Skip to content

IPDJ apoia clubes desportivos em três milhões de euros

No âmbito do programa do Governo, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), financia clubes e associações desportivas em três milhões de euros.

Desde 22 de janeiro e até 22 de fevereiro, estão abertas as candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), uma iniciativa direcionada a clubes e associações desportivas de Portugal continental, com o objetivo de promover a requalificação das instalações desportivas ao serviço das comunidades, tendo em vista melhorar as condições de prática desportiva. As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas, relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes.

Através do PRID, o Governo já apoiou cerca de 400 clubes e associações, num investimento de cerca de 7 milhões de euros na reabilitação de infraestruturas desportivas, financiados pelo IPDJ, os quais correspondem a um investimento global de cerca de 20 milhões de euros. O montante de apoio, para este ano, é de dois milhões de euros.

Considerando a importância das organizações associativas locais, especialmente os clubes desportivos, enquanto estruturas que se relacionam com as comunidades da sua área de influência e que disponibilizam atividades e serviços que satisfazem as suas necessidades de natureza desportiva e cultural, estão previstas nesta quinta edição um investimento de dois milhões de euros.

De 29 de janeiro a 15 de março, estão abertas as candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT).

Pretende-se continuar a reforçar o apoio à prática desportiva regular, que permita promover a saúde e os estilos de vida saudáveis entre todos os segmentos da população, o que significa contemplar a  inclusão social (minorias étnicas, população em situação desfavorecida, pessoas privadas de liberdade, crianças e jovens, população sénior, entre outras), a integração da pessoa com deficiência, a promoção da igualdade de género, a sustentabilidade ambiental e mobilidade ativa, a inovação tecnológica e a proteção dos direitos humanos.

Podem candidatar-se os clubes desportivos, as associações promotoras do desporto e outras entidades, cujo objeto compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal.
O PNdT já apoiou 1341 projetos, tendo o investimento atingido mais de 18 milhões de euros. Este ano, o programa contemplará o apoio e um milhão de euros.

Compartilhe este artigo: