
O Município de Alandroal tem vindo a reunir todos os esforços para melhorar, em todo o concelho, os serviços de telecomunicações, contando, desde logo, com primeira antena 5G Rural do país.
Dizendo que Alandroal se vai “posicionar muito bem”, naquilo que diz serem as “autoestradas do futuro”, o presidente da Câmara, João Grilo, assegura a que a intenção da autarquia, a este nível, é “muito clara”: “dotar o concelho de tecnologia 5G de ótima qualidade em todo o território”.
“O concurso nacional para a tecnologia 5G prevê a cobertura de cerca de 80% do território. Nós estamos a trabalhar os outros 20%, não só com o 5G Rural, mas também com as operadoras e, portanto, eu anunciei há pouco tempo que a primeira antena 5G Rural que ia servir Hortinhas já foi transformada numa antena de grandes dimensões para servir Hortinhas, Orvalhos e Terena. Portanto, aumentou a escala e essa antena agora será localizada num outro ponto mais reduzido”, adianta o autarca.
João Grilo revela ainda que a fibra ótica está em expansão no concelho. “Temos mais 1.600 pontos de ligação de fibra a implementar nos próximos meses e estamos a ficar com uma rede bastante boa de cobertura de antenas de 5G”, remata.















