Líria Carvão, presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, esteve na tarde de quarta-feira, dia 6, na Rádio ELVAS para nos falar acerca da pandemia que, ultimamente tem vindo a afetar a freguesia de Terrugem e em particular o lar da Associação de Beneficência “Amigos de Terrugem (ABAT), onde há já 41 infetados com covid-19, dos quais 25 utentes e 16 funcionários.
A presidente considera que esta situação “é preocupante, mas é hora de darmos as mãos e de nos ajudarmos mutuamente”, assumindo preocupação pela postura de algumas pessoas nas redes sociais. Líria Carvão afirma que “é um número mínimo de pessoas que dizem coisas que não fazem sentido, suscitando nas pessoas uma guerra e dividem as pessoas, colocam política em tudo”, considerando que “é um caso muito sério”.
Há inclusive pessoas que já falam nas eleições, Líria menciona uma das frases que leu nas redes sociais: “não fazem cerco sanitário, fazemos nós na altura das eleições”, frases como essa preocupam a presidente, que afirma que “apesar de serem poucos os que proferem este tipo de frases, geram divisão na população”.
Líria Carvão explica que estão a ser “reunidos esforços para que tudo corra pelo melhor na Terrugem, reunindo com várias entidades”, e diz “fizemos um apelo para quem tenha algum tipo de necessidade que entrem em contacto com a junta, estamos todos de mãos dadas e a conduzir o assunto da melhor forma que sabemos e podemos”.
Em cima da mesa está também o facto de se for necessário preparar espaços na freguesia para acolher doentes covid, mas “não é de um momento para o outro que estes espaços se preparam, e se assim for necessário, cá estaremos para agilizar”, diz Líria.
A presidente termina fazendo um apelo “a que todos estejam de mãos dadas e unidos e não é hora de apontar o dedo a ninguém, nem de estramos divididos, porque todos estão a fazer o melhor que podem, sabem e da maneira possível e vamos fazer da Terrugem aquilo que era”.
Líria Carvão, presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, a dar conta da situação vivida na Terrugem e a demonstrar descontentamento com a atitude da algumas pessoas, relativamente à forma como a pandemia tem sido encarada na freguesia, nomeadamente, nas redes sociais.


As típicas flores de papel de Campo Maior embelezam agora a escadaria nobre da Assembleia da República, para assinalar a presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

A Escola Básica do Carrascal, em Vila Viçosa, encerrou hoje depois de uma funcionária ter testado positivo à Covid-19.
De forma a mitigar os efeitos causados pela Covid-19 e, com o objetivo de garantir que o socorro e proteção à população se faz com todas as condições de segurança, o Município entregou equipamentos de proteção individual (EPI’s) à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.
A Estremadura espanhola regista esta quarta-feira, 6 de janeiro, 1.122 novos casos positivos de Covid-19 e mais 11 vítimas mortais.
O Prémio BPI “la Caixa” Rural 2020 distinguiu a Associação Terra Mãe, do concelho de Viana do Alentejo, que apresentou o Projeto Três C’s. O prémio tem o valor de 37.100 euros e serve para criar o primeiro Centro de Recursos para o Desenvolvimento Familiar no concelho de Viana Alentejo.
Um incêndio deflagrou ao início da tarde de hoje, quarta-feira, dia 6, nas instalações do arquivo morto da Telefac, em Elvas.
Portalegre regista esta quarta-feira, dia 6 de janeiro, mais nove casos positivos de Covid-19 e duas recuperações.
Elvas regista esta quarta-feira, 6 de janeiro, 31 novos casos de infeção por Covid-19 e mais 38 recuperações.
Hoje, dia 6 de janeiro é dia de Reis, neste dia habitualmente Elvas enchia-se de espanhóis, principalmente nos restaurantes da cidade.
A convite do presidente do Conselho de Administração da ULSNA, Joaquim Araújo, a presidente da Câmara Municipal de Nisa, Idalina Trindade, acompanhou ontem, 5 de janeiro, o início da vacinação contra a Covid-19 no concelho de Nisa.
A vacina contra a Covid-19 já começou a ser administrada em utentes e funcionários dos lares do distrito de Portalegre.
Évora registava, ao dia de ontem, 5 de janeiro, segundo o boletim epidemiológico do concelho, emitido esta quarta-feira, dia 6, 16 novos casos de infeção por Covid-19 e a morte de mais quatro pessoas.
A III edição do Festival dos Grous, que celebra a avifauna, já tem data marcada. Nesta edição 2021, totalmente diferente das duas anteriores, mas igualmente recheada de pontos de interesse, desta feita em formato digital, apresentamos o III Festival dos Grous, que vai acontecer no próximo dia 16, sábado, num programa “a divulgar muito em breve”, segundo a organização.
O Para Y Come celebrou ontem, terça-feira, dia 5, os seus sete anos de existência, na Boa-Fé, em Elvas.
O Alentejo regista esta quarta-feira, 6 de janeiro, mais 439 casos positivos de Covid-19 e 15 mortes relacionadas com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde.
Portugal regista esta quarta-feira, 6 de janeiro, 10.027 novos casos de infeção por Covid-19, o maior número desde o início da pandemia.
Arronches não regista esta quarta-feira, 6 de janeiro, novos casos de infeção por Covid-19.
Para comemorar o Dia de Reis, que assinala esta quarta-feira, dia 6 de janeiro, o grupo Roncas de Elvas apresentam uma atuação no Forte da Graça, em Elvas.
O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza, no início de 2021, decidiu apresentar uma lista daquilo que, do seu ponto de vista, marcou positiva e negativamente o ano de 2020, ao nível ambiental do Alto Alentejo.
Campo Maior regista esta quarta-feira, 6 de janeiro, três novos casos infeção por Covid-19 e mais uma recuperação da doença.
Cinco crianças e duas funcionárias da creche do Centro Infantil de Santa Eulália testaram positivo à Covid-19.
O aumento do número de casos de infeção por Covid-19, um pouco por toda a região Alentejo, tem feito com que as diversas entidades da região estejam em alerta para possíveis situações de colapso.
Olivença registou ontem, 5 de janeiro, 19 novos casos positivos de Covid-19: 16 na cidade de Olivença e três em San Benito de la Contienda.
Marvão, sem registar ontem, 5 de janeiro, novos casos positivos de Covid-19, reportou a recuperação de quatro doentes.
O concelho de Nisa registou, ontem, 5 de junho, mais três mortes associadas à Covid-19 face ao dia anterior. O concelho leva já nove vítimas mortais provocadas pelo novo coronavírus.
O concelho de Alter do Chão registou, ontem, 5 de janeiro, dez novos casos de infeção por Covid-19.
O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 30 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.
O concelho de Sousel registou ontem, 5 de janeiro, sete novos casos de Covid-19.
O concelho do Crato registou ontem, 5 de janeiro, três novos casos positivos de Covid-19.
O concelho de Monforte registou ontem, 5 de janeiro, dois novos casos positivos de Covid-19.