Poluição do ar interior é o tema do “Ambiente em FM”

Ao contrário da ideia muitas vezes generalizada, a poluição do ar também atinge o interior dos edifícios, sendo muitas vezes mais elevada do que no exterior, e é cada vez mais referida como estando na origem de vários problemas de saúde pública.

Uma das principais causas desta poluição do ar interior, “é o facto das pessoas passarem grande parte do tempo em recintos fechados”, de acordo com Nuno Sequeira (na foto), da Quercus.

Nuno Sequeira, da Quercus, deixa algumas dicas para evitar a poluição do ar interior como, por exemplo, “manter o edifício ou a habitação bem arejados, escolher os produtos de limpeza menos tóxicos, não fumar, especialmente em locais fechados, escolher os produtos de limpeza menos tóxicos, não utilizar inseticidas ou pesticidas e garantir uma adequada manutenção dos sistemas de ar condicionado”.

As pessoas passam cerca de 90% do tempo dentro de recintos fechados, onde estão frequentemente expostas a um diversificado cocktail de poluentes químicos e biológicos provenientes de fontes várias como o fumo de tabaco, tintas, vernizes, carpetes, entre outros.

A poluição do ar interior é o tema da edição de hoje do “Ambiente em FM”, com Nuno Sequeira da Quercus.