Candidato João Ferreira está em Portalegre na terça-feira

João Ferreira, candidato à Presidência da República, vai estar em Portalegre na próxima terça-feira, dia 19.

O encontro, com várias organizações sociais do distrito tem lugar às 10.30 horas, na Sala Comendadora Domingas Valente, na Biblioteca Municipal de Portalegre.

Borba com mais 36 casos de Covid

O concelho de Borba regista esta quarta-feira, dia 13, mais 36 casos de infeção por Covid-19, num total de 248 casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram reportados, em Borba, 288 casos positivos, de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 39 foram dados como recuperados.

Há, ainda, a registar uma vítima mortal.

Obras cortam o trânsito na Faceira da Cisterna em Elvas

Devido à realização de obras na Faceira da Cisterna, em Elvas, o trânsito encontra-se cortado esta quarta-feira, 13 de janeiro.

As obras em questão dizem respeito à empreitada de requalificação da Avenida 14 de Janeiro, que tinham início previsto para o passado dia 4.

Esta avenida faz a ligação entre o largo do Mercado Municipal da Casa das Barcas e as Portas da Esquina, ao longo do edifício da Escola Superior Agrária.

Segundo a Câmara Municipal de Elvas, “a obra tem uma duração prevista de um mês”.

A Câmara Municipal de Elvas pede a compreensão dos automobilistas para as alterações aos hábitos de circulação automóvel durante a realização desta obra, “necessária para a melhoria desta área urbana” do centro histórico.

Vila Viçosa com mais quatro casos de Covid

O concelho de Vila Viçosa regista esta quarta-feira, dia 13, mais quatro casos de infeção por Covid-19, o que eleva para 136 o número de casos ativos.

Dos 242 casos confirmados desde o início da pandemia, 98 já foram dados como recuperados e há ainda a lamentar oito óbitos.

APPACDM de Elvas já vacinou 55 pessoas contra a Covid

A vacinação contra a Covid-19 decorreu esta quarta-feira, dia 13, na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas.

Nesta instituição, foram já vacinadas 55 pessoas, das quais 22 utentes e 33 funcionários.

De recordar que ontem (terça-feira, dia 12) a vacinação contra a Covid-19 arrancou nas ERPI do concelho, tendo início nos dois lares de Vila Fernando.

Estremadura espanhola com mais 1381 casos Covid e 17 mortes

A Estremadura espanhola regista, esta quarta-feira, dia 13 de janeiro, 1381 novos casos positivos de Covid-19 e mais 17 vítimas mortais.

Desde o início da pandemia, já morreram, na região, vítimas da Covid, 1182 pessoas.

Nos hospitais da região, estão internadas 466 pessoas, 45 delas nos cuidados intensivos.

Nas últimas 24 horas, foram dados como recuperados 311 doentes, num total de 35.415 recuperações.

Elvas regista 36 novos casos Covid, mais um óbito e 81 altas

O concelho de Elvas regista, esta quarta-feira, 13 de janeiro, 36 novos casos positivos de Covid-19, mais um óbito e a recuperação de mais 81 doentes.

O concelho tem, agora, 343 casos ativos, num total de 817, registados desde o início da pandemia.

Em Elvas, já recuperaram da doença 468 pessoas e morreram seis.

Transmissão comunitária em Campo Maior: escolas são a maior preocupação

Campo Maior enfrenta um contágio comunitário de Covid-19, com “as linhas de contacto espalhadas”, alerta Luís Rosinha, vereador da Câmara Municipal.

“Nós temos, neste momento, um contágio ao nível de toda a comunidade, com um especial enfoque na comunidade escolar”, adianta ainda Rosinha, revelando que há “alunos, pessoal não docente e um professor”, em Campo Maior, infetados com Covid-19. As escolas acabam por ser, desta forma, a maior preocupação para as autoridades de saúde, assim como para o município.

Por outro lado, não há qualquer caso ativo de infeção nos dois lares do concelho: o da Santa Casa da Misericórdia, em Campo Maior, e o Centro de Dia e Lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados.

Luís Rosinha pede aos campomaiorenses para que se protejam, porque se vivem “momentos difíceis” no concelho. O vereador acredita ainda que mais casos positivos vão surgir, nos próximos dias, uma vez que vão continuar a ser feitos testes de despistagem à Covid-19.

Nas últimas 24 horas, Campo Maior registou 37 novos casos positivos de Covid-19. O concelho tem agora 146 casos ativos, num total de 249 registados, desde o início da pandemia. Da doença, em Campo Maior, já recuperaram 99 pessoas e morreram quatro.

Elvas tinha -4 graus hoje às 8 horas

Elvas registou uma temperatura de -4,1 graus às 8 horas desta quarta-feira, dia 13, na estação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), instalada na antiga Estação de Melhoramento de Plantas.

No Alentejo, na rede do IPMA, a manhã mais fria foi observada com temperaturas abaixo de zero em Oriola (Portel), com -5,2 graus, Barrosinha (Alcácer do Sal) teve uma temperatura de -3,9 graus, Amareleja (Moura) -3,5 graus, Avis -3,2 graus e Mora – 2,9 graus.

O IPMA, às 8 horas, nas três capitais de distrito, observou temperaturas de -0,6 graus em Évora, 2 graus em Beja e 5,2 graus em Portalegre.

Ponte de Sor com mais 15 casos de Covid-19

O concelho de Ponte de Sor regista, esta quarta-feira, 13 de janeiro, mais 15 casos de infeção por Covid-19, o que faz subir para 147, o número de casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados 305 casos de infeção neste concelho, dos quais 156 já foram dados como recuperados e há ainda a lamentar dois óbitos.

Município de Alter do Chão repavimenta em Cunheira

A Câmara Municipal de Alter do Chão está a proceder a repavimentações na freguesia de Cunheira. “Mais segurança e mais fiabilidade no pavimento” é o que anuncia o Município.

A autarquia está a proceder à repavimentação e arranjo de alguns locais na vila de Cunheira, numa ação que considera “indispensável para uma circulação mais fluída e segura nas ruas da freguesia”.

“Sempre que forem identificados problemas semelhantes nesta freguesia ou em qualquer outra, dentro do possível, partimos para os respetivos arranjos”, anuncia o Município num texto dirigido aos seus munícipes.

Arronches com mais seis casos de Covid-19

O concelho de Arronches regista esta quarta-feira, dia 13, mais seis casos de infeção por Covid-19, e também mais uma pessoa recuperou da doença.

Desde o início da pandemia registaram-se em Arronches 105 casos de infeção dos quais 66 estão ativos e 37 já foram dados como recuperados. Há ainda a lamentar a morte de duas pessoas.

Dharma Health ao serviço da saúde e bem-estar dos elvenses

Dharma Health abriu há pouco mais de um ano, a 8 de dezembro de 2019, em Elvas, com Paula Lopes e Rute Paula, duas amigas, que “decidiram dar um salto maior na carreira”.

As duas proprietárias deste centro de saúde e bem-estar decidiram arriscar neste negócio uma vez que “a cidade tinha falta de um espaço como este e queriam também voltar a trabalhar em Elvas, uma vez que se encontravam fora”. Enquanto Paula terminava o curso de medicina tradicional chinesa e dava consultas de fisioterapia, Rute trabalhava numa clínica em Portalegre. Para Rute este “é o melhor projeto que podiam ter”.

A clínica tem vários serviços ao dispor da população. Paula dedica-se à parte da “medicina chinesa, com tratamentos para a dor, problemas de patologia interna, insónias, dores de cabeça, através da medicina chinesa e acupunctura”. Esta medicina é algo que tem tido muita procura, explica Paula, uma vez que “há uma maior abertura por parte do público e os resultados, tendo em conta patologia, são rápidos e eficazes”.

Já Rute dedica-se “à fisioterapia integral, pediátrica, neurológica e dá aulas de pilates clínico”. Todos os serviços funcionam por marcação, e o pilates tem duas aulas por semana às 18.15 horas e às 19.15 horas, num máximo de oito pessoas, devido à pandemia.

Existem também pacotes para as aulas de pilates, sessões de fisioterapia e drenagem linfática, sendo que inicialmente é sempre feita uma primeira consulta para avaliar a pessoas. A Dharma Heath tem acordos com a Medicare e future Health’s Care, bem como com a ADSE em regime livre, sendo necessária uma prescrição médica.

O Dharma Health tem também disponível o serviço de psicologia com a psicóloga Maria Calado

Apesar de o Governo decretar um novo confinamento, Paula e Rute vão tentar manter em funcionamento os serviços, isto porque, como afirmam “os pacientes na primeira vaga tiveram muita falta dos tratamentos e notou-se uma grande diferença, porque perderam faculdades, desta forma vão tentar “acudir a todos aqueles que nos procuram, porque é difícil abandonar estes pacientes que vão sentido a falta deste tipo de tratamento”.

Rute pede para “não haver medo, porque cumprem com todas as medidas e desinfeções, quem precise de nós que nos procure, porque vamos estar aqui”, relembrando “os doentes neurológicos, que não tenham receio e venham, uma vez que o acompanhamento é diferente, a nível presencial”.

Para as proprietárias do Dharma Heatlth este foi o “erguer de um sonho e sentem “orgulho tremendo porque está tudo a correr muito bem e queremos promover o bem estar e saúde na nossa cidade, porque fazia falta”.

O centro Dharma Health está localizado na Praceta João Paulo II, Fracção B, n° 1, junto à Avenida António Sardinha, em Elvas, na zona da Cidade-Jardim.

Portalegre regista 13 novos casos Covid

Portalegre regista esta quarta-feira, 13 de janeiro, 13 novos casos de Covid-19.

O concelho tem agora 119 casos ativos, num total de 786 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Portalegre, já morreram 36 pessoas e recuperaram 631.

Estado de emergência renovado até dia 30

A Assembleia da República aprovou, esta quarta-feira, a renovação do estado de emergência por mais 15 dias, até 30 de janeiro, com os votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues.

O BE absteve-se, enquanto PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra.

O diploma modifica o estado de emergência atualmente em vigor, com novas normas que se aplicam nos últimos dois dias desse anterior decreto, que termina às 23.59 horas de sexta-feira, e renova-o por mais 15 dias, desde as 0 horas de sábado, dia 16, até às 23.59 horas de dia 30 deste mês.

Entre as novidades incluídas no projeto de decreto do Presidente da República, estão a possibilidade de medidas de controlo de preços e de limitação de taxas de serviço e comissões cobradas por plataformas de entregas ao domicílio e restrições à circulação internacional, com a imposição de testes de diagnóstico do novo coronavírus ou de confinamento compulsivo para a entrada no país.

Este é o nono estado de emergência em Portugal, o sexto desde que foi confirmada a existência de uma segunda vaga no país.

Marvão regista a recuperação de seis doentes Covid

O concelho de Marvão registou, ontem, 12 de janeiro, a recuperação de mais seis doentes Covid.

O concelho tem, agora, 88 casos ativos, num total de 128 confirmados, desde o início da pandemia.

Ao todo, já recuperaram 94 pessoas da doença. Vítimas de Covid-19, em Marvão, faleceram 11 pessoas.

Ferido grave em acidente do trabalho no concelho de Montemor

Um acidente de trabalho com uma máquina agrícola ocorreu ontem, dia 12, às 10.53 horas na freguesia de Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, do qual resultou um ferido grave, conforme refere Luís Paixão, comandante dos Bombeiros de Montemor-o-Novo.

“Ontem, fomos chamados para um acidente com um trator agrícola, junto a Lavre, e, quando os nossos operacionais lá chegaram, repararam que o acidente se tinha dado com uma máquina porta-terras, que tinha passado por cima de um operário, do sexo masculino, 42 anos, que sofreu esmagamento do tórax e cintura pélvica”, salienta o comandante dos bombeiros.

O homem ficou ferido com gravidade e foi transportado para o hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Campo Maior com mais 37 casos Covid

O concelho de Campo Maior regista, esta quarta-feira, 13 de janeiro, 37 novos casos positivos de Covid-19.

O concelho tem, agora, 146 casos ativos, num total de 249 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já recuperaram 99 pessoas e morreram quatro.

 

Mais 11 casos Covid registados em Estremoz

O concelho de Estremoz regista, esta quarta-feira, 13 de janeiro, 11 novos casos positivos de Covid-19.

O concelho tem, agora, 369 casos ativos, num total de 461 confirmados, desde o início da pandemia. Vítimas de Covid-19, em Estremoz, já morreram quatro pessoas.

O número de recuperados da doença permanece nos 88, sendo que o município assegura que, apesar de haver conhecimento de casos recuperados, “os mesmos não são reportados e atualizados pela Autoridade de Saúde, desde o dia 20 de novembro”.

Alter do Chão regista mais seis casos positivos de Covid

O concelho de Alter do Chão registou, ontem, 12 de janeiro, seis novos casos de infeção por Covid-19, bem como duas recuperações.

Há, agora, 109 casos ativos no concelho, num total de 188 casos registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alter do Chão, já recuperaram 77 pessoas e morreram duas.

Supermercado Spar encerra em Elvas no final de janeiro

O supermercado Spar, localizado na Avenida de Badajoz, em Elvas, encerra ao público já no final deste mês de janeiro.

A informação foi confirmada à Rádio ELVAS por uma das funcionárias da loja. Os trabalhadores receberam a notícia ontem, terça-feira dia 12, sendo que, segundo a mesma funcionária, foram “todos apanhados de surpresa” com a decisão.

De recordar que a Spar abriu em Elvas, no início do ano passado, no mesmo local onde, durante vários anos, estiveram instaladas as Lojas Alentejo, do Grupo Nabeiro.

Naquele espaço, tal como já noticiado pela Rádio ELVAS (ver aqui), encerrou portas, na passada segunda-feira, dia 11, o posto de abastecimento da Galp.

Crato com mais um caso Covid e uma recuperação

O concelho do Crato registou, nas últimas 24 horas, mais um caso de infeção por Covid-19, e também mais uma pessoa recuperou da doença.

Dos 254 casos confirmados neste concelho, desde o início da pandemia, 69 estão ativos e 181 já foram dados como recuperados. Há ainda a lamentar quatro óbitos.

Euromilhões com jackpot de 55 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 55 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 562 mil euros vai ser entregue a um apostador no estrangeiro.

Já o terceiro prémio de 32 mil euros vai para quatro apostadores, um dos quais com aposta registada em Portugal. O quarto prémio de 1639 mil euros vai para 25 apostadores, um dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 10 – 18 – 34 – 35 e pelas estrelas 06 e 09.

Monforte com mais nove casos de Covid-19

O concelho de Monforte registou, nas últimas 24 horas, mais nove casos de infeção por covid-19, o que faz subir para 43 o número de casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram notificados em Monforte 130 casos de infeção, dos quais 86 já foram dados como recuperados. Há ainda a lamentar um óbito neste concelho.

Utentes negativos do lar de Borba transferidos para Vila Viçosa

Os utentes que testaram negativo para a covid-19, da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) Humberto Silveira Fernandes, da Santa Casa da Misericórdia de Borba, foram transferidos para a ZCAP (Zona de Concentração de Apoio à População) de Vila Viçosa, em colaboração com os Bombeiros e GNR de Borba.

Esta informação foi divulgada pela Santa Casa de Borba onde explica ainda que “os utentes que testaram positivo para a covid-19 estão estáveis e a ser monitorizados, diariamente, pelo corpo clínico do Centro de Saúde e equipa da instituição”.

Já a ERPI Josefina S. Fernandes e ERPI Manuel Ramalho estão até ao momento sem nenhum caso de infeção, mantendo-se em confinamento total.

De recordar que o surto de covid-19 na ERPI Humberto Silveira Fernandes, em Borba conta já com  59 utentes e nove colaboradoras infetados com covid-19.