As primeiras ações de fogo controlado de 2021 no Parque Natural da Serra de São Mamede, realizadas pelas Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA em articulação com o ICNF, decorreram entre 13 e 15 de janeiro.
Técnica considerada muito importante na prevenção de incêndios, a utilização do fogo como ferramenta de gestão de combustíveis em espaços florestais permite a redução da carga combustível durante os meses de inverno, e consequentemente da área percorrida pelos incêndios no verão.
A dualidade da relação do Homem com o fogo, que pode ser uma ferramenta útil ou um agente de catástrofe, é bem resumida por um provérbio finlandês, que diz que “o fogo é um mau patrão mas um bom criado”.
Está prevista a continuação destas ações durante os meses de inverno, podendo o processo estender-se até à primavera em função das condições meteorológicas.


A Estremadura espanhola regista, esta sexta-feira, 22 de janeiro, 1117 novos casos positivos de Covid-19 e a morte de mais 18 pessoas.
O tradicional Mercado Mensal, qua tem lugar na segunda terça-feira de cada mês no Rossio de São Brás, foi suspenso pela Câmara Municipal de Évora, em virtude da atual situação pandémica. Esta medida já inviabilizou o mercado do passado dia 12 e, para já, também suspende o mercado de 9 de fevereiro. Mantem-se a realização dos mercados de produtos agrícolas que acontecem ao sábado, na Praça 1º de Maio e Coronheiras (Bacelo).
Elvas regista esta sexta-feira, 22 de janeiro, 41 novos casos de Covid-19, mais um óbito e nove casos de recuperação.
O novo confinamento geral começou na passada sexta-feira, dia 15 de janeiro, e deverá durar, pelo menos, até meio de fevereiro.
A Estrada Nacional 254, que liga Bencatel a Vila Viçosa, já está encerrada. Os protestos, que ontem juntaram dezenas de carros, não surtiram o efeito desejado e esta sexta-feira ficou marcada pelo corte da estrada.
Portugal atingiu um novo máximo de óbitos em 24 horas: 234 pessoas morreram devido à Covid-19. O número de novos infetados é de 13.987. Os dados foram divulgados hoje, sexta-feira dia 22, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Alentejo registou, nesta sexta-feira 22 de janeiro, um novo máximo no número de mortes Covid em 24 horas: 19. O total de óbitos, desde o início da pandemia, na região, é de 482.
O Balcão Único do Município de Elvas encontra-se a funcionar com atendimento presencial apenas por marcação prévia, para evitar ajuntamentos e promover o distanciamento social.
Nas últimas 24 horas, em Campo Maior, registaram-se 18 novos casos de Covid-19 e 39 recuperações, de acordo com as Autoridades de Saúde.