Skip to content

Semana Santa deve ser vivida “num ambiente interior de recolhimento e oração”, diz padre Ricardo Lameira

Com o aproximar do Domingo de Páscoa, intensificam-se, em Elvas, as comemorações da Semana Santa, um dos períodos mais marcantes do calendário litúrgico cristão.

“A Semana Santa é o coração da nossa fé. É um tempo de profunda solenidade, mas também de grande intimidade com Deus. Cada cristão é chamado a viver este período num ambiente interior de recolhimento e oração, abrindo-se à esperança naquele que é a Luz”, diz o padre Ricardo Lameira.

Esta quarta-feira, 1 de abril, realiza-se uma Via-Sacra pública, com início às 21h30, na Igreja das Domínicas e término no Santuário do Senhor Jesus da Piedade. Amanhã, Quinta-feira Santa, às 17h45, decorre a recitação do terço e confissões, seguindo-se, às 18h30, a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja de São Domingos. À noite, pelas 21h00, realiza-se a Procissão do Mandato, com saída da Igreja da Misericórdia.

A Sexta-feira Santa inclui, às 15h00, a Via-Sacra e confissões, a Celebração Litúrgica da Paixão do Senhor às 16h30, e, às 21h30, a Procissão do Enterro do Senhor: tudo na Igreja de São Domingos.

No Sábado Santo, pelas 21h30, celebra-se a Solene Vigília Pascal, momento central da fé cristã, que assinala a ressurreição de Cristo, na Igreja de São Domingos. Já no Domingo de Páscoa, as eucaristias retomam os horários habituais nas várias comunidades.

Todas estas celebrações, segundo o padre Ricardo Lameira, são um convite à reflexão e à renovação espiritual: “mais do que cumprir um calendário, trata-se de percorrer um caminho interior, acompanhando Cristo na sua paixão, morte e ressurreição, com o olhar fixo na esperança que nos é oferecida”.

Compartilhe este artigo: