Prémio BPI “la Caixa” para associação de Viana do Alentejo

O Prémio BPI “la Caixa” Rural 2020 distinguiu a Associação Terra Mãe, do concelho de Viana do Alentejo, que apresentou o Projeto Três C’s. O prémio tem o valor de 37.100 euros e serve para criar o primeiro Centro de Recursos para o Desenvolvimento Familiar no concelho de Viana Alentejo.

Combater o isolamento e a exclusão social, reativar espaços agrícolas e de pecuária comunitária, proporcionar apoio alimentar, promover o voluntariado e assegurar apoio e cuidados continuados ao domicílio são alguns dos 20 projetos distinguidos na segunda edição do Prémio BPI “la Caixa” Rural. Os projetos vão receber em média 35.700 euros, num total de 750 mil euros.

O Prémio BPI ”la Caixa” Rural visa apoiar projetos de ação social em zonas rurais, em que as populações vivem mais isoladas e onde o impacto da pandemia mais se faz sentir no plano das necessidades sociais. Os projetos financiados vão apoiar cerca de 12.000 pessoas em diferentes áreas prioritárias, especialmente as mais afetadas pela pandemia, como o envelhecimento ativo, a pobreza e exclusão social, incapacidade, integração laboral, interculturalidade e coesão social e saúde.

Entre as 20 iniciativas distinguidas estão projetos dos distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Vila Real e da Região Autónoma dos Açores.