Estrada que liga Bencatel a Vila Viçosa já está cortada

A Estrada Nacional 254, que liga Bencatel a Vila Viçosa, já está encerrada. Os protestos, que ontem juntaram dezenas de carros, não surtiram o efeito desejado e esta sexta-feira ficou marcada pelo corte da estrada.

A população da freguesia de Bencatel manifesta-se contra esta decisão da Infraestruturas de Portugal, uma vez que, de acordo com Joaquim Rosado, primeiro teriam que se encontrar alternativas para a questão da pedreira. Há pessoas que antes percorriam dez quilómetros para trabalhar e agora têm que percorrer 30 ou 40.

Já Isaltina Lopes refere que, se a estrada está em perigo, já devia ter sido fechada. No entanto, as entidades competentes tiveram dois anos, depois da tragédia de Borba, para resolver o problema,

A decisão que levou ao encerramento da estrada está relacionada com o funcionamento da pedreira d’El Rei, com mais de 130 metros de profundidade e a laborar a cerca de 30 metros da estrada quando, de acordo com a lei, deveria estar a cerca de 400 metros de distância.

A alternativa apresentada aos automobilistas é uma estrada de terra, feita nos últimos dias e paralela à agora cortada, ou seguirem em direção quer a Alandroal quer a Borba, situações onde a distância a percorrer é muito maior.