São Vicente: artesãos dão a conhecer os seus trabalhos em bazar de natal

O salão da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, dá lugar este sábado, 10 de dezembro, a um bazar de natal, onde artesãos, sobretudo, dão a conhecer os seus trabalhos.

Esta é uma iniciativa que se repete, sendo que a última edição aconteceu há dois anos, antes da pandemia, sendo retomada agora, com a participação de pessoas não só de São Vicente e de Elvas, como de outros concelhos, como Borba e Montemor-o-Novo, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas. “Voltámos para mostrar aqueles trabalhos que as pessoas fazem e têm gosto em mostrar. Quem quiser pode visitar e adquirir nesta época natalícia, tanto para ofertas, como para ficarem em casa”, acrescenta.

Entre os artesãos a participar neste bazar encontra-se Filomena Aleixo, de São Vicente. Tendo já participado em várias feiras de artesanato, revela que, para este bazar, levou artigos de bijutaria, doces e licores. Já Ana Lagartinho, também de São Vicente, tem-se dedicado muito ao croché, técnica a partir da qual produz, entre outros, como panos e bolsas.

Carolina Belchior, por sua vez, e pela primeira vez a participar, procura vender, neste bazar, artigos em segunda mão, como roupa e acessórios, “tudo com muito pouco uso e em ótimas condições”. “Isto são tudo coisas que tinha em casa, que não uso e que achei interessante trazer, porque podem ser úteis para outras pessoas”, assegura.

Já Manuel Prates, de Rio de Moinhos, em Borba, leva pela primeira vez os seus trabalhos, feitos a partir de vasos, até São Vicente e ao concelho de Elvas. “Nem conhecia aqui bem isto, mas entre conversas surgiu a oportunidade de vir, e mostrar o meu produto à zona de Elvas”, revela, assegurando que, para além dos vasos, tem-se dedicado a produzir presépios.

Este bazar de natal teve início por volta das 9 horas, sendo que estará de portas abertas até às 18 horas.