João Muacho informa que testou positivo à Covid

O presidente da Câmara de Campo Maior informa que fez “um teste rápido à Covid-19, ao início da noite e o resultado foi o menos desejado – positivo”.

“Felizmente, à data (e que assim continue), estou sem qualquer sintoma. Vou cumprir escrupulosamente o isolamento profilático domiciliário, seguindo a indicação da Autoridade de Saúde Local”, revela João Muacho.

A Rádio ELVAS deseja rápidas melhoras.

Forças Armadas reforçam realização de rastreios epidemiológicos no Alentejo

No âmbito da resposta à pandemia no Alentejo, e a pedido da respetiva Administração Regional de Saúde, as Forças Armadas vão reforçar o apoio à realização de rastreios epidemiológicos com uma segunda equipa de 26 militares da Marinha Portuguesa.

Este grupo deverá entrar em funções já esta quinta-feira e junta-se a uma outra equipa composta por 26 elementos da Marinha Portuguesa, que se encontra a operar desde 19 de novembro, tendo já efetuado o acompanhamento de mais de 1.200 casos ao longo de quase dois meses.

Nesta frente de colaboração com as autoridades de saúde pública, estão atualmente em funções, em todo o país, 448 militares da Marinha, Exército e Força Aérea, divididos por 23 equipas.

Miguel Abreu preside o CETE com objetivo de “dinamizar o clube”

Miguel Abreu foi eleito, recentemente, presidente da Direção do Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE), para os próximos dois anos e esteve, esta tarde de terça-feira, dia 12, em entrevista na Rádio ELVAS, para nos falar acerca desta presidência.

Desde 1981, Miguel Abreu pratica ténis tendo passado por várias etapas neste clube, nomeadamente, acompanhou o crescimento do mesmo, que foi bastante acentuado na década de 90 e agora decidiu assim assumir os destinos do CETE, “para tentar voltar a dinamizar o clube, tal como foi nesta época”.

A Direção do CETE é composta, para além de Miguel Abreu, por “um grupo de amigos de longa data e que todos tiveram no clube uma segunda casa”, são eles: Nuno Mateus, Mário Santana, Silvana Reis, Rui Carmo, João Pedro Sereno e António Patrício.

Acima de tudo, esta equipa da nova Direção tem como principais objetivos, para além de “dinamizar o clube, trazer mais alunos, fazer mais competição e dinamizar o clube a nível social, nomeadamente com outras associações desportivas da cidade, tentando fazer intercâmbios com outros clubes, para que as crianças pratiquem várias modalidades, mas mais importante que isso, que pratique desporto”.

O CETE conta, atualmente, com 20 alunos e Miguel Abreu diz que um dos objetivos é “aumentar este número, nomeadamente com parcerias com as escolas” e relembra que há “muitas crianças paradas em termos desportivos”, referindo que “o ténis é ao ar livre e tenta, assim, captar crianças que não praticam nenhuma atividade física, para que pratiquem ténis, que se sintam bem nesta modalidade”.

Miguel Abreu refere que gostaria de realizar um projeto “para aumentar a competição de torneios oficiais e amadores em Elvas” e diz: “temos datas e objetivos, mas a pandemia não permite para já esta definição de datas fixas”.

Atualmente, os sócios são cerca de 70, um número que Miguel também quer ver aumentar, mas afirma que “é necessário trazer algo para os sócios e fazer com que participem mais nas atividades do clube”, para isso pensam também no “torneio das velhas glórias e juntar todos aqueles que estão ligados ao ténis, desde a fundação deste clube”.

Miguel Abreu assume que este “é um grande desafio”, mas “se a pandemia aliviar e nos deixar trabalhar, poderemos, daqui a um ano, ter muitas novidades no clube”.

Câmara de Redondo atribui viatura a Montoito

“Com o propósito de auxiliar as tarefas diárias dos seus funcionários em serviços externos na Freguesia de Montoito”, anuncia a autarquia, a Câmara Municipal de Redondo adquiriu uma viatura ligeira de mercadorias, para “reforçar os meios operacionais e qualificar a resposta às necessidades dos munícipes”.

A autarquia “prossegue o compromisso de prestar um serviço público municipal de qualidade” e “continua a garantir a modernização dos seus equipamentos, no sentido de ampliar o seu parque de viaturas, dando uma resposta mais efetiva e atempada aos seus munícipes”, segundo publica o Município redondense.

Município de Gavião distribui livro pelos alunos das escolas

O livro “56 Bolotas” foi distribuído aos alunos do Agrupamento de Escolas de Gavião.

A ação surgiu na conclusão do terceiro ano da atividade Fábrica de Histórias, desenvolvida pela organização Cabeçudos, no âmbito da Rede de Promoção do Sucesso Educativo no Alto Alentejo, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que visa o desenvolvimento de oficinas de escrita, revisão e ilustração.

De uma forma simbólica, também foi entregue o livro infantil “Adeus Corona”, aos alunos do Agrupamento de Escolas de Gavião, de autoria de Sílvia Bernardo, que escreveu a história, e de Vera Carranca, que a ilustrou, uma edição do Município gavionense.

Alandroal regista mais nove casos de Covid-19

O concelho de Alandroal registou esta terça-feira, dia 12, mais nove casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Alandroal regista 140 casos, sendo que 43 estão ativos e 96 recuperados. Já faleceu uma pessoa no concelho vítima de coronavírus.

Avis tem mais três casos de Covid

O concelho de Avis registou esta terça-feira, dia 12, mais três casos de infeção por Covid-19.

Sendo assim, desde o início da pandemia, Avis conta com 102 casos confirmados, 25 ativos e 73 recuperados. Já faleceram três pessoas no concelho.

Estremadura espanhola tem mais 1168 casos de Covid-19

A Estremadura espanhola registou hoje, terça-feira, dia 12, 1168 casos de infeção por Covid-19 e a morte de 10 pessoas. Em 24 horas, 208 pessoas recuperaram da doença.

As autoridades de saúde registam 471 pessoas internadas, 50 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Por áreas de saúde: Badajoz tem mais 402; Mérida, 291; Don Benito, 159; Cáceres 125 casos; Llerena – Zafra, 71; Plasencia, 51; Coria, 39 e Navalmoral de la Mata, 30 casos novos.

Estremoz apresenta remodelação do Largo General Graça

A apresentação do projeto de requalificação do Largo General Graça, em Estremoz, vai ter lugar no próximo dia 14 (quinta-feira), às 18 horas, no auditório do Parque de Feiras e Exposições da cidade. A apresentação está a cargo do atelier Sítio & Lugar – Sociedade de Arquitetos Paisagistas, responsável pela elaboração deste projeto, que foi contratada pelo Município de Estremoz, com vista à requalificação deste espaço público da cidade.

A operação de requalificação insere-se no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Estremoz, tendo como objetivo a criação de um espaço de estadia mais agradável, com mais área disponível para os peões, ordenamento do estacionamento automóvel e uma ligação mais fluente ao Lago do Gadanha, potenciando uma melhor articulação com o Rossio Marquês de Pombal e outros espaços adjacentes, incentivando e dinamizando o comércio local.

Esta iniciativa contribui para os objetivos definidos no PEDU e está inserida numa candidatura aprovada no âmbito do Alentejo 2020, sendo o valor total elegível de 736 mil euros, com o apoio financeiro da União Europeia, através do FEDER, no valor de 626 mil euros, e o restante valor financiado pelo Município de Estremoz.

Devido à situação pandémica que vivemos, a apresentação vai ter uma lotação máxima de público, para garantir o distanciamento de segurança entre lugares sentados e ser disponibilizado gel desinfetante a todos os participantes, sendo obrigatório o uso de máscara durante a apresentação.

 

Elvas tem mais dois casos Covid e sete recuperados

O concelho de Elvas regista, esta terça-feira, dia 12 de janeiro, dois novos casos de infeção por Covid-19 e sete recuperações.

Dois novos infetados em 24 horas é o valor mais baixo no concelho desde 27 de dezembro.

O concelho tem, agora, 389 casos ativos, num total de 781 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, ao todo, já recuperam 387 pessoas no concelho de Elvas e faleceram cinco.

Portugal com mais 7259 infetados e 155 óbitos (novo máximo)

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 7259 (+1,5%) casos de infeção confirmados e 155 (+2,0%) óbitos. Este valor de mortos é o mais elevado de sempre da pandemia no nosso País.

Lisboa e Vale do Tejo (LVT) é, agora, a região mais preocupante: nas últimas 24 horas, teve 44% dos mortos e 44% dos novos infetados em Portugal. Os 155 óbitos correspondem a pessoas que residiam 68 em LVT, 36 no Norte, 36 no centro, 12 no Alentejo, duas na Madeira e uma no Algarve.

De ontem para hoje, 6028 pessoas recuperam da doença. Novo máximo de casos ativos: 110.388, mais 1076 que ontem. De ontem para hoje, recuperaram 6028 doentes.

A situação hospitalar voltou a agravar-se: esta terça-feira, 4043 doentes estão internados (mais 60 que ontem), dos quais 599 (mais 32 nas últimas 24 horas) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 8080 mortes, 496.552 casos de infeção e 378.084 casos de recuperação, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 4956 casos na terça 5 de janeiro; 10.027 casos na quarta-feira 6 de janeiro; 9927 casos na quinta 7 de janeiro; 10.176 casos na sexta-feira 8 de janeiro; 9478 casos no sábado 9 de janeiro; 7502 casos no domingo 10 de janeiro; 5604 casos na segunda-feira 11 de janeiro; e 7259 casos na terça 12 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Alentejo regista mais 434 infetados e 12 mortes

A região Alentejo regista, hoje, terça-feira, dia 12, mais 434 (+2,8%) casos de Covid-19, num total de 15.730 infetados desde o início da pandemia.

O número de mortes subiu hoje para 336 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), morreram mais 12 pessoas na região.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 310 casos na terça 5 de janeiro; 439 casos na quarta-feira 6 de janeiro; 574 novos casos na quinta 7 de janeiro; 433 casos na sexta-feira 8 de janeiro; 582 casos no sábado 9 de janeiro; 373 casos no domingo 10 de janeiro; 519 casos na segunda-feira 11 de janeiro; e 434 casos na terça 12 de janeiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Câmara de Fronteira requalifica largo em Cabeço de Vide

Depois da intervenção de reabilitação do Mercado Municipal de Cabeço de Vide, o Município de Fronteira requalificou a área envolvente, correspondente ao Largo D. Manuel I.

Além da nova iluminação e mobiliário urbano, foi feita uma reabilitação exterior ao posto médico e instalado um parque infantil.

O espaço ganha, assim, “uma nova funcionalidade, numa intervenção que foi feita em harmonia e sequencialmente a outras reabilitações já levadas a cabo, ponderando outras ainda a realizar”, anuncia o Município fronteirense.

Portalegre regista mais duas mortes por Covid-19

O concelho de Portalegre registou esta terça-feira, dia 12, mais duas mortes por Covid-19, dois novos casos de infeção e cinco casos de recuperação.

Desde o início da pandemia, Portalegre conta com 773 casos, dos quais 105 estão ativos, 632 já recuperaram e 36 pessoas perderam a vida devido à Covid-19.

Vacinação arranca em lares de Vila Fernando (c/vídeo)

A vacinação contra a Covid-19 dos utentes e funcionários dos lares do concelho de Elvas teve início na tarde desta terça-feira, 12 de janeiro.

A primeira dose da vacina está ser administrada  nas duas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) localizadas em Vila Fernando: nos lares da Associação dos Amigos de Vila Fernando e do Cofre de Previdência dos Funcionários e Agentes do Estado.

Nestas duas instituições, são cerca de 46 as pessoas, entre utentes e funcionários, que serão vacinadas. “Esperemos que seja o início de uma boa campanha, que não vá haver nenhumas contraindicações ou problemas de maior”, revela a enfermeira Carla, da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

O arranque deste processo de vacinação, nos lares do concelho, garante ainda a enfermeira, é “um momento simbólico”.

Já a primeira pessoa a ser vacinada, Patrícia Unas, funcionária há 13 anos no lar da Associação dos Amigos de Vila Fernando, refere que não teve qualquer reação à vacina. “É uma vacina normalíssima, como todas as outras”, garante, adiantando que, do seu ponto de vista, isto é um momento importante, tendo em conta que a intenção continua a ser “proteger os idosos”.

Este processo de vacinação vai abranger todas as ERPI’s do concelho sem surtos ativos, até final desta semana, de acordo com a Câmara Municipal de Elvas.

 

 

 

A reportagem completa para assistir no vídeo:

Ponte de Sor tem mais dez casos de Covid-19

O concelho de Ponte de Sor tem esta terça-feira, dia 12, 10 novos casos de infeção por Covid-19 e cinco recuperações.

Desde o início da pandemia, Ponte de Sor tem 290 casos confirmados, sendo que 132 estão ativos e 156 foram dados como recuperados. Já faleceram duas pessoas no concelho.

Testes negativos no Centro de Dia e Apoio Domiciliário em Barbacena

Tiveram resultados negativos para a Covid-19 os cerca de 40 testes que foram realizados esta terça-feira, dia 12, no Centro de Dia e no Apoio Domiciliário da Fundação Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, no concelho de Elvas.

Como explica Tiago Bugio, comandante da Proteção Civil Municipal, tratou-se de “um rastreio feito aos utentes destas valências do lar de Barbacena, como despiste à Covid-19”, uma vez que, tal como a Rádio ELVAS noticiou ontem (ver aqui), no lar da Fundação, existiam já 27 pessoas infetadas.

Estes rastreio demonstra-se “importante, na medida em que os utentes destas valências testaram negativo, o que reflete que o contágio ficou restrito ao lar e não tendo sido transmitido para mais nenhuma das valências da instituição”, diz Tiago Bugio.

Mais dez casos Covid em Vila Viçosa

O Município de Vila Viçosa voltou a atualizar, pela segunda vez esta terça-feira, os dados no que diz respeito à Covid-19 no concelho e dá conta da existência de mais dez casos ativos.

Desde o início da pandemia, Vila Viçosa tem 238 casos Covid, sendo que 132 estão ativos, 98 já recuperaram e oito pessoas faleceram.

Galp da Avenida de Badajoz já fechou portas

O posto de abastecimento da Galp, na Avenida de Badajoz, em Elvas, fechou portas esta segunda-feira, dia 11.

A informação foi avançada aos clientes através de comunicado nas próprias instalações, assim como de SMS.

A decisão deste encerramento, explica o comendador Rui Nabeiro, sendo o Grupo Nabeiro o detentor, até então, daquela bomba, estava em cima da mesa há já muito tempo, até porque muito pouco combustível ali era vendido, devido, sobretudo, à proximidade a Espanha, onde os preços praticados são muito inferiores.

“A nossa bomba está para encerrar há muito tempo, porque vendemos muito pouco ou quase nada. O comércio de Espanha absorve todos os públicos das nossas terras”, explica o comendador.

Perante um posto de abastecimento que não rendia, o grupo Nabeiro decidiu encerrar o mesmo. “Temos um posto de abastecimento que não vende e temos de pagar às pessoas, e  o contrato já estava feito e arrumado”, sendo que “a Galp aceitou”, revela ainda.

Quanto às quatro pessoas que ali trabalhavam, Rui Nabeiro revela que três já têm trabalho, enquanto a outra recebeu tudo a que tinha direito por parte da empresa.

Na cidade, ao dispor da população, continua o posto de abastecimento da Galp na Avenida da Europa, na zona industrial, à saída para Campo Maior.

Vila Viçosa tem mais cinco casos de Covid-19

O concelho de Vila Viçosa conta hoje, terça-feira, dia 12, com mais cinco casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Vila Viçosa tem 228 casos positivos, sendo que 122 estão ativos, 98 recuperados e já se verificaram oito mortes, de acordo com os dados fornecidos pela Autoridade de Saúde.

Avis tem novo autocarro de 30 lugares por 120 mil euros

O Município de Avis, num ano em que a pandemia de Covid-19 obrigou a uma significativa alteração no transporte escolar, adquiriu, através de concurso público, um novo autocarro com capacidade para 30 lugares.

Trata-se de um veículo da marca Iveco, equipado, certificado e homologado “de acordo com as mais exigentes normas em vigor para transporte coletivo de crianças”, anuncia o Município avisense. A viatura reforça e renova a frota automóvel da autarquia, principalmente a rede de transportes escolares.

A viatura foi recebida em Avis a 5 de janeiro, nas instalações do Parque de Máquinas e Viaturas do Município, e representa um investimento de cerca de 120 mil euros, suportado integralmente pela autarquia.

Vacinação anti Covid em lares começa esta terça em Elvas

Inicia-se hoje, 12 de janeiro, por volta das 14.30 horas, a vacinação contra a Covid-19, dos utentes das duas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas localizadas em Vila Fernando: a Associação dos Amigos de Vila Fernando e o Cofre de Previdência dos Funcionários e Agentes do Estado.

“É com agrado e satisfação que a autarquia assiste ao iniciar deste processo de vacinação que irá abranger todas as ERPI’s do concelho sem surtos ativos, até final desta semana”, faz saber ainda a Câmara Municipal de Elvas.

Mora tem Zona de Concentração e Apoio a doentes Covid

Com o agravamento da situação epidemiológica no concelho de Mora, a Comissão Municipal de Proteção Civil, a Autarquia Local e Autoridade de Saúde implementaram uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), para pessoas em isolamento profilático ou que tenham testado positivo à Covid-19.

Desde o passado dia 19 de dezembro que um dos lares de Cabeção colocou utentes nesta infraestrutura. “Neste momento, estamos a dar apoio a dois lares do concelho de Évora”, avança Luís Simão de Matos, presidente da câmara de Mora.

Como foi determinado pela Saúde Pública, para a ZCAP eram transferidas pessoas que testaram negativo à Covid-19. “Neste momento, embora estejamos preparados para receber pessoas que tenham testado também positivo, neste momento só recebemos pessoas que tenham testado negativo”, revela ainda o autarca.

A Câmara Municipal de Mora construiu esta infraestrutura já prevendo que a Covid-19 poderia chegar aos lares do concelho. Nos lares de Mora já morreram 26 pessoas vítimas de Covid-19.

Concelho de Borba regista 16 novos casos de infeção

O concelho de Borba regista esta terça-feira, dia 12, 16 novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Borba tem 252 casos positivos, sendo que 212 estão ativos e 39 recuperados, de acordo com os dados fornecidos pela ARS Alentejo. Uma pessoa já faleceu no concelho de Borba devido ao coronavírus.

Surto em lar de Pavia (Mora) com 27 infetados

O surto de Covid-19 no Lar Santa Isabel, da Santa Casa da Misericórdia de Pavia, no concelho de Mora, conta com 23 utentes infetados e 11 funcionários.

Luís Simão de Matos, presidente da Câmara Municipal de Mora, relembra que “confirmou-se aquilo que era o nosso pior receio, portanto os 23 utentes que estão no lar deram todos eles positivos e mais 11 funcionários”.

Neste momento, “em termos da saúde dos utentes parece não haver grandes problemas, já dos funcionários temos uma pessoa internada em Évora na Unidade de Cuidados Intensivos”, refere o autarca. A situação no lar é complicada, porque o surto já passou para a comunidade.

Por sua vez, no lar de Cabeção, a situação está normalizada, embora já tenham falecido 20 pessoas. “Estamos a falar de um terço dos utentes, mas neste momento a situação encontra-se controlada”, remata Luís Simão de Matos.

Este é o terceiro surto em Mora, sendo que o primeiro foi na comunidade o segundo no lar de Cabeção.

Mora é já o segundo concelho com mais casos de Covid-19 por cada 100 mil habitantes e encontra-se em Risco Extremamente Elevado.

Reguengos tem mais dois casos Covid

O concelho de Reguengos de Monsaraz registou, em 24 horas, dois novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de cinco pessoas.

Nove pessoas estão internadas no Hospital do Espírito Santo, em Évora, tendo uma recebido alta da Unidade de Cuidados Intensivos.

Até ao momento, Reguengos de Monsaraz registou 502 casos de Covid-19, 106 ativos.

Evolução da pandemia em Elvas desde 15 de outubro (em gráficos)

A evolução da pandemia, no concelho de Elvas, desde 15 de outubro, tem-se agravado significativamente.
O concelho tinha, desde o início e até ao dia 15 de outubro, 48 casos.
Linha azul casos por dia (máximo 44 no dia 9jan).
Linha vermelha numero acumulado de casos (total 779 casos a 11jan).
No gráfico seguinte, mostramos a evolução diária dos novos casos por dia onde, no dia 15 de dezembro, entrámos numa segunda vaga, com números de dois dígitos diários.
Nos últimos 14 dias, onde se registam os novos casos que determinam a classificação de risco no cálculo equivalente por 100 mil habitantes, os números são os mais altos de toda a série. Elvas regista 1.774 caos por 100 mil habitantes.

Campo Maior tem mais 11 casos Covid e quatro recuperações

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, registaram-se 11 novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior. Registaram-se mais quatro casos recuperados, pelo que 99 dos 212 casos confirmados já recuperaram, existindo, esta terça-feira, dia 12 de janeiro, 109 casos ativos no concelho.

A maioria dos casos ativos está assintomática e em isolamento domiciliário.

Os contactos de primeira linha dos casos registados nos últimos dias vão continuar a realizar os testes de despistagem ao Covid-19.

Estremoz tem mais 15 casos de Covid

O concelho de Estremoz regista, hoje, terça-feira, dia 12 de janeiro, 15 novos casos de infeção por Covid-19.

Dos 450 casos confirmados, 358 estão ativos, 88 foram já dados como recuperados e quatro pessoas já morreram devido à pandemia.

Comerciantes e hoteleiros manifestam-se em Badajoz

Foto: elperiodicoextremadura.com

Os comerciantes e empresários do setor da hotelaria de Badajoz manifestaram-se, na manhã de ontem (segunda-feira, dia 11), pelas ruas do centro histórico da cidade, para pedir uma menor pressão fiscal neste tempo de pandemia.

O presidente da Associação de Hoteleiros de Badajoz, José María Pérez Marqués, defendeu os “postos de trabalho e a proteção dos trabalhadores”, numa altura em que “se é pedida a redução da capacidade de trabalho, também deveria ser reduzida a pressão fiscal. Se nós trabalhamos a 40 por cento então que o pagamento à Segurança Social e os impostos sejam também de 40 por cento”.

O executivo municipal de Badajoz saiu em apoio a estes trabalhadores e o alcaide Francisco Fragoso defendeu a criação de um mecanismo automático de “receita zero, impostos zero”.

Crato tem mais uma recuperação de Covid-19

O concelho do Crato tem esta terça-feira, dia 12, mais um recuperado de Covid-19.

De acordo com as Autoridades de Saúde, não se registaram novos casos de infeção, pelo que dos 253 já registados desde o início da pandemia, 69 estão ativos e 179 recuperados. Já faleceram quatro pessoas no concelho do Crato.

Agrupamento de Campo Maior recolhe livros para Cabo Verde

Uma recolha de livros infantojuvenis, com o objetivo de serem enviados à comissão da UNESCO em Cabo Verde, foi levada a cabo pelo Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Esta recolha decorreu durante o primeiro período deste ano letivo e envolveu não só a comunidade escolar, mas também a população da vila, como explica Vanessa Algarvio, professora no Agrupamento de Escolas de Campo Maior. A professora agradece a todos os que “participaram e partilharam a iniciativa, porque o resultado foi muito positivo”.

No total, vão ser enviadas “três caixas de grandes dimensões”, com este tipo de livros, para Cabo Verde. Vanessa Algarvio refere que foram recolhidos muitos livros e que se torna importante que “os alunos sintam que o que já não lhes é útil pode sê-lo para os outros”.

Agrupamento de Escolas de Campo Maior que vai proceder ao envio de três caixas com livros infantojuvenis doados pelos alunos e comunidade em geral, para a Comissão da UNESCO, em Cabo Verde.

Monforte tem mais um infetado e uma recuperação

De acordo com dados divulgados pela Câmara Municipal de Monforte, nas últimas 24 horas, registou-se um novo caso e uma recuperação de Covid-19 no concelho.

Monforte conta com 121 casos confirmados, sendo que 34 estão ativos e 86 foram dados como recuperados. No concelho de Monforte morreu uma pessoa devido à pandemia.

“A melhor solução ninguém sabe”, diz Fátima Pinto sobre encerramento das escolas

O Governo admitiu já que, provavelmente, a partir de quinta-feira, dia 14 de janeiro, o país regressa a um confinamento geral, do género daquele que foi imposto em março, no sentido de se fazer face ao crescente aumento das infeção por Covid-19 registado nas últimas semanas.

Contudo, a maior dúvida recai sobre as escolas, sendo que ontem mesmo a ministra da Saúde explicou à comunicação social que o impasse só será resolvido depois de ouvido o Infarmed. Sobre a decisão de fechar ou não as escolas, Marta Temido lembrou que o encerramento, durante vários meses, teve consequências para os alunos, sendo esta uma decisão que ainda tem que ser avaliada.

Já o primeiro-ministro, António Costa, revelou também ontem que o mais certo é os estabelecimentos de ensino manterem-se num novo confinamento, assegurando que essa é também a vontade do Governo.

“A melhor solução, eu acho que ninguém a sabe”, revela, por sua vez Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas, assegurando que, do seu ponto de vista, as aulas presenciais são fundamentais. “Assim que pudemos desconfinar, em junho, logo avançámos para as aulas presenciais. O ensino à distância compromete a aprendizagem e sobre isso ninguém tem dúvida”, explica.

Fátima Pinto lembra ainda que “dentro das escolas, a percentagem de contágio tem sido ínfima, muito pequenina”. Contudo, e perante o momento que se atravessa, “as coisas podem continuar a não se verificar da mesma forma”.

A diretora assegura ainda não saber o que poderá ser o melhor: se por um lado, o ensino à distância compromete as aprendizagens; por outro, a movimentação habitual junto às escolas, poderá desencadear mais casos positivos de infeção. “Manter o ensino presencial, com o resto de toda a atividade económica em casa, não sei até que ponto fará sentido”, explica, lembrando que “quando as escolas estão abertas, a circulação é muito maior”.

“Esta decisão é muito difícil, e eu percebo perfeitamente que as nossas autoridades de saúde e os nossos dirigentes têm dificuldade em tomá-la”, remata.