Dharma Health ao serviço da saúde e bem-estar dos elvenses

Dharma Health abriu há pouco mais de um ano, a 8 de dezembro de 2019, em Elvas, com Paula Lopes e Rute Paula, duas amigas, que “decidiram dar um salto maior na carreira”.

As duas proprietárias deste centro de saúde e bem-estar decidiram arriscar neste negócio uma vez que “a cidade tinha falta de um espaço como este e queriam também voltar a trabalhar em Elvas, uma vez que se encontravam fora”. Enquanto Paula terminava o curso de medicina tradicional chinesa e dava consultas de fisioterapia, Rute trabalhava numa clínica em Portalegre. Para Rute este “é o melhor projeto que podiam ter”.

A clínica tem vários serviços ao dispor da população. Paula dedica-se à parte da “medicina chinesa, com tratamentos para a dor, problemas de patologia interna, insónias, dores de cabeça, através da medicina chinesa e acupunctura”. Esta medicina é algo que tem tido muita procura, explica Paula, uma vez que “há uma maior abertura por parte do público e os resultados, tendo em conta patologia, são rápidos e eficazes”.

Já Rute dedica-se “à fisioterapia integral, pediátrica, neurológica e dá aulas de pilates clínico”. Todos os serviços funcionam por marcação, e o pilates tem duas aulas por semana às 18.15 horas e às 19.15 horas, num máximo de oito pessoas, devido à pandemia.

Existem também pacotes para as aulas de pilates, sessões de fisioterapia e drenagem linfática, sendo que inicialmente é sempre feita uma primeira consulta para avaliar a pessoas. A Dharma Heath tem acordos com a Medicare e future Health’s Care, bem como com a ADSE em regime livre, sendo necessária uma prescrição médica.

O Dharma Health tem também disponível o serviço de psicologia com a psicóloga Maria Calado

Apesar de o Governo decretar um novo confinamento, Paula e Rute vão tentar manter em funcionamento os serviços, isto porque, como afirmam “os pacientes na primeira vaga tiveram muita falta dos tratamentos e notou-se uma grande diferença, porque perderam faculdades, desta forma vão tentar “acudir a todos aqueles que nos procuram, porque é difícil abandonar estes pacientes que vão sentido a falta deste tipo de tratamento”.

Rute pede para “não haver medo, porque cumprem com todas as medidas e desinfeções, quem precise de nós que nos procure, porque vamos estar aqui”, relembrando “os doentes neurológicos, que não tenham receio e venham, uma vez que o acompanhamento é diferente, a nível presencial”.

Para as proprietárias do Dharma Heatlth este foi o “erguer de um sonho e sentem “orgulho tremendo porque está tudo a correr muito bem e queremos promover o bem estar e saúde na nossa cidade, porque fazia falta”.

O centro Dharma Health está localizado na Praceta João Paulo II, Fracção B, n° 1, junto à Avenida António Sardinha, em Elvas, na zona da Cidade-Jardim.