Skip to content

Coral Públia e Hortênsia de Castro de Elvas terminou 2025 com cerca de dez novos membros

O Coral Públia e Hortênsia de Castro de Elvas terminou 2025 com um número considerável de novos elementos. Atualmente, o grupo é formado por cerca de 30 coralistas.

Mostrando-se surpreendido com as cerca de dez pessoas que se juntaram, recentemente, ao grupo, o maestro do coral e presidente da Associação Cultural Públia e Hortênsia de Castro, Vasco Almeida, revela que este último ano foi de muita atividade para a coletividade. “Esperemos que continuem a entrar mais pessoas, para dar continuidade, tanto ao coral como à associação. São boas notícias, porque temos projetos interessantes para 2026, que darão mais vida se tivermos mais pessoas no ativo”, comenta o maestro.

Apelando a todos quantos se possam interessar para que se juntem ao coral, Vasco Almeida garante que, mais que saber cantar, o importante é que as pessoas tenham “disponibilidade, espírito de grupo e vontade de aprender”. “Não é necessário ter noções de música, porque a pessoa vai lá por imitação. A música é muito imitativa. Temos é que saber imitar, mas para isso está lá o maestro, para ensinar: enquanto o maestro der a nota bem, os coralistas vão seguindo”, assegura.

Vasco Almeida, que lidera o coral, enquanto maestro, há já quase oito anos, destaca ainda as mais-valias da criação da associação, em 2022: “foi uma boa mudança, porque temos criado mais projetos, somos mais autónomos a fazer as coisas. Temos essa liberdade e, graças a isso também, temos novas incorporações, porque uma coisa leva à outra”, remata.

Ao longo deste último ano, para além das várias atuações do coral, a Associação Cultural Públia e Hortênsia de Castro promoveu o 1º Festival Internacional de Coros em Elvas e vários workshops de interpretação e técnica coral e vocal, tendo lançado ainda o I Concurso Internacional de Composição Musical de Elvas.

Compartilhe este artigo: