
Vai para a estrada, a 12 de abril, mais uma edição do EuroBEC Granfondo, a prova de ciclismo que une Badajoz, Elvas e Campo Maior, em três percursos de diferentes níveis de dificuldade.
Com partida e chegada em Badajoz desta vez, o evento, que inclui o minifondo de 77 quilómetros, o mediofondo de 105 e o granfondo de 140, é já uma referência no calendário desportivo transfronteiriço.
Para Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, o desporto, através de provas como o EuroBEC Granfondo, tem vindo a ter um papel muito importante naquilo que é a relação fronteiriça entre as três localidades da Eurocidade. Assegurando que esta é já uma prova consolidada, com mais-valias em termos turísticos e económicos, o vereador lembra as dúvidas iniciais, há quatro anos, quando se realizou a primeira edição deste EuroBEC Granfondo: “esta é a quarta edição do EuroBEC Granfondo e, há quatro anos, lembro-me perfeitamente de uma primeira abordagem ao Manuel Zeferino, em Bragança, e tudo, na altura, eram dúvidas, questões e ansiedade em trazermos um evento desta dimensão para esta região”.
Apesar das dúvidas iniciais, o autarca diz que “ainda bem” que as três autarquias se uniram para levar a cabo o evento desportivo. Nesta quarta edição, a prova, que “sai reforçada em termos de consolidação”, deverá vir a contar com a participação de “dois mil atletas”. “Temos mais de 1.600 inscritos, quando ainda temos dois meses. Creio que, com alguma facilidade, iremos superar os dois mil atletas”, comenta ainda o vereador.
Apelando à participação de ciclistas pacenses na prova, Juan Parejo, vereador no Município de Badajoz, revela que, entre os mais de 1.600 inscritos, de 16 nacionalidades diferentes, há cerca de 1.200 atletas portugueses. “Para nós, este é um grande evento desportivo, com milhares de ciclistas a passarem pelas ruas da cidade de Badajoz, de Campo Maior e Elvas”, diz ainda.
O EuroBEC Granfondo volta a ser organizado pela Bikeservice. O diretor da empresa, o antigo ciclista Manuel Zeferino, não tem dúvidas de que estão reunidas “todas as condições” para que este seja “o maior granfondo” realizado em Portugal. “Este inicia-se em Espanha, mas será o maior granfondo de Portugal neste momento”, garante.
Ainda antes da grande prova deste quarto EuroBEC Granfondo, no dia 12 de abril, realiza-se o já tradicional Granfondo Kids, no dia 11, destinado a crianças dos quatro aos 13 anos. As provas no dia 12 iniciam-se pelas 9 horas, na Granadilla, em Badajoz. Depois de passar por Campo Maior e Elvas, a prova termina na cidade espanhola.















