Cabrela com 54 casos no total de 57 em Montemor

O Município de Montemor reportou 57 novos casos de Covid-19 no concelho, sendo 54 destes casos oriundos do surto identificado no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cabrela.

Nas últimas 24 horas, quatro doentes foram dados como recuperados, num total de 296 recuperações.

Montemor conta com 164 casos ativos, num total de 466, desde o início da pandemia. No concelho, vítimas de Covid-19, já morreram seis pessoas.

A informação é referente ao apuramento feito até às 23h59 do dia 31 de dezembro, no concelho de Montemor, fornecida durante o dia de hoje pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo.

Câmara de Nisa recupera arruamentos em Alpalhão

A Câmara Municipal de Nisa considera que “decorre a bom ritmo” a intervenção que pretende requalificar o Largo do Terreiro, a Rua Direita, o Largo Joaquim Lopes Subtil e o Largo António Temudo Sequeira (Largo da Praça), em Alpalhão.

Esta empreitada, que engloba ainda a Rua de Santo António e Largo do Adro, entretanto já intervencionados, é fruto de um investimento de mais de 230 mil euros e surge na sequência “de outras intervenções que o Município de Nisa realiza por todo o concelho, por forma a renovar a rede de águas e reabilitar o pavimento dos respetivos arruamentos”, considera a autarquia.

Norte Alentejano O’Meeting adiado para 2022

Devido aos constrangimentos atuais e face à incerteza do que se vive no início deste ano, a Federação Portuguesa de Orientação, em articulação com os clubes organizadores, a Federação Internacional de Orientação e os Municípios de Marvão e Castelo de Vide decidiram adiar os eventos internacionais, calendarizados para os meses de janeiro e fevereiro de 2021, para a próxima época desportiva.

Assim, o Norte Alentejano O’Meeting 2021, calendarizado para os dias 5, 6 e 7 de fevereiro, nos concelhos de Marvão e Castelo de Vide, fica adiado para a época de 2022, em data a anunciar brevemente.

Alandroal regista a recuperação de mais três doentes Covid

Alandroal, sem registar este sábado, 2 de janeiro, novos casos de infeção por Covid-19, reporta a recuperação de três doentes.

O concelho tem agora 17 casos ativos, num total de 99 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alandroal, já recuperaram 82 pessoas.

Há pessoas que não ajudam no centro histórico de Elvas

A recolha de lixo doméstico e de outros materiais destinados a reciclagem, no centro histórico de Elvas, depende de muitas pessoas: dos residentes, dos proprietários e colaboradores das casas comerciais, das equipas que varrem as ruas e do pessoal e viaturas que recolhem os resíduos.

No centro histórico, há locais onde é mais frequente a acumulação de materiais diversos, em especial junto aos contentores subterrâneos, aos contentores de reciclagem e em certas esquinas com menos movimento.

Acontece que as situações concorrentes para passar a imagem de uma cidade descuidada são várias: por vezes os contentores subterrâneos estão cheios, noutras situações são os contentores de reciclagem que não são recolhidos com regularidade, há pessoas que deixam sacos de lixo fora dos contentores e há quem entenda que pode deitar papéis e plásticos no chão a contar com o trabalho das varredoras.

Com mais cuidado por parte de cada um dos intervenientes, seria possível que as fotografias de situações na via pública, que acompanham este texto, deixassem de poder ser vistas no centro histórico de Elvas. No fundo, estamos na presença de um caso em que precisamos da colaboração de todos, para não vermos repetidas certas imagens desagradáveis para uma cidade que gosta de poder dar bem-estar aos seus residentes e receber bem quem a visita.

 

Câmara de Elvas requalifica Avenida 14 de Janeiro

As obras de requalificação da Avenida 14 de Janeiro, em Elvas, começam na próxima segunda-feira, dia 4. Esta avenida faz a ligação entre o largo do Mercado Municipal da Casa das Barcas e as Portas da Esquina, ao longo do edifício da Escola Superior Agrária.

A Câmara Municipal informa que é “necessário cortar o trânsito” na Rua dos Cavaleiros e na rua em frente à porta de entrada principal do Hotel Vila Galé. A autarquia adianta que “este corte de trânsito afeta, sobretudo, os residentes desta zona” e “a obra tem uma duração prevista de um mês”.

A Câmara Municipal de Elvas pede a compreensão dos automobilistas para as alterações aos hábitos de circulação automóvel durante a realização desta obra, “necessária para a melhoria desta área urbana” do centro histórico.

Elvas regista mais 27 casos de Covid-19

O concelho de Elvas regista, este sábado, 2 de janeiro, 27 novos casos de infeção por Covid-19.

O município tem, agora, 233 casos ativos, num total de 540 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, já recuperaram 305 pessoas e morreram duas.

Os números nesta transição de ano estão a revelar-se muito elevados, com 115 novos infetados em quatro dias: 24 infetados a 30 de dezembro, 25 infetados a 31 de dezembro, 39 infetados a 1 de janeiro e 27 infetados a 2 de janeiro.

Arronches sem novos casos Covid este sábado

Arronches não regista este sábado, 2 de janeiro, novos casos de infeção por Covid-19.

No concelho, mantêm-se dois casos ativos, num total de 38 registados, desde o início da pandemia.

Em Arronches, da doença, já recuperaram 36 pessoas.

Bebé do ano na Maternidade da ULSNA é elvense

O bebé do ano, na Maternidade Dr. Francisco Feitinha, do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, é elvense. Joana, assim se chama a bebé, nasceu às 13.07 horas deste sábado, 2 de janeiro.

Joana, filha de Linda Pimenta, nasceu com 3,700 quilos. Foi o primeiro bebé a nascer neste novo ano, no distrito.

A família receberá, por parte do Continente, um cheque no valor de 250 euros.

Já é totalmente proibido fumar em espaços públicos fechados

É totalmente proibido fumar em espaços públicos fechados, desde ontem, 1 de janeiro, salvo algumas exceções.

A nova lei do tabaco foi publicada em agosto de 2015 e entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016. No entanto, a proibição total de fumar em espaços públicos fechados só se tornou efetiva no início deste ano de 2021.

O novo diploma veio alargar a proibição de fumar a outros espaços públicos fechados que não constavam na anterior lei, como os casinos, bingos, salas de jogo e outro tipo de recintos destinados a espetáculos de natureza não artística.

Os locais que, na altura da publicação da nova lei, dispunham de zonas para fumadores tiveram um período de adaptação, justificado com os investimentos que muitos bares e restaurantes fizeram em sistemas extratores e de ventilação.

A lei mantém exceções para certos espaços públicos, permitindo a criação de salas exclusivamente destinadas a fumadores, desde que sejam cumpridos requisitos, como a devida sinalização. Para além disso, exige que as salas tenham, à entrada, indicação visível sobre a lotação máxima permitida e que sejam separadas fisicamente das restantes instalações ou, no caso de se situarem no interior de edifícios, sejam totalmente compartimentadas.

As salas para fumadores têm, também, de dispor de um sistema de ventilação para o exterior com extração de ar que permita a manutenção de uma pressão negativa de pelo menos cinco Pascal.

Bombeiros de Vila Viçosa apresentam nova ambulância à população

Os Bombeiros de Vila Viçosa saíram à rua, na manhã deste sábado, 2 de janeiro, para apresentar à população a sua nova ambulância de transporte de doentes.

Inácio Esperança, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, lembra que mesmo neste ano tão atípico, foi possível adquirir esta nova viatura, renovando assim a frota e, com isso, dar melhores condições às pessoas no transporte de doentes, na urgência e nas transferências para o hospital de Évora.

Para além da nova ambulância, que está equipada para fazer face a todo o tipo de emergência, os soldados da paz de Vila Viçosa apresentaram ainda um novo bote, que vem substituir um antigo barco de fibra. Este novo bote, garante o presidente, é “o mais adequado” à situação do concelho.

Inácio Esperança recorda ainda o apoio que a população, as instituições e empresas do concelho têm dado à corporação por esta altura, ajudas que têm assumido um papel muito importante no desenvolvimento do trabalho dos bombeiros. A apresentação da nova viatura, assim como do bote, revela o presidente, serve de agradecimento a todos aqueles que têm contribuído.

Esta apresentação foi feita no centro da vila, junto à Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Campo Maior regista mais seis casos positivos de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista, este sábado, 2 de janeiro, seis novos casos de infeção por Covid-19.

O concelho conta, agora, com 28 casos ativos, num total de 107 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já recuperaram 79 pessoas.

Monforte sem novos casos Covid

O concelho de Monforte não registou ontem, 1 de janeiro, novos casos de Covid-19.

O concelho conta com dez casos ativos, num total de 87 confirmados, desde o início da pandemia.

Já recuperaram da doença, em Monforte, 76 pessoas. O concelho conta ainda com uma vítima mortal.

Avis com mais um caso Covid e uma recuperação

O concelho de Avis registou ontem, 1 de janeiro, mais um caso de infeção por Covid-19, bem como a recuperação de um dos casos já diagnosticados.

O concelho conta agora com 21 casos ativos, num total de 80 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Avis, já recuperaram 55 e pessoas e morreram três.

Nisa regista mais seis casos Covid

O concelho de Nisa registou ontem, 1 de janeiro, seis novos casos de Covid-19.

O concelho conta, atualmente, com 116 casos ativos, num total 208 registados, desde o início da pandemia. Da doença, já recuperaram 86 pessoas.

A Covid-19, em Nisa, já matou seis pessoas.

Ponte de Sor com mais um caso positivo de Covid-19

O concelho de Ponte de Sor registou ontem, 1 de janeiro, um novo caso positivo de Covid-19, contado agora com 18 casos ativos.

O concelho já registou, desde o início da pandemia, 147 casos positivos, dos quais 128 já foram dados como recuperados.

Em Ponte de Sor, vítima de Covid-19, morreu uma pessoa.

Borba com mais sete casos Covid

O concelho de Borba registou, ontem, 1 de janeiro, sete novos casos de infeção por Covid-19.

O concelho tem agora 58 casos ativos, num total de 97 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Borba, recuperou um total de 39 pessoas.

Sousel regista mais um caso positivo de Covid-19

O concelho de Sousel registou ontem, 1 de janeiro, um novo caso de Covid-19.

Dos 78 casos registados no concelho, desde o início da pandemia, 25 estão ativos.

Da doença, já recuperaram 52 pessoas, sendo que no concelho há registo de um óbito associado à Covid-19.

Crato inicia 2021 com recuperação de sete doentes Covid

Sem registar novos casos positivos de Covid-19, o concelho do Crato registou ontem, 1 de janeiro, a recuperação de sete doentes.

O Crato tem agora 13 casos ativos (cinco em Gáfete, quatro no Crato, três em Vale do Peso e um em Flor da Rosa), num total de 188 casos confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, no concelho, já recuperaram 172 pessoas e morreram três.

Portalegre com mais dois casos Covid e sete recuperações

O concelho de Portalegre registou, ontem, 1 de janeiro, dois novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de mais sete doentes.

O concelho conta, agora, com 96 casos ativos, menos três que no dia anterior, num total de 713 registados, desde o início da pandemia.

Em Portalegre, da doença, já recuperaram 586 pessoas e morreram 33.

Idosa morre em lar de Évora onde há surto ativo

Uma mulher de 88 anos morreu no Lar Nossa Senhora da Visitação, da Santa Casa da Misericórdia de Évora, onde surgiram recentemente casos confirmados de infeção por Covid-19. Na instituição, estão infetados 13 utentes e quatro trabalhadores.

A idosa morreu ao final do dia de quinta-feira, dia 31 de dezembro: uma morte que, de acordo com um comunicado da Santa Casa, está ainda a ser averiguada. A idosa tinha outras patologias, avança o jornal Expresso, sendo que a certidão de óbito “não refere morte por Covid”.

O surto no lar teve origem num trabalhador infetado no exterior, diagnosticado em testagem regular da instituição, alguns dias antes.

“A Direção do Lar e a Santa Casa da Misericórdia, em colaboração com a Autoridade Local de Saúde, Proteção Civil Municipal e Segurança Social, têm procurado, desde o dia 29, solução que minimize os efeitos deste surto naquela resposta social, tendo sido solicitado e obtida a concordância, para a evacuação do referido Lar, o que se aguarda a todo o momento, antes que a situação se encontre descontrolada”, pode ler-se ainda no comunicado.