António Costa confirma reabertura de fronteiras

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou esta quinta-feira, dia 29 de abril, a reabertura das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha no próximo sábado, dia 1 de maio.

António Costa refere que “não podemos considerar que a situação está ultrapassada. Por isso, o estado de emergência é substituído pelo estado de calamidade que entra em vigor às zero horas de dia 1 de maio”.

Por outro lado, a quarta e última fase do programa de desconfinamento, no que diz respeito aos restaurantes, foi antecipada para este fim de semana com os espaços de restauração, cafés e pastelarias a poderem funcionar até às 22.30 horas, com a limitação condicionada a um máximo de seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas.

Também a partir deste sábado dia 1, as salas de espetáculos também podem funcionar até às 22.30 horas; os centros comerciais passam a poder encerrar às 21 horas durante a semana, e às 19 horas ao fim de semana; os ginásios podem funcionar com aulas de grupo, observando as regras de segurança e higiene; a prática de todas as modalidades desportivas passa a estar permitida, bem como toda a atividade física ao ar livre; a lotação para casamentos e batizados passa a estar limitada a 50% do espaço.

O concelho de Alandroal vai “saltar” a terceira fase de desconfinamento passando a funcionar com as regras desta quarta fase.

Entre os concelhos que não avançam, uma vez que apresentam mais de 120 casos por 100 mil habitantes, estão dois concelhos do Alentejo: Beja e Vidigueira.