Skip to content

Azevia comemora 115 anos recordando Tony

Esta segunda-feira, 1 de dezembro, é feriado nacional da Restauração da Independência e comemora-se o 115º aniversário da Sociedade Receeativa 1° de Dezembro, a popular “Azevia”.

Como habitualmente a festa fez-se às zero horas de hoje, quando centenas de pessoas se juntaram no exterior da sede da coletividade aniversariante, na Rua Aires Varela.

Enquanto a bandeira da “Azevia” era içada, ao som da Banda 14 de Janeiro, ouviu-se primeiro o hino da “Azevia” e logo a seguir – com direito ao habitual bis – o hino da Restauração, trauteado em uníssono pelos presentes.

De seguida, no interior das instalações, foi projetado um vídeo de homenagem a António Almerindo Conceição Ferreira, o popular Tony, falecido a 13 de maio deste ano, que liderou a Sociedade 1° de Dezembro ao longo de mais de quatro décadas.

O filme retratou também a atividade cultural da associação com os grupos Bomb’Alen, Brigada 14 de Janeiro, Bandalheira Street Band e a participação no Carnaval Internacional de Elvas.

Seguiram-se os habituais discursos, a começar por Cláudia Ferreira. A atual presidente da Direção da “Azevia” agradeceu ao Município na pessoa do presidente, comendador José Rondão Almeida, a concretização no anterior mandato autárquico da 1ª fase das obras de requalificação da sede da coletividade e pediu que a 2ª fase seja uma realidade durante o mandato recentemente iniciado.

Em resposta às palavras da dirigente associativa, Rondão Almeida deixou a promessa que a obra ficará concluída nos dois primeiros anos do mandato, ou seja, até ao final de 2027.

O presidente da Câmara dirigiu ainda palavras de tributo ao falecido António Ferreira, em cuja memória pediu “não um minuto de silêncio, mas um minuto de palmas, para que elas possam chegar lá onde ele estiver”.

Compartilhe este artigo: