António Costa confirma reabertura de fronteiras

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou esta quinta-feira, dia 29 de abril, a reabertura das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha no próximo sábado, dia 1 de maio.

António Costa refere que “não podemos considerar que a situação está ultrapassada. Por isso, o estado de emergência é substituído pelo estado de calamidade que entra em vigor às zero horas de dia 1 de maio”.

Por outro lado, a quarta e última fase do programa de desconfinamento, no que diz respeito aos restaurantes, foi antecipada para este fim de semana com os espaços de restauração, cafés e pastelarias a poderem funcionar até às 22.30 horas, com a limitação condicionada a um máximo de seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas.

Também a partir deste sábado dia 1, as salas de espetáculos também podem funcionar até às 22.30 horas; os centros comerciais passam a poder encerrar às 21 horas durante a semana, e às 19 horas ao fim de semana; os ginásios podem funcionar com aulas de grupo, observando as regras de segurança e higiene; a prática de todas as modalidades desportivas passa a estar permitida, bem como toda a atividade física ao ar livre; a lotação para casamentos e batizados passa a estar limitada a 50% do espaço.

O concelho de Alandroal vai “saltar” a terceira fase de desconfinamento passando a funcionar com as regras desta quarta fase.

Entre os concelhos que não avançam, uma vez que apresentam mais de 120 casos por 100 mil habitantes, estão dois concelhos do Alentejo: Beja e Vidigueira.

Curso intensivo de empreendedorismo decorre em Maio

A Fábrica do Empreendedor irá realizar um “Curso Intensivo de Empreendedorismo” no inicio do mês de Maio.

O curso destina-se a pessoas que queiram criar o seu negócio, que precisem de apoio para consolidar ideias e que residam no concelho de Elvas.

O “Curso Intensivo em Empreendedorismo” decorre em oito sessões, das 9h30 às 12h30, nos dias 3, 4, 5, 6, 10, 11, 12 e 13 de Maio.

Neste curso, a decorrer online e de forma gratuita, os interessados podem desenvolver as suas competências em empreendedorismo e estruturar a sua ideia de negócio.

CPCJ de Campo Maior apresenta resultados do projeto Adélia

O Diagnóstico local do Projeto Adélia, um projeto que tem como objetivo elaborar um Plano Local dos Direitos das Crianças e dos Jovens, será apresentado amanhã, sexta-feira, dia 30, pela CPCJ de Campo Maior.

A adesão da Comissão a este projeto aconteceu no final de 2019, com o objetivo de elaborar este diagnóstico local, no âmbito da infância e juventude. “Têm sido aplicados diversos instrumentos, como recolha de informação, e um deles é a dinamização de Focus Grup”, explica Letícia Garcia, presidente da CPCJ de Campo Maior.

“Foram vários os Focus Group desenvolvidos, que representassem a comunidade, da sociedade civil, educação, saúde, ação social, dos jovens, no caso da segurança pública, foi uma entrevista dirigida ao comandante do Posto Territorial da GNR de Campo e um grupo de poder local”.

As sessões foram realizadas online, com uma metodologia qualitativa, que pretende auscultar todos os participantes, especificando os fatores de risco e de proteção, que existem na comunidade de Campo Maior. Todas as entidades e pessoas que participaram a título individual colaboraram com a CPCJ nestas ações, refere Letícia Garcia.

A presidente da CPCJ adianta que “agora é dar a conhecer os resultados da metodologia, e assim, esta apresentação consiste na apresentação do diagnostico local”. “Temos muitos outros instrumentos, uns já foram aplicados outros estão a ser desenvolvidos, como inquéritos às famílias, entidades locais, aplicados à população escolar, a crianças do pré-escolar, com apoio das educadoras, assembleias de jovens, entre 10º e 12º anos, que vão contribuir para um diagnostico local que será o documento final”.

Letícia considera que “é importante a comunidade local conhecer os resultados desta metodologia nos Focus Gruop, uma vez que este é um trabalho conjunto entre a CPCJ e todas as entidades locais, na promoção dos direitos e proteção de crianças e jovens”.

“Depois de identificar os problemas/fatores de risco na comunidade serão definidas as áreas de intervenção prioritárias, que estarão no plano local dos direitos das crianças”. E, este plano deve ser abraçado por todos, adianta a presidente da CPCJ de Campo Maior, uma vez que “que resulta de um esforço conjunto para minimizar os fatores de risco e problemas que sentimos que existem na comunidade, e só intervindo de forma conjunto é que é possível mudar alguma coisa”.

Resultados do Diagnóstico do Projeto Adélia que serão apresentados amanhã, em Campo Maior. Este projeto, promovido pela Comissão Nacional contou com a colaboração da Rede Europeia Anti pobreza.

Elvas sem novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas não regista hoje novos casos de Covid-19.

Sendo assim, esta quinta-feira, dia 29, Elvas conta com 1369 casos confirmados, dois ativos, 1339 recuperados e 28 óbitos.

Praia Fluvial de Avis recebeu Bandeira Azul

A Praia Fluvial do Clube Náutico de Avis foi distinguida com a atribuição da Bandeira Azul 2021. Este galardão é atribuído, anualmente, a zonas balneares e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios ambientais, que atestam a segurança e qualidade da água e da área envolvente.

O programa Bandeira Azul é coordenado em Portugal pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, e tem como objetivo “educar para a sustentabilidade da biodiversidade marinha, da orla costeira e lacustre e incentivar à adoção de comportamentos sustentáveis que respeitem a Natureza”.

Esta distinção reconhece e reforça o empenho do Município de Avis na implementação de uma política de sustentabilidade e valorização ambiental e destaca a Praia Fluvial e toda a envolvente do Complexo do Clube Náutico de Avis como um local de visita obrigatória.

Câmara de Borba aprova pontos apresentados em reunião

A Câmara Municipal de Borba, na sua Reunião Ordinária pública realizada no dia 28, aprovou todos os pontos sujeitos a votação, nomeadamente:

Ponto 2.1 – Aprovação da Ata n.0 8/2021 – Deliberado por unanimidade, aprovar a referida Ata.

Ponto 2.2 – Adenda – Ação Social Escolar – Ano Letivo 2020/2021 – Deliberado, por unanimidade, aprovar uma adenda à deliberação tomada em 18 de agosto último, tendo em conta que entraram nos serviços mais 6 pedidos de apoio ao nível da Ação Social Escolar.

2.3 – Celebração de escritura definitiva de compra e venda – Lote n.0 1 do Loteamento Habitacional de Rio de Moinhos – Deliberado, por unanimidade, proceder à celebração definitiva de compra e venda do lote n.º 1 do Loteamento Habitacional de Rio de Moinhos, com Ana Sofia Pereira Machado e João Manuel Barradas Cristo.

2.4 – Protocolo de Cooperação (cirurgias de orquiectomia e ovariohisteroctomia – Deliberado, por unanimidade, aprovar a celebração do referido protocolo com o Município de Alandroal, que tem como objeto a colaboração no domínio das campanhas de esterilização de cada um dos Municípios, nomeadamente, nas disponibilização das instalações e da intervenção da Médica Veterinária do Município de Alandroal na realização de cirurgias de orquiectomia e ovariohisteroctomia de canídeos e felídeos às quais o serviço veterinário do Município de Borba não pode dar resposta.

Alentejo com mais nove casos Covid e um óbito

O Alentejo regista esta quinta-feira, dia 29, mais nove casos de infeção por Covid-19, e uma vítima mortal, de resto a única a nível nacional.

Desde a chegada da Covid-19 ao Alentejo, foram registados 29.765 casos de infeção e 971 óbitos.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 30 casos na quinta 22 de abril; sete casos na sexta-feira 23 de abril; nove casos no sábado 24 de abril; 51 casos no domingo 25 de abril; quatro casos na segunda-feira 26 de abril; 28 casos na terça 27 de abril; dois casos na quarta-feira 28 de abril; e nove casos na quinta 29 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

 

Portugal regista mais um óbito e 470 novos casos Covid

Nas últimas 24 horas, Portugal registou uma morte devido à pandemia (verificada no Alentejo) e 470 novos casos de infeção.

Três quartos (75%) dos 470 novos casos ocorreram em duas regiões: 213 (45%) no Norte e 143 (30%) em Lisboa e Vale do Tejo.

De ontem para hoje, 545 pessoas recuperam da doença. Hoje, há 23.733 casos ativos, menos 76 que ontem.

Esta quinta-feira, dia 29 de abril, 324 doentes estão internados (menos oito nas últimas 24 horas), dos quais 89 em unidades de cuidados intensivos (mais um, de quarta para quinta-feira).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.974 mortes, 836.033 casos de infeção e 795.326 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 636 casos na quinta 22 de abril; 506 casos na sexta-feira 23 de abril; 567 casos no sábado 24 de abril; 478 casos no domingo 25 de abril; 196 casos na segunda-feira 26 de abril; 353 casos na terça 27 de abril; 572 casos na quarta-feira 28 de abril; e 470 casos casos na quinta 29 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Protocolo para instalação de espaços de teletrabalho assinado em Vendas Novas

Os protocolos dos Acordos de Cooperação para a instalação dos Espaços de Teletrabalho/Coworking no Interior, nos municípios de Vendas Novas, Alvito e Alter do Chão, foram assinados, na passada terça-feira, dia 27 de abril, em Vendas Novas.

A cerimónia contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, do presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, do delegado regional do Alentejo IEFP, Arnaldo Frade, e do presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Luís Dias, para além dos representantes das Comunidades Intermunicipais e presidentes das autarquias que iam assinar os protocolos.

Este evento constituiu-se como o lançamento da primeira fase da rede Alentejo dos Espaços de Coworking/Teletrabalho.

No decorrer da cerimónia, foi ainda possível ouvir a mensagem da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que não estando fisicamente presente, não deixou de enviar saudações a todos os que iam assinar os protocolos.

O Governo pretende abrir até ao final de junho 53 espaços de teletrabalho no interior do país, em igual número de municípios, para dinamizar estes territórios e facilitar a fixação e atracção de pessoas e empresas.

O estabelecimento destes espaços de coworking, previsto no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), vai contribuir para a dinamização dos territórios do interior, facilitando a fixação e atracção de pessoas e empresas, diminuindo a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica e melhorando a qualidade de vida das populações do interior, ao promover a conciliação entre vida profissional e familiar.

Os espaços, disponibilizados pelas autarquias, vão estar devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à Internet e vão ser divididos em áreas de diferentes tipologias, de forma a disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação. Vão localizar-se em espaços centrais, próximos de serviços, espaços culturais ou destinados à prática de desporto.

As Câmaras Municipais serão responsáveis pela divulgação e disponibilização destes espaços, enquanto o Governo se compromete, através das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento, Regional “a considerar a disponibilização de fundos europeus” para, quando necessário, apoiar a contratação e a mobilidade de trabalhadores e comparticipar a adaptação física destes espaços, mas também a aquisição de mobiliário ou equipamento informático.

CPCJ de Elvas organiza caminhada individual

No âmbito das comemorações do mês de sensibilização para a prevenção dos maus tratos na infância, e na impossibilidade de se organizarem atividades com a participação de muitas pessoas, a CPCJ de Elvas está a dinamizar uma caminhada individual.

Nesse sentido, apela-se a todas as pessoas que têm por hábito correr ou caminhar, que amanhã o façam a usar uma peça, de preferência uma t-shirt, de cor azul.

Joana Munhoz, presidente da CPCJ de Elvas, refere que, “além desta caminhada, a Fonte da Misericórdia se encontra iluminada de azul para assinalar este mês”.

Os participantes na caminhada devem depois enviar uma fotografia para a página oficial de Facebook da CPCJ de Elvas ou para o e-mail cpcj.elvas@cnpdpcj.pt

Duas detenções e várias apreensões na operação da PSP

A operação, desenvolvida pela Polícia de Segurança Pública (PSP), durante a manhã desta quinta-feira, dia 29, em Elvas (ver aqui), resultou na “detenção de duas pessoas e na apreensão de várias quantidades de estupefacientes, armas de fogo longas e curtas e uma quantidade avultada de dinheiro”, segundo o comissário Rui Massaneiro, comandante da Esquadra de Elvas da PSP.

Esta operação decorreu “no Bairro das Pias, resultante de um processo que estava em investigação e onde foram efetuados diversos mandatos de busca domiciliária”.

Estiveram envolvidos agentes do Comando Metropolitano de Lisboa e do Comando Distrital de Portalegre, de diversas valências da PSP, nomeadamente “a Unidade Especial de Polícia, através do Corpo de Intervenção, Grupo Operacional Cinotécnico, Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo, bem como outros elementos afetos à investigação criminal e elementos do Comando Distrital de Portalegre, afetos à Investigação Criminal e à Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial”.

Envolvidos nesta operação, que decorreu no Bairro das Pias e resultou na detenção de duas pessoas, estiveram cerca de 500 agentes da Polícia de Segurança Pública.

Fronteira com Espanha reabre a 1 de maio

A fronteira terrestre entre Portugal e Espanha vai reabrir este sábado, dia 1 de maio, conseguiu confirmar esta manhã a Rádio ELVAS.

A decisão será anunciada esta quinta-feira, dia 29, depois do Conselho de Ministros, e surge na sequência de um despacho conjunto do ministro da Administração Interna e da ministra da Saúde.

De recordar que já ontem esta informação tinha sido avançado pelo jornal de Badajoz Hoy que citava uma fonte do Ministro do Interior espanhol, sem que tivesse sido confirmada pela autoridades portuguesas.

Campo Maior regista um novo caso de Covid-19

Campo Maior regista esta quinta-feira, 29 de abril, um novo caso de infeção por Covid-19, após 21 dias sem qualquer caso ativo.

Segundo a Câmara Municipal de Campo Maior, e de “acordo com o protocolo estabelecido pela Direção-Geral da Saúde, os contactos do caso positivo vão ser testados nos próximos dias”.

Desde a chegada do novo coronavírus ao concelho, Campo Maior registou 642 casos confirmados de infeção, dos quais 630 já recuperaram. Da doença, morreram 11 pessoas.

S&A Boutique em destaque no programa “Retoma da Economia”

Foi há três anos, que Mafalda Matos abriu a S&A Boutique, na Rua da Carreira, em Elvas.

Segundo a proprietária, este “era um sonho antigo”. Antes de abrir o seu próprio estabelecimento, trabalhou por conta própria, há 15 anos, em salões de cabeleireira, depois optou então, por abrir o seu próprio negócio.

A S&A Boutique conta com gabinete de estética e também com a parte de boutique. Relativamente ao serviço de estética, como explica Mafalda Matos, “funciona por marcação e contempla depilações, pedicure, manicure e verniz gel”.

Já ao nível da Boutique, vende “todo o tipo de complementos e acessórios de moda para senhora, e roupa para todas as faixas etárias, incluindo tamanhos grandes, uma vez que, “ultimamente havia muita procura e não havia muita oferta”. Ultimamente, apostou na venda online, através do facebook, sendo não está toda a coleção disponível e quem trata da gestão desta rede social é a sua filha, que vai respondendo às clientes.

Para Mafalda Matos, a pandemia foi vivida “com medo e muito medo, do que viria e do que possa vir a acontecer”, a proprietária refere que “trabalhamos mas não sabemos se voltamos ao mesmo”, relativamente ao confinamento, “e conseguimos dar a volta”. No primeiro confinamento e agora também no segundo a nova coleção relativa à estação seguinte tinha acabado de chegar e ficou por vender, no entanto Mafalda tentou “personalizar algumas peças para que fossem ainda vendidas”.

Mafalda Matos refere que o facto de as fronteiras estrem encerrados é uma oportunidade para o negócio, porque como refere “quando abrirem as pessoas vão comprar a Badajoz, tenho clientes que vêm à cidade e desconheciam a existência da loja, porque normalmente não vêm e vão para Badajoz”.

A proprietária da S&A Boutique adianta que “não temos mais oferta porque não temos clientela para isso, se as pessoas viessem ao comércio local, havia mais aposta e mais investimento”, e apela ainda à população de Elvas “para que visitem as lojas do centro histórico, que o comércio local agradece”.

O programa “Retoma da Economia” conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

 

“Hotel Muzika” no arranque do ArtJazz Festival

O ArtJazz Festival realiza-se entre hoje e sábado, dias 29 de Abril e 1 de Maio, no Cineteatro de Elvas, numa organização da Câmara Municipal, com produção e direcção de Jorge Goes.

“Este é um evento que marca o regresso da cultura aos teatros e do Festival de Jazz, uma vez que a ultima edição foi em 2019”. O diretor artístico do evento, Jorge Goes (na foto), garante que “há sempre nomes em agenda o que lhe permite preparar um evento com qualidade e nome nacionais e internacionais”.

Hoje, sobem ao palco Miguel Braga e Nanã Sousa Dias, que apresentam “Hotel Muzika”.

O ArtJazz Festival decorre conta com entrada gratuita e os bilhetes podem ser levantados no Posto de Turismo da Praça da República ou uma hora antes do espectáculo no Cineteatro Municipal de Elvas.

Operação da PSP nas Pias fez dois detidos (c/fotos e vídeo)

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas, em articulação com o Comando Metropolitano de Lisboa e o Comando Distrital de Portalegre, desenvolveu uma grande operação policial no Bairro das Pias, em Elvas, desencadeado por vários mandados de busca domiciliária de que resultaram dois detidos e a apreensão de estupefacientes, armas e dinheiro em quantidades ainda por apurar.

Desta operação fizeram parte cerca de 500 agentes de várias valências da PSP, designadamente a Unidade Especial de Policia, com o Corpo de Intervenção, Grupo Operacional Cinotécnica e o Corpo de Inativação de Engenhos Explosivos que realizou buscas no subsolo, bem como outros elementos afetos à investigação criminal.

Esta mega operação policial teve inicio no terreno cerca das seis da manhã desta quinta-feira, dia 29, no Bairro das Pias, em Elvas.

A PSP fez deslocar vários autocarros, mais de 40 viaturas ligeiras descaraterizadas e cerca de 28 carrinhas do Corpo de Intervenção. A entrada para o Bairro esteve interdita até cerca das 9.30 horas da manhã.

Veja o vídeo