Skip to content

A celebrar 71 anos, Banda 14 de Janeiro volta a abrir as portas da sua sede para a tradicional feijoada

A Banda 14 de Janeiro celebra esta quarta-feira, em feriado municipal de Elvas, o seu 71º aniversário.

À semelhança daquilo que tem vindo a acontecer nos últimos anos, os músicos participam, durante a manhã, no momento do içar das bandeiras, nos Paços do Concelho, realizando, de seguida, uma arruada no centro histórico da cidade, com paragem junto à sede do Centro Artístico Elvense, o popular “Grémio”, que também festeja o seu aniversário neste dia. “Eles (Grémio) também fazem aniversário e nós temos sempre esse carinho com eles, de tocar ali o hino. Como eles não têm hino, nós tocamos o nosso para que possam içar a bandeira”, explica o presidente da direção da banda, Vicente Grenho.

“Iremos à missa e depois os músicos costumam almoçar juntos na sede. À tarde faremos então a mega feijoada, que costumamos fazer, para todos os sócios e amigos da Banda 14 de Janeiro”, adianta o dirigente. A feijoada será servida a todos a partir das 19h30.

As comemorações do 71º aniversário da Banda estendem-se ao próximo dia 31, dia em que os músicos irão presentear o público com um concerto dedicado ao fado, no Auditório São Mateus.

Vicente Grenho perspetiva ainda um bom ano para a banda, depois dos sucessos de 2025. “Tivemos a sorte de ter ganho o Orçamento Participativo para comprarmos instrumentos. Os instrumentos que temos, a maioria, está tudo já passado de moda quase e então, este ano, vamos comprar novos instrumentos para que os músicos se sintam também motivados”, assegura. Por outro lado, o presidente da banda destaca a formação do Grupo Coral Infantil de Elvas, que tem a sua “casa” na sede da filarmónica.  

“Estamos a tentar que, a pouco e pouco, as coisas vão chegando a bom porto, ou seja, que tenhamos movimento e que consigamos mostrar que, apesar de ser uma instituição pobrezinha, vai andando”, remata Vicente Grenho.

Compartilhe este artigo: