em Valença (Viana do Castelo), Vila Verde da Raia (Chaves), Quintanilha (Bragança), Vilar Formoso (Guarda), Vila Verde de Ficalho (Beja) e Castro Marim (Faro).