
Neste dia 10 de fevereiro, para além de se celebrarem os 25 anos de emissões regulares da Rádio ELVAS, festejam-se também os 51 anos de rádio na cidade, com o extinto emissor regional.
Manuel Carvalho, que integrava a equipa do emissor regional de Elvas, recordou, na emissão especial de aniversário da Rádio ELVAS na manhã desta terça-feira, que este foi, à altura, “uma inovação a nível nacional”.
“Na altura, só existiam delegações da chamada emissora nacional, além de Lisboa, que era a sede, no Porto, Coimbra e Faro. Mais nada. O resto do país não tinha emissões locais e foi o emissor regional de Elvas, pouco tempo depois, menos de um ano depois de abril de 1974, que conseguiu uma autorização”, lembrou o também sócio-fundador da Rádio ELVAS.
“Eu estou até convencido que a emissora nacional deu a autorização do jeito ‘deixa-os andar, eles fazem ali dois ou três dias e depois cansam-se’. Enganaram-se, neste caso, felizmente, para Elvas e para a região”, comentou.
O emissor regional, de início, funcionava apenas uma hora por dia, entre as 19 e as 20 horas. “Inicialmente apenas de segunda a sexta-feira, depois, a pouco e pouco, é que foi conquistando mais dias e mais horas. Foi uma verdadeira inovação a nível radiofónico na nossa região. Quando começaram a aparecer, no final dos anos 80, as rádios locais, já Elvas tinha na altura experiência, digamos assim, de mais de 12 anos”, disse ainda Manuel Carvalho.















