IPDJ quer mulheres a participar “ativamente na vida dos clubes”

É com o objetivo de promover e valorizar a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, para uma maior igualdade de género no desporto, que o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está a apostar na campanha “Tu Também Podes Ser a Presidente do Teu Clube”.

Com a campanha “muito focada” nas jovens que praticam desporto ou que frequentam cursos nesta área, quando “é difícil encontrar pessoas que estejam disponíveis para dirigir” as associações desportivas, explica o diretor regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, pretende-se com esta iniciativa “incentivar as mulheres a participarem ativamente na vida dos clubes”. “Nós assistimos, nos últimos tempos, à chegada também das mulheres ao dirigismo de várias associações e aquilo que queremos promover, neste momento, é a integração das mulheres nos corpos sociais, não só como presidentes, mas integrando as assembleias geral, as direções”, acrescenta.

Para Miguel Rasquinho, ainda assim, nesta altura, não devia sequer ser necessário promover-se este tipo de campanha e estar-se a falar em igualdade entre homens e mulheres. “O que interessa é que, na nossa região, as pessoas participem. Temos muita dificuldade em ter dirigentes nos clubes. Normalmente, vão-se eternizando nas direções sempre os mesmos, e não é porque queiram, é porque não há mais quem queira e há sempre a possibilidade de os clubes fecharem portas por falta de dirigentes”, lembra o responsável.

Destacando os “excelentes” casos e exemplos de mulheres que já dirigem clubes, com “grande sucesso”, no Alentejo, a campanha serve, não só para incentivar as mulheres a participarem, mas também para “dizer que há dificuldades nas direções das associações desportivas da região”.

A campanha é apresentada a 30 de abril na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, depois de já o ter sido também em Vendas Novas, Sousel e Sines. Depois de Elvas, seguem-se Alcácer do Sal, a 10 de maio, e Évora, no dia 16.